Logo
Regional

Já arrancou em Viana do Castelo a Semana Europeia da Mobilidade

17 Setembro, 2022 | 16:18
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Semana Europeia da Mobilidade, que iniciou em Viana do Castelo e que integra um conjunto variado de iniciativas até ao próximo dia 22, começou com uma conferência sobre “Mobilidade urbana sustentável: o desafio das cidades contemporâneas”, no Interface dos Transportes, juntando especialistas de diversas áreas.

A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que sublinhou a importância de “evitar, transferir e melhorar” a mobilidade urbana.

Na sessão de abertura, o governante frisou que a iniciativa – que também integrou uma visita a uma mostra de bicicletas antigas – é “um bom exemplo” dos programas que decorrem em todo o país. Jorge Delgado aproveitou para dar nota de um conjunto de medidas que o governo tem vindo a implementar, nomeadamente nos investimentos nas redes de transportes mais pesados, na capacitação de técnicos e nas estratégias nacionais, quer da rede viária quer da mobilidade elétrica.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, evidenciou o momento como “simbólico” pois “servem de reflexão para um processo de mobilidade urbana mais sustentável” e que as discussões permitem a reinterpretação para que se melhore a mobilidade.

A Semana Europeia da Mobilidade integra a gratuitidade nos autocarros elétricos neste fim-de-semana, exposição de bicicletas antigas no Interface de Transportes, novidades diárias sobre mobilidade, entre muito mais. Amanhã, 17 de setembro, a partir das 9h00, realiza-se a Caminhada pelo PR9 – Trilho dos Canos de Água. Às 10h15 desse dia, “Melhores Conexões – Combina e Move-te!” – Tour de bicicleta, de barco e comboio até Afife num percurso integrado.

Este sábado e domingo, das 10h00 às 18h00, o Largo da Estação Ferroviária acolhe uma Mostra de bicicletas das principais Lojas de Viana e ainda a Gincana familiar de carros elétricos infantis e trotinetes. 

No domingo há ainda, às 12h00, uma Trotinetada – Concentração / passeio de trotinetes pelo centro histórico, com início no Largo da Estação. Nessa tarde, às 17h00, Lethes em Bruto – Performance de dança, usufruindo dos principais espaços e recursos da mobilidade, no mesmo local.

O programa inclui ainda a transmissão, no Facebook da Câmara Municipal, do Webinar #1 – “O (re)desenho do espaço público: impactos no desenvolvimento do centro urbano e periurbano” com Paula Teles e Daniel Miranda, às 21h30 de 19 de setembro.

A 20 de setembro, à mesma hora, transmissão do Webinar #2 – “Mobilidade: Interferências na Reabilitação Urbana” com Pedro Homem de Gouveia e Daniel Miranda. A 21 de setembro, às 18h00, entre o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade desenrola-se Bici Mario Fone – 1 trompetista, 2 atores marionetistas, 2 bicicletas e muitos objetos e instrumentos que se juntam para transformar um simples momento num dia especial. Nessa noite, repetição do Webinar #3 – “Dinâmicas urbanas e a influência para o espaço público e coletivo” com Avelino Oliveira e Daniel Miranda, às 21h30, no Facebook do município.

No dia 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, os munícipes podem desfrutar da gratuitidade nos autocarros elétricos, trânsito proibido na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e mostra de Veículos 100% Elétricos.

Nessa tarde, às 16h30, o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade recebem novamente Bici Mario Fone e, às 17h15, Lethes em Bruto. A encerrar o programa, às 18h00, comemoração do 17º Aniversário dos Autocarros Elétricos e ainda entrega de material informático à PSP para a colaboração na segurança rodoviária.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.