A Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, em Ponte de Lima, vai assinalar no próximo dia 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
Inserida no projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, para celebrar a data, a Área Protegida, também classificada como Zona Húmida de Importância Internacional desde 2005, irá realizar uma ação de arborização na freguesia da Facha, pelas 9h30. A ação conta com o apoio da Associação Florestal do Lima, da Junta de Freguesia da Facha, do Conselho Diretivo dos Baldios da Facha e do Centro Educativo da Facha.
Ao longo da tarde, haverá ainda uma ação de restauro da galeria ripícola do Rio Estorãos, na qual o público em geral poderá participar bastando comparecer às 14h00 na Ponte da Freixa, situada no caminho municipal que atravessa a Área Protegida.
Segundo a autarquia, a iniciativa pretende “sensibilizar para a importância da proteção e valorização das zonas húmidas, bem como informar sobre o importante papel que estes habitats desempenham ao nível da biodiversidade, do provimento de bens, enquanto reservatórios de água, da mitigação dos efeitos das alterações climáticas e, por conseguinte, do bem-estar humano”.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é celebrado anualmente a 2 de fevereiro, dia em que no ano de 1971 foi assinada na cidade iraniana de Ramsar a Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional Especialmente Enquanto Habitat de Aves Aquáticas, também conhecida, por este facto, como Convenção de Ramsar.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui:

Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.