A Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, em Ponte de Lima, vai assinalar no próximo dia 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
Inserida no projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, para celebrar a data, a Área Protegida, também classificada como Zona Húmida de Importância Internacional desde 2005, irá realizar uma ação de arborização na freguesia da Facha, pelas 9h30. A ação conta com o apoio da Associação Florestal do Lima, da Junta de Freguesia da Facha, do Conselho Diretivo dos Baldios da Facha e do Centro Educativo da Facha.
Ao longo da tarde, haverá ainda uma ação de restauro da galeria ripícola do Rio Estorãos, na qual o público em geral poderá participar bastando comparecer às 14h00 na Ponte da Freixa, situada no caminho municipal que atravessa a Área Protegida.
Segundo a autarquia, a iniciativa pretende “sensibilizar para a importância da proteção e valorização das zonas húmidas, bem como informar sobre o importante papel que estes habitats desempenham ao nível da biodiversidade, do provimento de bens, enquanto reservatórios de água, da mitigação dos efeitos das alterações climáticas e, por conseguinte, do bem-estar humano”.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é celebrado anualmente a 2 de fevereiro, dia em que no ano de 1971 foi assinada na cidade iraniana de Ramsar a Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional Especialmente Enquanto Habitat de Aves Aquáticas, também conhecida, por este facto, como Convenção de Ramsar.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui:

A Câmara Municipal de Valença formalizou recentemente um protocolo de cooperação com centros óticos e uma empresa de produtos ortopédicos locais, visando apoiar cidadãos em situação de vulnerabilidade económica no concelho.
A Unidos do Viradouro conquistou o título do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. A escola venceu com o enredo “Para cima, Ciça!”, uma homenagem ao mestre de bateria Moacyr Silva Pinto, o Ciça, referência histórica no Carnaval carioca.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.