Logo
Regional

José Manuel Carpinteira: “A rede de saneamento básico é um objetivo que perseguimos”

27 Outubro, 2023 | 15:09
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

Mais de 570 famílias das freguesias de Silva, Cristelo Covo, Arão, Ganfei, Cerdal e Verdoejo, no concelho de Valença, vão passar a ter acesso à rede de saneamento básico.

Segundo o Município, as obras implicam a construção de cerca de 22 quilómetros de novas condutas e um investimento de aproximadamente 3 milhões de euros. “Estes números vêm reforçar a rede de cobertura de saneamento básico no concelho que atualmente é de 133 quilómetros e proporciona o acesso a este serviço a cerca de 6000 habitações”, explicou a autarquia, numa nota de imprensa.

José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, acrescentou ainda que  “levar a rede de saneamento básico ao máximo de valencianos possível é um objetivo que perseguimos, em resposta às legítimas aspirações dos valencianos, de terem mais qualidade de vida e de verem reforçado o respeito pela natureza e a sustentabilidade ambiental do concelho”.

Na freguesia de São Julião e Silva última-se a construção de uma nova conduta com 4.4 quilómetros e duas novas elevatórias que permitiu a implantação de 112 novos ramais de acesso a habitações. Esta obra implicou um investimento de cerca de 750 mil euros.

Na freguesia de Valença, Cristelo Covo e Arão, nas ruas de Ervelho e travessa da Seixosa, foi construída uma nova conduta com um quilómetro e uma nova elevatória que permitiu a 31 habitações o acesso à rede. Esta nova conduta implicou um investimento de 220 mil euros.

Na freguesia de Ganfei foi construída uma nova conduta com uma extensão de quatro quilómetros o que permitiu o acesso à rede pública de 88 novas habitações. Uma obra que contou com um investimento de 610 mil euros.

Na freguesia de Cerdal decorre, ainda, a execução de 11.6 quilómetros de novas condutas e a construção de três estações elevatórias. Esta obra que vai permitir o acesso à rede de cerca de 330 habitações implicou um investimento de 1 milhão e 200 mil euros.

Em Verdoejo foi construída uma nova conduta, junto à nacional 101, com uma extensão de 800 metros que permitiu levar a rede de saneamento a 15 novas habitações. Esta obra implicou um investimento de 150 mil euros.

“Para além destas intervenções está prevista, para breve, a construção de uma nova estação elevatória em São Pedro da Torre, bem como se planeia o avanço da rede de saneamento para a Travessa dos Esquecidos na freguesia de Valença e para a Rua da Trofa de Baixo, em Friestas. Em análise está, ainda, o alargamento da rede a outros pontos do concelho”, desvendou o Município.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.