O top 5 dos melhores estudantes a ingressar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresentou média de 18 ou mais valores, escolheu o Politécnico como primeira opção e é do distrito de Viana. Edgar Marinho, de Paredes de Coura, foi o aluno com a média de entrada mais alta: 183.6 valores.
Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/24 revelaram que o IPVC continua a ser a primeira opção para centenas de estudantes. “O Politécnico volta também a aumentar o número de colocados nesta fase. Dos 27 cursos de licenciatura disponibilizados pelo IPVC, mais de metade preencheu a totalidade das vagas. Há, ainda, dois cursos com apenas uma vaga para a segunda fase”, explicou o IPVC, numa nota de imprensa.
Entre o top 5 dos estudantes com a média mais alta a ingressar no Politécnico de Viana está Edgar Marinho, com uma média de 18.36 valores. O jovem de Paredes de Coura vai frequentar a Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, em Valença, e a licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial. “Sempre ouvi falar muito bem do curso e do plano curricular da licenciatura em Marketing. É um curso muito bem elaborado e, de certa forma, abrange muitas áreas nas quais quero vir a trabalhar um dia”, destacou Edgar ao IPVC.
Maria Vaz, de 17 anos, também vai ingressar na Escola Superior de Ciências Empresariais, não em Marketing, mas no curso de licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade. A média de 18.22 dava-lhe boas perspetivas de que iria conseguir o objetivo, mas só agora, com a divulgação dos resultados, pode realmente celebrar. “Era aqui que queria estudar. Estive a comparar com outras instituições, e vi que este é um curso muito completo, que me dá boas indicações para o futuro”, afirmou a jovem natural de Castelo de Neiva.
Com a média de 18.1 valores, Sara Correia, natural de Abelheira, Viana do Castelo, também escolheu o Politécnico de Viana do Castelo como primeira opção. Sempre se “identificou” com a área da saúde, por isso, escolher o curso de licenciatura em Enfermagem, na Escola Superior de Saúde do IPVC, em Viana do Castelo, sempre lhe pareceu um caminho lógico e uma meta a atingir.
Já David Cunha há muito que sabia que era um curso de Engenharia Mecânica que queria seguir no Ensino Superior. Com 18 anos, o estudante natural de Carreço, Viana do Castelo, escolheu o Politécnico de Viana do Castelo como primeira opção. E foi um dos estudantes com a média mais alta a entrar no IPVC. 18.07 é um número que, certamente, não irá esquecer.
Da Meadela, também em Viana do Castelo, chega outra das estudantes com a média mais alta a ingressar no IPVC. Mariana Silva candidatou-se ao curso de licenciatura em Enfermagem Veterinária, a funcionar na Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, com a média de 18.0 valores.
A Escola Superior de Saúde, a Escola Superior de Ciências Empresariais e a Escola Superior de Desporto e Lazer, todas do universo IPVC, preencheram a totalidades das vagas disponíveis na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/24. Mas não foram as únicas com “resultados excelentes”. “Também a Escola Superior de Educação esteve a duas vagas de chegar ao pleno. Para a segunda fase, tem disponíveis uma vaga para a nova licenciatura de Artes e Cinema Digital e outra em Educação Social e Gerontológica”, realçou o IPVC.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão também preencheu a totalidade das vagas em vários cursos e na Escola Superior Agrária, Biotecnologia e Enfermagem Veterinária também já não têm vagas.
Os estudantes colocados têm agora três dias – 28, 29 e 30 de agosto – para realizarem a matrícula, que é feita exclusivamente online, em https://matriculas.ipvc.pt/. Em caso de dúvida, poderão consultar este tutorial: SOS MATRÍCULAS – YouTube.
Para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior transitam 217 vagas. No que toca às duas novas licenciatura do IPVC, “Artes e Cinema Digital” tem disponível apenas uma vaga e “Gastronomia e Artes Culinárias” tem seis, na 2ª fase.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria".
Em dia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, destacou a avaliação de “Muito Bom” atribuída pela FCT a três centros de investigação com participação do IPVC, destacando o SPRINT, como um passo decisivo rumo ao estatuto de universidade politécnica.
A Diocese de Viana do Castelo vai realizar, este sábado, uma oração pelo novo Papa, destacando que é com “imensa alegria” que a igreja diocesana recebeu a notícia da eleição de Leão XIV.
A pouco mais de dois meses de Tomada de Posse do novo Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Ricardo Felgueiras, a AFVC deu inicio a uma nova era na comunicação, visibilidade e imagem dos clubes filiados.
O Santa Luzia Futebol Clube realiza, este sábado às 18h30, o seu primeiro jogo das meias finais da Liga Feminina Placard Futsal. No Pavilhão Engº Santos e Castro, em Lisboa, na Tapadinha, com transmissão em direto no Canal 11, a equipa de Viana do Castelo vai tentar ganhar vantagem na eliminatória, frente ao Atlético CP, para depois poder fechar a eliminatória em casa no segundo jogo.
O CSI - Concurso de Saltos Internacional está a decorrer em Ponte de Lima, naquela que já é a 15ª edição deste evento equestre. Integrado no Portugal Horse Tour 2025, esta competição de salto de obstáculos faz parte do calendário da Federação Equestre Internacional.
O Município de Ponte da Barca celebrou um protocolo de colaboração financeira com a Associação Desportiva de Ponte da Barca, atribuindo uma comparticipação de 65 mil euros para apoiar o plano de atividades da coletividade.