A freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha, prepara-se para acolher, entre os dias 2 e 10 de abril, a "Semana Santa de Lanhelas". Uma celebração que pretende retratar os últimos dias da vida de Jesus Cristo.
Esta é a primeira vez que a freguesia acolhe esta iniciativa, estando a mesmo a cargo dos Pés D’ Areia (Grupo de Jovens de Lanhelas) e contando com o apoio da Paróquia de São Martinho de Lanhelas, da Junta de Freguesia de Lanhelas e da Câmara Municipal de Caminha.
De acordo com a organização, a celebração contará com vários momentos de cariz religioso que pretendem “levar as pessoas a percorrer os últimos passos de Cristo e a demonstrar a sua fé pelas ruas da freguesia onde irão passar três importantes procissões, e englobando também o compasso pascal que percorre a freguesia domingo e segunda-feira de Páscoa como já é habitual”.
Assim, o programa iniciará já no próximo domingo, 2 de abril, no domingo de ramos. Por volta das 10h10, haverá a tradicional benção dos ramos, na Igreja Paroquial, seguindo-se a missa pelas 10h15. Já pelas 15h00 realizar-se-á a procissão dos passos do Senhor com saída do Senhor dos Passos da Igreja de Nossa Senhora da Graça e sermão e encontro no Jardim de São Gregório onde se realiza, todos os anos, a “tradicional” Festa das Solhas.
Já no dia 6 de abril, na quinta-feira santa, haverá por volta das 20h15 a missa da ceia do Senhor, na Igreja Paroquial, seguindo-se pelas 21h30 a procissão do Ecce Homo com saída do Senhor da Saúde da igreja e sermão no Largo de São Sebastião. No final, haverá uma oração na Igreja Paroquial.
No dia seguinte, na sexta-feira santa, pelas 17h30 realizar-se-á ainda uma procissão do Senhor crucificado, com saída do Senhor do Cruzeiro da Igreja Paroquial, sermão no Cruzeiro da Independência e oração final na Igreja Paroquial.
No domingo da ressurreição, 9 de abril, celebrar-se-á a missa da ressureição do Senhor, pelas 8h00, e saída do compasso pascal pelas 9h00, que se prolongará até ao dia seguinte.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.