Treze partidos concorrem às legislativas deste domingo, por Viana do Castelo, com o atual presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, a voltar a encabeçar a lista da AD e o PS a recandidatar a ex-ministra, Marina Gonçalves.
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), o círculo eleitoral de Viana do Castelo elege cinco deputados à Assembleia da República.
Nos 10 concelhos do Alto Minho estão inscritos para as eleições de 18 de maio 232.603 eleitores, menos 924 eleitores do que os inscritos para as legislativas de março de 2024.
Para as legislativas de 18 de maio, a Aliança Democrática (AD), constituída pelo PSD/CDS, volta a apresentar o atual presidente da Assembleia da República Aguiar Branco como cabeça de lista, seguido de João Manuel Esteves que suspendeu o mandato autárquico, o terceiro e último que cumpria na presidência da Câmara de Arcos de Valdevez.
A ex-ministra socialista da Habitação, Marina Gonçalves, volta a ser cabeça de lista do PS, secundada, novamente, pelo ex-secretário de Estado do Mar e antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.
O ex-social-democrata Eduardo Teixeira, que em 2024 conquistou o primeiro lugar de deputado pelo Chega, volta a ser o número um da lista do partido que, em segundo lugar, apresenta Mecia Martins, antiga vice-presidente da Câmara de Ponte de Lima (CDS-PP).
A CDU(PCP/PEV) repete o professor Joaquim Celestino Ribeiro, tal como o BE a gestora de ensaios clínicos de 32 anos, Adriana Temporão e o PAN Pessoas-Animais-Natureza concorre com a professora Isabel Rhodes, professora de 65 anos, natural de Santarém e a residir em Arcos de Valdevez.
A Iniciativa Liberal (IL) escolheu como cabeça de lista o enfermeiro de 40 anos, Hugo Pereira, natural de Viana do Castelo.
Pelo Livre vai concorrer no primeiro lugar João Pedro Puig Martins, de 31 anos, ‘designer’ de comunicação. É natural de Barroselas, em Viana do Castelo e reside em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.
O candidato do Volt Portugal (VP), volta a ser Vladimiro Ribeiro Osório, inspetor tributário e aduaneiro, natural do distrito do Porto e residente em Ponte de Lima.
O Reagir Incluir Reciclar (R.I.R) apresenta pela primeira vez o nome de João Almeida para cabeça de lista por Viana do Castelo. O assistente operacional de 32 anos concorre como independente.
O PPM-Partido Popular Monárquico, que este ano não entra na coligação AD, escolheu para cabeça de lista Margarida Ferreira, empresária, natural dos EUA e a residir no município da Horta, nos Açores.
José Ângelo Moreno Lima estreia-se como cabeça de lista do Ergue-te. O candidato tem 60 anos, natural de Lisboa e a residir em Vila Nova de Anha, no concelho de Viana do Castelo, é motorista de profissão.
O ADN – Alternativa Democrática Nacional concorre com o cabeça de lista Luís Filipe Arezes. Natural de Angola, reside em Barcelos, distrito de Braga, e é consultor/professor.
Com uma área de 2.219 quilómetros quadrados, o distrito de Viana do Castelo, segundo o Censos de 2021, perdeu na última década mais de 13 mil habitantes, uma quebra de 5,45%, registando uma população de 231.488 pessoas.
Todos os 10 concelhos registaram uma diminuição populacional, sendo que a maior quebra ocorreu em Melgaço que perdeu 1.437 residentes (-15,6%). Seguem-se Arcos de Valdevez (-9,27%), Ponte da Barca (-8,32%) e Monção (-7,29%).
Recorde-se que em 2024, a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) ganhou as eleições no distrito de Viana do Castelo, tendo elegido dois deputados, tal como o PS.
O Chega conseguiu, pela primeira vez, eleger um deputado.
Ussumani Djumo, atleta do Olímpico Vianense, foi convocado para os Mundiais de Atletismo que terão lugar em Tóquio, consolidando-se como uma das maiores promessas do desporto em Portugal e na Guiné-Bissau.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.
A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.
Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.
Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.