Logo
Regional

Já arrancou em Viana do Castelo a Semana Europeia da Mobilidade

17 Setembro, 2022 | 16:18
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Semana Europeia da Mobilidade, que iniciou em Viana do Castelo e que integra um conjunto variado de iniciativas até ao próximo dia 22, começou com uma conferência sobre “Mobilidade urbana sustentável: o desafio das cidades contemporâneas”, no Interface dos Transportes, juntando especialistas de diversas áreas.

A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que sublinhou a importância de “evitar, transferir e melhorar” a mobilidade urbana.

Na sessão de abertura, o governante frisou que a iniciativa – que também integrou uma visita a uma mostra de bicicletas antigas – é “um bom exemplo” dos programas que decorrem em todo o país. Jorge Delgado aproveitou para dar nota de um conjunto de medidas que o governo tem vindo a implementar, nomeadamente nos investimentos nas redes de transportes mais pesados, na capacitação de técnicos e nas estratégias nacionais, quer da rede viária quer da mobilidade elétrica.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, evidenciou o momento como “simbólico” pois “servem de reflexão para um processo de mobilidade urbana mais sustentável” e que as discussões permitem a reinterpretação para que se melhore a mobilidade.

A Semana Europeia da Mobilidade integra a gratuitidade nos autocarros elétricos neste fim-de-semana, exposição de bicicletas antigas no Interface de Transportes, novidades diárias sobre mobilidade, entre muito mais. Amanhã, 17 de setembro, a partir das 9h00, realiza-se a Caminhada pelo PR9 – Trilho dos Canos de Água. Às 10h15 desse dia, “Melhores Conexões – Combina e Move-te!” – Tour de bicicleta, de barco e comboio até Afife num percurso integrado.

Este sábado e domingo, das 10h00 às 18h00, o Largo da Estação Ferroviária acolhe uma Mostra de bicicletas das principais Lojas de Viana e ainda a Gincana familiar de carros elétricos infantis e trotinetes. 

No domingo há ainda, às 12h00, uma Trotinetada – Concentração / passeio de trotinetes pelo centro histórico, com início no Largo da Estação. Nessa tarde, às 17h00, Lethes em Bruto – Performance de dança, usufruindo dos principais espaços e recursos da mobilidade, no mesmo local.

O programa inclui ainda a transmissão, no Facebook da Câmara Municipal, do Webinar #1 – “O (re)desenho do espaço público: impactos no desenvolvimento do centro urbano e periurbano” com Paula Teles e Daniel Miranda, às 21h30 de 19 de setembro.

A 20 de setembro, à mesma hora, transmissão do Webinar #2 – “Mobilidade: Interferências na Reabilitação Urbana” com Pedro Homem de Gouveia e Daniel Miranda. A 21 de setembro, às 18h00, entre o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade desenrola-se Bici Mario Fone – 1 trompetista, 2 atores marionetistas, 2 bicicletas e muitos objetos e instrumentos que se juntam para transformar um simples momento num dia especial. Nessa noite, repetição do Webinar #3 – “Dinâmicas urbanas e a influência para o espaço público e coletivo” com Avelino Oliveira e Daniel Miranda, às 21h30, no Facebook do município.

No dia 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, os munícipes podem desfrutar da gratuitidade nos autocarros elétricos, trânsito proibido na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e mostra de Veículos 100% Elétricos.

Nessa tarde, às 16h30, o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade recebem novamente Bici Mario Fone e, às 17h15, Lethes em Bruto. A encerrar o programa, às 18h00, comemoração do 17º Aniversário dos Autocarros Elétricos e ainda entrega de material informático à PSP para a colaboração na segurança rodoviária.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 1 Março, 2024

Livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia” é apresentado hoje

O livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, edição da VianaFestas, é lançado esta sexta-feira, na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa.

Regional 1 Março, 2024

Associação RAV pede apoio “mais consistente” do Estado face ao aumento do abandono animal

Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado. 

Regional 1 Março, 2024

“Saudade” a bordo do Navio Gil Eannes

No dia 23 de março, sábado, a bordo do Navio Gil Eannes vai ser realizado um espetáculo sob o tema “Saudade”. O espetáculo está integrado na participação da Fundação Gil Eannes, na 3ª Edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 16 a 30 de março.

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).