A freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha, prepara-se para acolher, entre os dias 2 e 10 de abril, a "Semana Santa de Lanhelas". Uma celebração que pretende retratar os últimos dias da vida de Jesus Cristo.
Esta é a primeira vez que a freguesia acolhe esta iniciativa, estando a mesmo a cargo dos Pés D’ Areia (Grupo de Jovens de Lanhelas) e contando com o apoio da Paróquia de São Martinho de Lanhelas, da Junta de Freguesia de Lanhelas e da Câmara Municipal de Caminha.
De acordo com a organização, a celebração contará com vários momentos de cariz religioso que pretendem “levar as pessoas a percorrer os últimos passos de Cristo e a demonstrar a sua fé pelas ruas da freguesia onde irão passar três importantes procissões, e englobando também o compasso pascal que percorre a freguesia domingo e segunda-feira de Páscoa como já é habitual”.
Assim, o programa iniciará já no próximo domingo, 2 de abril, no domingo de ramos. Por volta das 10h10, haverá a tradicional benção dos ramos, na Igreja Paroquial, seguindo-se a missa pelas 10h15. Já pelas 15h00 realizar-se-á a procissão dos passos do Senhor com saída do Senhor dos Passos da Igreja de Nossa Senhora da Graça e sermão e encontro no Jardim de São Gregório onde se realiza, todos os anos, a “tradicional” Festa das Solhas.
Já no dia 6 de abril, na quinta-feira santa, haverá por volta das 20h15 a missa da ceia do Senhor, na Igreja Paroquial, seguindo-se pelas 21h30 a procissão do Ecce Homo com saída do Senhor da Saúde da igreja e sermão no Largo de São Sebastião. No final, haverá uma oração na Igreja Paroquial.
No dia seguinte, na sexta-feira santa, pelas 17h30 realizar-se-á ainda uma procissão do Senhor crucificado, com saída do Senhor do Cruzeiro da Igreja Paroquial, sermão no Cruzeiro da Independência e oração final na Igreja Paroquial.
No domingo da ressurreição, 9 de abril, celebrar-se-á a missa da ressureição do Senhor, pelas 8h00, e saída do compasso pascal pelas 9h00, que se prolongará até ao dia seguinte.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.