Logo
Regional

Lanhelas retrata “os últimos passos de Cristo e demonstra a sua fé pelas ruas da freguesia”

27 Março, 2023 | 9:18
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha, prepara-se para acolher, entre os dias 2 e 10 de abril, a "Semana Santa de Lanhelas". Uma celebração que pretende retratar os últimos dias da vida de Jesus Cristo. 

Esta é a primeira vez que a freguesia acolhe esta iniciativa, estando a mesmo a cargo dos Pés D’ Areia (Grupo de Jovens de Lanhelas) e contando com o apoio da Paróquia de São Martinho de Lanhelas, da Junta de Freguesia de Lanhelas e da Câmara Municipal de Caminha.

De acordo com a organização, a celebração contará com vários momentos de cariz religioso que pretendem “levar as pessoas a percorrer os últimos passos de Cristo e a demonstrar a sua fé pelas ruas da freguesia onde irão passar três importantes procissões, e englobando também o compasso pascal que percorre a freguesia domingo e segunda-feira de Páscoa como já é habitual”.

Assim, o programa iniciará já no próximo domingo, 2 de abril, no domingo de ramos. Por volta das 10h10, haverá a tradicional benção dos ramos, na Igreja Paroquial, seguindo-se a missa pelas 10h15. Já pelas 15h00 realizar-se-á a procissão dos passos do Senhor com saída do Senhor dos Passos da Igreja de Nossa Senhora da Graça e sermão e encontro no Jardim de São Gregório onde se realiza, todos os anos, a “tradicional” Festa das Solhas.

Já no dia 6 de abril, na quinta-feira santa, haverá por volta das 20h15 a missa da ceia do Senhor, na Igreja Paroquial, seguindo-se pelas 21h30 a procissão do Ecce Homo com saída do Senhor da Saúde da igreja e sermão no Largo de São Sebastião. No final, haverá uma oração na Igreja Paroquial.

No dia seguinte, na sexta-feira santa, pelas 17h30 realizar-se-á ainda uma procissão do Senhor crucificado, com saída do Senhor do Cruzeiro da Igreja Paroquial, sermão no Cruzeiro da Independência e oração final na Igreja Paroquial.

No domingo da ressurreição, 9 de abril, celebrar-se-á a missa da ressureição do Senhor, pelas 8h00, e saída do compasso pascal pelas 9h00, que se prolongará até ao dia seguinte.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.