Logo
Regional

Jovem de Paredes de Coura regista a média mais alta de entrada no IPVC

28 Agosto, 2023 | 10:34
Partilhar
Isabel Marques
3 min. leitura

O top 5 dos melhores estudantes a ingressar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresentou média de 18 ou mais valores, escolheu o Politécnico como primeira opção e é do distrito de Viana. Edgar Marinho, de Paredes de Coura, foi o aluno com a média de entrada mais alta: 183.6 valores. 

Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/24 revelaram que o IPVC continua a ser a primeira opção para centenas de estudantes. “O Politécnico volta também a aumentar o número de colocados nesta fase. Dos 27 cursos de licenciatura disponibilizados pelo IPVC, mais de metade preencheu a totalidade das vagas. Há, ainda, dois cursos com apenas uma vaga para a segunda fase”, explicou o IPVC, numa nota de imprensa.

Entre o top 5 dos estudantes com a média mais alta a ingressar no Politécnico de Viana está Edgar Marinho, com uma média de 18.36 valores. O jovem de Paredes de Coura vai frequentar a Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, em Valença, e a licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial. “Sempre ouvi falar muito bem do curso e do plano curricular da licenciatura em Marketing. É um curso muito bem elaborado e, de certa forma, abrange muitas áreas nas quais quero vir a trabalhar um dia”, destacou Edgar ao IPVC. 

Maria Vaz, de 17 anos, também vai ingressar na Escola Superior de Ciências Empresariais, não em Marketing, mas no curso de licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade. A média de 18.22 dava-lhe boas perspetivas de que iria conseguir o objetivo, mas só agora, com a divulgação dos resultados, pode realmente celebrar. “Era aqui que queria estudar. Estive a comparar com outras instituições, e vi que este é um curso muito completo, que me dá boas indicações para o futuro”, afirmou a jovem natural de Castelo de Neiva. 

Com a média de 18.1 valores, Sara Correia, natural de Abelheira, Viana do Castelo, também escolheu o Politécnico de Viana do Castelo como primeira opção. Sempre se “identificou” com a área da saúde, por isso, escolher o curso de licenciatura em Enfermagem, na Escola Superior de Saúde do IPVC, em Viana do Castelo, sempre lhe pareceu um caminho lógico e uma meta a atingir.  

Já David Cunha há muito que sabia que era um curso de Engenharia Mecânica que queria seguir no Ensino Superior. Com 18 anos, o estudante natural de Carreço, Viana do Castelo, escolheu o Politécnico de Viana do Castelo como primeira opção. E foi um dos estudantes com a média mais alta a entrar no IPVC. 18.07 é um número que, certamente, não irá esquecer.  

Da Meadela, também em Viana do Castelo, chega outra das estudantes com a média mais alta a ingressar no IPVC. Mariana Silva candidatou-se ao curso de licenciatura em Enfermagem Veterinária, a funcionar na Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, com a média de 18.0 valores.  

« Saúde, Ciências Empresariais e Desporto e Lazer com 100% das vagas preenchidas. Na Educação restam dois lugares »

A Escola Superior de Saúde, a Escola Superior de Ciências Empresariais e a Escola Superior de Desporto e Lazer, todas do universo IPVC, preencheram a totalidades das vagas disponíveis na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/24. Mas não foram as únicas com “resultados excelentes”. “Também a Escola Superior de Educação esteve a duas vagas de chegar ao pleno. Para a segunda fase, tem disponíveis uma vaga para a nova licenciatura de Artes e Cinema Digital e outra em Educação Social e Gerontológica”, realçou o IPVC. 

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão também preencheu a totalidade das vagas em vários cursos e na Escola Superior Agrária, Biotecnologia e Enfermagem Veterinária também já não têm vagas. 

 « 217 vagas para a segunda fase | matrículas entre 28 e 30 de agosto »  

Os estudantes colocados têm agora três dias – 28, 29 e 30 de agosto – para realizarem a matrícula, que é feita exclusivamente online, em https://matriculas.ipvc.pt/. Em caso de dúvida, poderão consultar este tutorial: SOS MATRÍCULAS – YouTube

Para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior transitam 217 vagas. No que toca às duas novas licenciatura do IPVC, “Artes e Cinema Digital” tem disponível apenas uma vaga e “Gastronomia e Artes Culinárias” tem seis, na 2ª fase. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.