O top 5 dos melhores estudantes a ingressar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresentou média de 18 ou mais valores, escolheu o Politécnico como primeira opção e é do distrito de Viana. Edgar Marinho, de Paredes de Coura, foi o aluno com a média de entrada mais alta: 183.6 valores.
Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/24 revelaram que o IPVC continua a ser a primeira opção para centenas de estudantes. “O Politécnico volta também a aumentar o número de colocados nesta fase. Dos 27 cursos de licenciatura disponibilizados pelo IPVC, mais de metade preencheu a totalidade das vagas. Há, ainda, dois cursos com apenas uma vaga para a segunda fase”, explicou o IPVC, numa nota de imprensa.
Entre o top 5 dos estudantes com a média mais alta a ingressar no Politécnico de Viana está Edgar Marinho, com uma média de 18.36 valores. O jovem de Paredes de Coura vai frequentar a Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, em Valença, e a licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial. “Sempre ouvi falar muito bem do curso e do plano curricular da licenciatura em Marketing. É um curso muito bem elaborado e, de certa forma, abrange muitas áreas nas quais quero vir a trabalhar um dia”, destacou Edgar ao IPVC.
Maria Vaz, de 17 anos, também vai ingressar na Escola Superior de Ciências Empresariais, não em Marketing, mas no curso de licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade. A média de 18.22 dava-lhe boas perspetivas de que iria conseguir o objetivo, mas só agora, com a divulgação dos resultados, pode realmente celebrar. “Era aqui que queria estudar. Estive a comparar com outras instituições, e vi que este é um curso muito completo, que me dá boas indicações para o futuro”, afirmou a jovem natural de Castelo de Neiva.
Com a média de 18.1 valores, Sara Correia, natural de Abelheira, Viana do Castelo, também escolheu o Politécnico de Viana do Castelo como primeira opção. Sempre se “identificou” com a área da saúde, por isso, escolher o curso de licenciatura em Enfermagem, na Escola Superior de Saúde do IPVC, em Viana do Castelo, sempre lhe pareceu um caminho lógico e uma meta a atingir.
Já David Cunha há muito que sabia que era um curso de Engenharia Mecânica que queria seguir no Ensino Superior. Com 18 anos, o estudante natural de Carreço, Viana do Castelo, escolheu o Politécnico de Viana do Castelo como primeira opção. E foi um dos estudantes com a média mais alta a entrar no IPVC. 18.07 é um número que, certamente, não irá esquecer.
Da Meadela, também em Viana do Castelo, chega outra das estudantes com a média mais alta a ingressar no IPVC. Mariana Silva candidatou-se ao curso de licenciatura em Enfermagem Veterinária, a funcionar na Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, com a média de 18.0 valores.
A Escola Superior de Saúde, a Escola Superior de Ciências Empresariais e a Escola Superior de Desporto e Lazer, todas do universo IPVC, preencheram a totalidades das vagas disponíveis na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/24. Mas não foram as únicas com “resultados excelentes”. “Também a Escola Superior de Educação esteve a duas vagas de chegar ao pleno. Para a segunda fase, tem disponíveis uma vaga para a nova licenciatura de Artes e Cinema Digital e outra em Educação Social e Gerontológica”, realçou o IPVC.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão também preencheu a totalidade das vagas em vários cursos e na Escola Superior Agrária, Biotecnologia e Enfermagem Veterinária também já não têm vagas.
Os estudantes colocados têm agora três dias – 28, 29 e 30 de agosto – para realizarem a matrícula, que é feita exclusivamente online, em https://matriculas.ipvc.pt/. Em caso de dúvida, poderão consultar este tutorial: SOS MATRÍCULAS – YouTube.
Para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior transitam 217 vagas. No que toca às duas novas licenciatura do IPVC, “Artes e Cinema Digital” tem disponível apenas uma vaga e “Gastronomia e Artes Culinárias” tem seis, na 2ª fase.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.
Monção volta a afirmar-se como destino gastronómico de referência com a realização da 4.ª edição do “Bacalhau à Monção”, nos dias 24 e 25 de janeiro, iniciativa que conta com a participação de 15 restaurantes do concelho.
Depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o SC Tomar por 6-3, a Juventude Viana regressa este sábado ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
A Junta de Freguesia da Vila de Darque, em Viana do Castelo, anunciou que o próximo ato eleitoral na freguesia passará a decorrer na Escola 2, 3 Carteado Mena.