A freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha, prepara-se para acolher, entre os dias 2 e 10 de abril, a "Semana Santa de Lanhelas". Uma celebração que pretende retratar os últimos dias da vida de Jesus Cristo.
Esta é a primeira vez que a freguesia acolhe esta iniciativa, estando a mesmo a cargo dos Pés D’ Areia (Grupo de Jovens de Lanhelas) e contando com o apoio da Paróquia de São Martinho de Lanhelas, da Junta de Freguesia de Lanhelas e da Câmara Municipal de Caminha.
De acordo com a organização, a celebração contará com vários momentos de cariz religioso que pretendem “levar as pessoas a percorrer os últimos passos de Cristo e a demonstrar a sua fé pelas ruas da freguesia onde irão passar três importantes procissões, e englobando também o compasso pascal que percorre a freguesia domingo e segunda-feira de Páscoa como já é habitual”.
Assim, o programa iniciará já no próximo domingo, 2 de abril, no domingo de ramos. Por volta das 10h10, haverá a tradicional benção dos ramos, na Igreja Paroquial, seguindo-se a missa pelas 10h15. Já pelas 15h00 realizar-se-á a procissão dos passos do Senhor com saída do Senhor dos Passos da Igreja de Nossa Senhora da Graça e sermão e encontro no Jardim de São Gregório onde se realiza, todos os anos, a “tradicional” Festa das Solhas.
Já no dia 6 de abril, na quinta-feira santa, haverá por volta das 20h15 a missa da ceia do Senhor, na Igreja Paroquial, seguindo-se pelas 21h30 a procissão do Ecce Homo com saída do Senhor da Saúde da igreja e sermão no Largo de São Sebastião. No final, haverá uma oração na Igreja Paroquial.
No dia seguinte, na sexta-feira santa, pelas 17h30 realizar-se-á ainda uma procissão do Senhor crucificado, com saída do Senhor do Cruzeiro da Igreja Paroquial, sermão no Cruzeiro da Independência e oração final na Igreja Paroquial.
No domingo da ressurreição, 9 de abril, celebrar-se-á a missa da ressureição do Senhor, pelas 8h00, e saída do compasso pascal pelas 9h00, que se prolongará até ao dia seguinte.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.