Logo
Regional

Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos assinalam o Dia Mundial das Zonas Húmidas

18 Janeiro, 2024 | 15:48
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, em Ponte de Lima, vai assinalar no próximo dia 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas. 

Inserida no projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, para celebrar a data, a Área Protegida, também classificada como Zona Húmida de Importância Internacional desde 2005, irá realizar uma ação de arborização na freguesia da Facha, pelas 9h30. A ação conta com o apoio da Associação Florestal do Lima, da Junta de Freguesia da Facha, do Conselho Diretivo dos Baldios da Facha e do Centro Educativo da Facha.

Ao longo da tarde, haverá ainda uma ação de restauro da galeria ripícola do Rio Estorãos, na qual o público em geral poderá participar bastando comparecer às 14h00 na Ponte da Freixa, situada no caminho municipal que atravessa a Área Protegida.

Segundo a autarquia, a iniciativa pretende “sensibilizar para a importância da proteção e valorização das zonas húmidas, bem como informar sobre o importante papel que estes habitats desempenham ao nível da biodiversidade, do provimento de bens, enquanto reservatórios de água, da mitigação dos efeitos das alterações climáticas e, por conseguinte, do bem-estar humano”.

O Dia Mundial das Zonas Húmidas é celebrado anualmente a 2 de fevereiro, dia em que no ano de 1971 foi assinada na cidade iraniana de Ramsar a Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional Especialmente Enquanto Habitat de Aves Aquáticas, também conhecida, por este facto, como Convenção de Ramsar.

A programação pode ser consultada na íntegra aqui:

Pode ser uma imagem de texto que diz "DIA MUNDIAL DAS Zonas Húmidas Área Protegida das Lagoas de Bertiandoses. Pedro de Arcos- Zona Húmida de Importância Internacional- ioRamsar n. 1613 Programa 09h00 "Ponte deLima Pulmão Alto Minho" Freguesia daFacha Receção dos Participantes Esclarecimento 09h30 Ações de Arborização Beneficiação da Área Florestal 12h00 Encerramento 2fevereiro 2024 "Ponte deLima Pulmãod ÁreaProtegida- RioEstorãos 14h00 Receção dos Participantes Público em Geral 14h15 Ação Restauro da Galeria Ripícola do Rio Estorãos 16h00 Encerramento Lagoas Baldio Facha"

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.