Logo
Nacional

Jovens profissionais de saúde exigem um entendimento estrutural

15 Maio, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Foi com as preocupações para o setor como pano de fundo que a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde e o Conselho Nacional de Juventude promoveram, na terça-feira, o Debate da Saúde, na sede da Associação Nacional das Farmácias, desafiando os partidos com assento parlamentar a posicionarem-se sobre as os dados apresentados no mês de abril, na sua Convenção Nacional, que indicava, entre outros dados, que apenas 10% dos profissionais sente que tem as condições necessárias para exercer no país.

Ao longo do debate com os representantes dos partidos, as intervenções centraram-se em três grandes eixos de preocupação: a valorização concreta das condições de trabalho e das carreiras, a modernização da organização do trabalho no SNS e a necessidade de uma resposta pública mais integrada e preventiva, que inclua todas as profissões da saúde.

Entre as propostas debatidas estiveram medidas como: a revisão do modelo de horários e turnos, com maior previsibilidade e flexibilidade; a promoção do bem-estar psicológico e da saúde mental dos profissionais; a aposta na formação contínua com responsabilidade institucional; e a valorização das equipas interprofissionais, como forma de resposta coordenada aos desafios do sistema. Discutiu-se ainda a importância de garantir estabilidade contratual, melhores remunerações e incentivos à fixação em zonas carenciadas, bem como o equilíbrio entre o papel do setor público, privado e social, sem desvirtuar a missão central do SNS.

A necessidade de uma mudança de paradigma ficou patente: um sistema excessivamente centrado na doença aguda e na urgência hospitalar continua a negligenciar a prevenção, a saúde comunitária e o acompanhamento de proximidade — áreas onde muitas das profissões jovens são estratégicas e subaproveitadas.

Segundo Xavier Teles Canavilhas, representante da Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, “este debate demonstra que, apesar das divergências entre os partidos, existem áreas onde é possível construir um diálogo sério entre a política e os jovens que estão no terreno, todos os dias, a exercer nas mais diversas profissões da saúde”.

Acrescentou ainda que “os dados que foram apresentados são claros: se continuarmos presos a pequenos ajustes, em vez de adotarmos uma verdadeira mudança de pensamento na forma como organizamos o sistema de saúde, muitos dos jovens profissionais sentir-se-ão forçados a abandonar o país”.

Segundo Leonor Quelhas Pinto, Vogal do Conselho Nacional de Juventude, “estas iniciativas demonstram que os jovens são atores ativos da sociedade e que querem participar na vida democrática do país”.

E deixou um apelo claro: “fazemos este tipo de debates para esclarecer os jovens e promover a participação. Que as eleições de 18 de maio mostrem que os jovens estão comprometidos com a democracia e exercem o seu direito de voto”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Julho, 2025

Casa da Paz da Montaria já foi inaugurada

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.

Regional 1 Julho, 2025

Ponte de Lima acolhe a XXIX Feira do Livro entre 17 e 20 de julho de 2025

A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.

Regional 1 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo assina auto de consignação da obra de requalificação da residência da Escola Superior Agrária

Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.

Desporto 1 Julho, 2025

Rampa do Monte do Faro coroa o desporto automóvel em Valença

A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.

Regional 1 Julho, 2025

PSD em coligação com CDS concorre com José Albano à Câmara de Melgaço

José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.

Regional 30 Junho, 2025

Cerveira apresenta Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento

Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.

Regional 30 Junho, 2025

“Marginal” está de volta ao Jardim de Viana do Castelo

De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.