Logo
Regional

Jovens de Cerveira e Tomiño vão votar Orçamento Participativo Transfronteiriço

2 Dezembro, 2022 | 1:10
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Com o objetivo de integrar os jovens no processo participativo, a Eurocidade Cerveira-Tomino vai realizar um Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) focado na juventude. A votação, dirigida aos jovens entre os 12 e os 25 anos, a residir ou a estudar em Vila Nova de Cerveira ou Tomiño, decorre entre 9 e 13 de dezembro e os projetos elegíveis já são conhecidos.

Cada jovem vai ter a oportunidade de votar no seu projeto preferido e os dois projetos mais votados serão financiados pelas Câmaras num valor conjunto de 20.000€. Os projetos elegíveis foram selecionados após dois encontros, realizados entre abril e junho, com o objetivo de integrar a juventude no processo de atualização da Agenda Estratégica da Eurocidade Cerveira-Tomiño 2030. Durante as sessões, que decorreram em Vila Nova de Cerveira e Tomiño, foram realizadas algumas dinâmicas de grupo que possibilitaram uma aproximação entre os jovens dos dois concelhos, permitindo a partilha e o reconhecimento de interesses e ideias comuns e a priorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Assim, o projeto “Música Nova” terá como base workshops de educação para os valores através da música, ensaios de grupos musicais improvisados e miniconcertos e atuações de rua. Por seu lado, o projeto “Jogos Eurocidade” dinamizará diversas atividades desportivas baseadas em jogos tradicionais e/ou provas típicas dos jogos sem fronteira UE, adaptadas aos recursos e desportos mais atuais, como o paintball, slide, insufláveis, entre outros. À votação estão, também, dois projetos dedicados ao clima “Eurocidade pelo clima” e “Youth4Clima”. O primeiro terá como base workshops formativos em competências de comunicação (uso de redes sociais e comunicação audiovisual) e planificação de atividades, campanhas de sensibilização dirigida à população sénior e população ativa, campanhas e atividades de sensibilização em ambiente escolar, encontros/debates, ato de intercâmbio com campanhas internacionais contra as alterações climáticas. Já o segundo centrar-se-á em workshops de reutilização de resíduos quotidianos, workshops de utilização de recursos naturais locais na produção de produtos (exemplo sabonetes, detergentes, velas, etc.), ações de reflorestação margem ribeirinha (galeria ripícola), programa anual de limpeza das margens, articulados entre os dois concelhos e entre freguesias, ações de capacitação dos jovens sobre fauna ribeirinha (aves, mamíferos peixes e anfíbios) e flora autóctone e ribeirinha, intervenção artística em parceria com entidades culturais do território, exposição fotografia/vídeos (aves migratórias; flora), ervário individual, Ciência Cidadã e plataforma de georreferenciação de espécies invasoras.

Os projetos pretendem contribuir para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), nomeadamente o ODS 3 (saúde de qualidade), o ODS 4 (educação de qualidade), o ODS 11 (água potável e saneamento), o ODS 13 (ação climática) e o ODS 15 (proteger a vida terrestre), com foco nas seguintes metas: “adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas”, “melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas”, “até 2030, reduzir num terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar” e “até 2030, implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias”.

O processo participativo vai decorrer nos estabelecimentos de ensino e online, em função das seguintes premissas: os jovens entre os 12 e os 18 anos, a estudar em Vila Nova de Cerveira ou Tomiño, vão votar nos estabelecimentos de ensino e os jovens com mais de 18 anos ou com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos, mas que não estão matriculados num estabelecimento de ensino de Vila Nova de Cerveira ou Tomiño, podem votar diretamente no site www.participacerveiratomino.eu.

Os dois municípios transfronteiriços continuam, assim, empenhados em adotar medidas em linha com o seu compromisso de partilhar cada vez mais serviços, projetos e iniciativas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 5 Junho, 2023

OPINIÃO: Futebol – Educação para Todos 

“No futebol, em primeiro lugar, dever-se-ia educar a pessoa como pessoa e não como  futebolista.” 

Desporto 6 Junho, 2023

Quatro atletas vianenses vão percorrer 1030 quilómetros em seis dias

Com uma distância total de 1.030 quilómetros, quatro atletas vianenses, da equipa de ciclismo da Lacoviana arrancaram de bicicleta, esta segunda-feira, do Santuário de Lourdes, França, rumo ao Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo. O objetivo é percorrer esta distância em seis dias.

Regional 6 Junho, 2023

Paredes de Coura acolhe em julho a “Escola do Rock”

A residência intensiva da Escola do Rock está de regresso a Paredes de Coura de 16 a 22 de julho e as inscrições já estão abertas até ao dia 20 de junho. 

Desporto 6 Junho, 2023

Caminha dedica o mês de junho à atividade desportiva

A Câmara Municipal de Caminha dedicou o mês de junho ao desporto como uma forma de apoiar e incentivar o desporto e as várias modalidades desportivas praticadas no concelho.

Regional 6 Junho, 2023

Espetáculo de Ballet encerra ano letivo em Ponte da Barca

O Pavilhão Municipal de Ponte da Barca foi palco de um espetáculo de encerramento do ano letivo da Escola de Ballet da Câmara Municipal de Ponte da Barca, que encantou a plateia presente com uma exibição repleta de elegância e beleza.

Regional 6 Junho, 2023

Viana do Castelo vai assinalar Dia Mundial dos Oceanos

O Centro de Mar de Viana do Castelo recebe, no próximo dia 08 de junho, a partir das 10 horas, o evento “Oceano: Pessoas e Oportunidades”, uma iniciativa que pretende assinalar o Dia Mundial dos Oceanos e que contará com a presença do Secretário de Estado do Mar e integrará a apresentação do Plano de Ação para Viana do Castelo da Agenda do Mar 20-30.

Regional 5 Junho, 2023

Autarca de Viana do Castelo quer criar Rede de Cidades com Elevadores e Funiculares

Na comemoração do centenário do Elevador de Santa Luzia, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou um desafio para que seja criada uma Rede de Cidades com Elevadores e Funiculares que possa trabalhar “de forma conjunta para a promoção destes ícones”.