Logo
Nacional

IVA a 23% para serviços veterinários potencia abandono de animais

9 Fevereiro, 2024 | 16:21
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O novo bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários criticou hoje a taxa de IVA de 23% fixada para os serviços médicos veterinários, alertando que é um dos fatores para a falta de cuidados e potencial abandono de animais.

“Os serviços médicos veterinários de animais de companhia são taxados com IVA de 23%, contribuindo ainda mais para o risco de ausência de cuidados médicos e potencial abandono”, disse Pedro Fabrica, durante a cerimónia de posse.

No primeiro discurso enquanto bastonário, Pedro Fabrica deixou um conjunto de mensagens para os médicos veterinários, sobre a necessidade de fixar profissionais e de valorizar a profissão, mas falou também para o poder político e a taxa de IVA foi um dos pontos apontados.

Recordando que os únicos serviços médicos taxados com IVA são os veterinários, Pedro Fabrica afirmou que os profissionais não podem ficar satisfeitos, sobretudo “quando se anunciam medidas de atribuição de dois milhões de euros para hospitais públicos veterinários, e o fisco arrecada dos serviços veterinários de animais de companhia cerca de 32 milhões de euros em IVA”.

Por outro lado, alertou que esse poderá ser também um dos fatores para a falta de cuidados e potencial abandono de animais, um flagelo – considerou – que custa anualmente 110 milhões de euros, mais do que o orçamento da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

“Gastamos mais com animais encarcerados do que gastamos na autoridade alimentar e veterinária em Portugal, e fazemo-lo sem esperança de controlo da situação”, lamentou, defendendo “agilidade nas contraordenações, fiscalização ativa e restrição reprodutiva aos cães e gatos que não estejam registados como reprodutores”.

No discurso, o bastonário deixou ainda críticas ao novo estatuto da Ordem dos Médicos Veterinários, que diz pôr em causa o exercício da profissão e a sua regulação, abrindo porta à má prática, à “concorrência selvática”, e à deterioração da saúde pública, da segurança alimentar e dos cuidados médicos veterinários.

“Lembraremos o próximo executivo governativo desta involução estatutária e a necessidade da sua alteração”, sublinhou.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Maio, 2024

Monção: Festival de folclore do Alto Minho acontece este domingo

O concelho de Monção recebe no domingo o XXXII Festival de Folclore do Alto Minho, revelou hoje a autarquia, que organiza o evento em conjunto com a Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros.

Regional 14 Maio, 2024

Câmara de Viana do Castelo dá 100 mil euros para requalificar maternidade

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade um apoio de 100 mil euros para a requalificação do bloco de parto do hospital de Santa Luzia, orçada em mais de dois milhões de euros.

Desporto 14 Maio, 2024

Câmara cede por 20 anos “Praça Viana” à EDV

A Câmara de Viana do Castelo vai ceder, gratuitamente, por 20 anos, renováveis automaticamente por períodos iguais e sucessivos, a Praça Viana, complexo desportivo criado na antiga praça de touros que custou mais de cinco milhões de euros.

Nacional 14 Maio, 2024

Rendas das casas sobem 7,2% em abril

As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 7,1% em abril face ao mesmo mês de 2023, quando no mês anterior a subida foi de 6,9%, e com todas as regiões a apresentarem crescimentos homólogos, divulgou esta segunda-feira o INE.

Nacional 14 Maio, 2024

PJ desmantela estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe”

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje que desmantelou uma estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe” e que deteve um homem suspeito dos crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.

Regional 14 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira reconstrói muro de suporte na freguesia de Sopo

O Município de Vila Nova de Cerveira concluiu a reconstrução do muro de suporte, localizado no cruzamento da Avenida de São Tiago com a Rua de Cortinhas, na Freguesia de Sopo, num investimento na ordem dos 15 mil euros.

Regional 14 Maio, 2024

Ponte de Lima: V feira da educação, ciência e tecnologia decorre entre 23 e 26 de maio

A quinta edição da feira de educação, ciência e tecnologia de Ponte de Lima vai decorrer entre os dias 23 e 26, no pavilhão de feiras e exposições do concelho foi esta segunda-feira divulgado.