O top 5 dos melhores estudantes a ingressar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresentou média de 18 ou mais valores, escolheu o Politécnico como primeira opção e é do distrito de Viana. Edgar Marinho, de Paredes de Coura, foi o aluno com a média de entrada mais alta: 183.6 valores.
Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/24 revelaram que o IPVC continua a ser a primeira opção para centenas de estudantes. “O Politécnico volta também a aumentar o número de colocados nesta fase. Dos 27 cursos de licenciatura disponibilizados pelo IPVC, mais de metade preencheu a totalidade das vagas. Há, ainda, dois cursos com apenas uma vaga para a segunda fase”, explicou o IPVC, numa nota de imprensa.
Entre o top 5 dos estudantes com a média mais alta a ingressar no Politécnico de Viana está Edgar Marinho, com uma média de 18.36 valores. O jovem de Paredes de Coura vai frequentar a Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, em Valença, e a licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial. “Sempre ouvi falar muito bem do curso e do plano curricular da licenciatura em Marketing. É um curso muito bem elaborado e, de certa forma, abrange muitas áreas nas quais quero vir a trabalhar um dia”, destacou Edgar ao IPVC.
Maria Vaz, de 17 anos, também vai ingressar na Escola Superior de Ciências Empresariais, não em Marketing, mas no curso de licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade. A média de 18.22 dava-lhe boas perspetivas de que iria conseguir o objetivo, mas só agora, com a divulgação dos resultados, pode realmente celebrar. “Era aqui que queria estudar. Estive a comparar com outras instituições, e vi que este é um curso muito completo, que me dá boas indicações para o futuro”, afirmou a jovem natural de Castelo de Neiva.
Com a média de 18.1 valores, Sara Correia, natural de Abelheira, Viana do Castelo, também escolheu o Politécnico de Viana do Castelo como primeira opção. Sempre se “identificou” com a área da saúde, por isso, escolher o curso de licenciatura em Enfermagem, na Escola Superior de Saúde do IPVC, em Viana do Castelo, sempre lhe pareceu um caminho lógico e uma meta a atingir.
Já David Cunha há muito que sabia que era um curso de Engenharia Mecânica que queria seguir no Ensino Superior. Com 18 anos, o estudante natural de Carreço, Viana do Castelo, escolheu o Politécnico de Viana do Castelo como primeira opção. E foi um dos estudantes com a média mais alta a entrar no IPVC. 18.07 é um número que, certamente, não irá esquecer.
Da Meadela, também em Viana do Castelo, chega outra das estudantes com a média mais alta a ingressar no IPVC. Mariana Silva candidatou-se ao curso de licenciatura em Enfermagem Veterinária, a funcionar na Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, com a média de 18.0 valores.
A Escola Superior de Saúde, a Escola Superior de Ciências Empresariais e a Escola Superior de Desporto e Lazer, todas do universo IPVC, preencheram a totalidades das vagas disponíveis na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/24. Mas não foram as únicas com “resultados excelentes”. “Também a Escola Superior de Educação esteve a duas vagas de chegar ao pleno. Para a segunda fase, tem disponíveis uma vaga para a nova licenciatura de Artes e Cinema Digital e outra em Educação Social e Gerontológica”, realçou o IPVC.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão também preencheu a totalidade das vagas em vários cursos e na Escola Superior Agrária, Biotecnologia e Enfermagem Veterinária também já não têm vagas.
Os estudantes colocados têm agora três dias – 28, 29 e 30 de agosto – para realizarem a matrícula, que é feita exclusivamente online, em https://matriculas.ipvc.pt/. Em caso de dúvida, poderão consultar este tutorial: SOS MATRÍCULAS – YouTube.
Para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior transitam 217 vagas. No que toca às duas novas licenciatura do IPVC, “Artes e Cinema Digital” tem disponível apenas uma vaga e “Gastronomia e Artes Culinárias” tem seis, na 2ª fase.
O cancro do estômago, órgão que faz parte do sistema digestivo, ocorre quando as células do estômago se transformam em células anómalas e crescem de forma descontrolada.
Em plena Semana Europeia da Mobilidade, Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denunciou hoje o “biscate” utilizado pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para suprir a falta de médicos motivada pela recusa em exceder as 150 horas de trabalho extraordinário anual.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro, com diversas atividades que têm como tema central o “Turismo & Investimentos Verdes”.
40 idosos, alguns na casa dos 90 anos, das instituições sociais de solidariedade social (IPSS’s) do concelho de Monção vão andar de avião ultraleve. A experiência acontece este sábado, 23 de setembro, no Aeródromo de Cerval , em Vila Nova de Cerveira.
As escolas públicas perderam quase 10 mil docentes numa década e a maior quebra foi até 2014, segundo dados recentemente divulgados que mostram também uma classe docente cada vez mais envelhecida em todos os ciclos de ensino.
O eurodeputado, José Manuel Fernandes, Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu e Membro efetivo da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, vai estar esta quinta-feira, na sub-região Monção e Melgaço, numa altura de vindimas e pós-vindimas.
A SEDES – Núcleo Distrital de Viana do Castelo promove na próxima quarta-feira, dia 20 de setembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a "Sustentabilidade Ambiental: Que desafios nos lança o Papa Francisco?".