Logo
Nacional

Legislativas 2025: Treze partidos concorrem para eleger cinco deputados por Viana do Castelo

17 Maio, 2025 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Treze partidos concorrem às legislativas deste domingo, por Viana do Castelo, com o atual presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, a voltar a encabeçar a lista da AD e o PS a recandidatar a ex-ministra, Marina Gonçalves.

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), o círculo eleitoral de Viana do Castelo elege cinco deputados à Assembleia da República.

Nos 10 concelhos do Alto Minho estão inscritos para as eleições de 18 de maio 232.603 eleitores, menos 924 eleitores do que os inscritos para as legislativas de março de 2024.

Para as legislativas de 18 de maio, a Aliança Democrática (AD), constituída pelo PSD/CDS, volta a apresentar o atual presidente da Assembleia da República Aguiar Branco como cabeça de lista, seguido de João Manuel Esteves que suspendeu o mandato autárquico, o terceiro e último que cumpria na presidência da Câmara de Arcos de Valdevez.

A ex-ministra socialista da Habitação, Marina Gonçalves, volta a ser cabeça de lista do PS, secundada, novamente, pelo ex-secretário de Estado do Mar e antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.

O ex-social-democrata Eduardo Teixeira, que em 2024 conquistou o primeiro lugar de deputado pelo Chega, volta a ser o número um da lista do partido que, em segundo lugar, apresenta Mecia Martins, antiga vice-presidente da Câmara de Ponte de Lima (CDS-PP).

A CDU(PCP/PEV) repete o professor Joaquim Celestino Ribeiro, tal como o BE a gestora de ensaios clínicos de 32 anos, Adriana Temporão e o PAN Pessoas-Animais-Natureza concorre com a professora Isabel Rhodes, professora de 65 anos, natural de Santarém e a residir em Arcos de Valdevez.

A Iniciativa Liberal (IL) escolheu como cabeça de lista o enfermeiro de 40 anos, Hugo Pereira, natural de Viana do Castelo.

Pelo Livre vai concorrer no primeiro lugar João Pedro Puig Martins, de 31 anos, ‘designer’ de comunicação. É natural de Barroselas, em Viana do Castelo e reside em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

O candidato do Volt Portugal (VP), volta a ser Vladimiro Ribeiro Osório, inspetor tributário e aduaneiro, natural do distrito do Porto e residente em Ponte de Lima.

O Reagir Incluir Reciclar (R.I.R) apresenta pela primeira vez o nome de João Almeida para cabeça de lista por Viana do Castelo. O assistente operacional de 32 anos concorre como independente.

O PPM-Partido Popular Monárquico, que este ano não entra na coligação AD, escolheu para cabeça de lista Margarida Ferreira, empresária, natural dos EUA e a residir no município da Horta, nos Açores.

José Ângelo Moreno Lima estreia-se como cabeça de lista do Ergue-te. O candidato tem 60 anos, natural de Lisboa e a residir em Vila Nova de Anha, no concelho de Viana do Castelo, é motorista de profissão.

O ADN – Alternativa Democrática Nacional concorre com o cabeça de lista Luís Filipe Arezes. Natural de Angola, reside em Barcelos, distrito de Braga, e é consultor/professor.

Com uma área de 2.219 quilómetros quadrados, o distrito de Viana do Castelo, segundo o Censos de 2021, perdeu na última década mais de 13 mil habitantes, uma quebra de 5,45%, registando uma população de 231.488 pessoas.

Todos os 10 concelhos registaram uma diminuição populacional, sendo que a maior quebra ocorreu em Melgaço que perdeu 1.437 residentes (-15,6%). Seguem-se Arcos de Valdevez (-9,27%), Ponte da Barca (-8,32%) e Monção (-7,29%).

Recorde-se que em 2024, a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) ganhou as eleições no distrito de Viana do Castelo, tendo elegido dois deputados, tal como o PS.

O Chega conseguiu, pela primeira vez, eleger um deputado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.