A Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, em Ponte de Lima, vai assinalar no próximo dia 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
Inserida no projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, para celebrar a data, a Área Protegida, também classificada como Zona Húmida de Importância Internacional desde 2005, irá realizar uma ação de arborização na freguesia da Facha, pelas 9h30. A ação conta com o apoio da Associação Florestal do Lima, da Junta de Freguesia da Facha, do Conselho Diretivo dos Baldios da Facha e do Centro Educativo da Facha.
Ao longo da tarde, haverá ainda uma ação de restauro da galeria ripícola do Rio Estorãos, na qual o público em geral poderá participar bastando comparecer às 14h00 na Ponte da Freixa, situada no caminho municipal que atravessa a Área Protegida.
Segundo a autarquia, a iniciativa pretende “sensibilizar para a importância da proteção e valorização das zonas húmidas, bem como informar sobre o importante papel que estes habitats desempenham ao nível da biodiversidade, do provimento de bens, enquanto reservatórios de água, da mitigação dos efeitos das alterações climáticas e, por conseguinte, do bem-estar humano”.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é celebrado anualmente a 2 de fevereiro, dia em que no ano de 1971 foi assinada na cidade iraniana de Ramsar a Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional Especialmente Enquanto Habitat de Aves Aquáticas, também conhecida, por este facto, como Convenção de Ramsar.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui:

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.