Logo
Música

Iron Maiden regressam a Portugal

21 Setembro, 2024 | 15:00
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Os Iron Maiden vão regressar a Portugal em 06 de julho de 2025, para um concerto na Meo Arena, em Lisboa, no âmbito da digressão "Run for your lives", dos 50 anos da banda britânica, anunciou a promotora.

A digressão mundial tem início em 27 de maio do próximo ano, em Budapeste, na Hungria, seguindo-se mais 27 concertos em estádios, festivais e arenas por toda a Europa, assinalando 50 anos “desde que [o baixista] Steve Harris fundou a banda no final de 1975”, adianta a promotora Prime Artists, em comunicado hoje divulgado.

Para esta digressão, os Iron Maiden preparam “um alinhamento de canções muito especial, abrangendo os nove primeiros álbuns de estúdio, de ‘Iron Maiden’ a ‘Fear Of The Dark’”. Como convidados, trazem a banda sueca Avatar, da fusão metal’n’roll, que anda “há mais de duas décadas a derrubar fronteiras entre o que é habitualmente visto como uma banda e uma trupe de teatro”, escreve a Prime Artists.

Citado no comunicado da promotora, o vocalista dos Iron Maiden, Bruce Dickinson, assegura que “o próximo ano será muito especial” para a banda britânica, e promete “uma experiência ao vivo única na vida”: “Se nunca nos viram antes […] esta é a vossa oportunidade de descobrirem o que têm perdido”.

“Vamos interpretar clássicos e favoritos dos fãs dos primeiros nove álbuns […], muitos dos quais não tocamos há anos e que, muito provavelmente, nunca voltaremos a tocar no futuro”.

O ‘manager’ da banda, Rod Smallwood, também citado no comunicado, acrescenta que os 50 anos dos Iron Maiden se traduzem em mais de “100 milhões de álbuns vendidos e quase 2.500 espetáculos em 64 países”.

A digressão “Run for your lives”, que sucede à “The Future Past” ainda em curso, tem concertos anunciados para a Chéquia, Eslováquia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Escócia, Inglaterra, Irlanda, França, Espanha, Suíça, Alemanha, Itália, Áustria e França, terminando a 02 de agosto em Varsóvia, na Polónia.

Os Iron Maiden regressam a Lisboa três anos depois de terem atuado no Estádio Nacional, no âmbito da digressão “Legacy of the Beast”, anunciada em 2019, que teve concertos adiados sucessivamente para 2020 e 2021, por causa da pandemia de covid-19. Em 2021, a banda editou o seu mais recente álbum, “Senjutsu”.

Fundados em 1975, os britânicos Iron Maiden têm sido presença recorrente em Portugal. O baixista Steve Harris chegou a ter um bar em Faro durante mais de 20 anos e a banda foi mesmo cabeça de cartaz da edição de 2011 da Concentração de Motos da capital algarvia.

O primeiro disco dos Iron Maiden com Bruce Dickinson na voz, “The Number of the Beast” (1982), projetou-os em definitivo para a linha da frente do género musical, sendo autores de múltiplos clássicos dentro do metal como “Somewhere in Time” e “Fear of the Dark”.

Em dezembro de 2019, Bruce Dickinson trouxe à Aula Magna, em Lisboa, o espetáculo a solo “One-Man Speaking Show”, aclamado pela crítica no Edinburgh Fringe Festival. Mais próximo do modelo da ‘stand-up’ do que de um concerto, o espetáculo contava com música, histórias e perguntas do público, e foi inspirado pelas sessões de apresentação do livro autobiográfico “Para que serve este botão?”, que Dickinson publicou em 2017.

Os bilhetes para o concerto na Meo Arena, em julho de 2025, vão estar em pré-venda no próximo dia 24, nas lojas Fnac, durante 24 horas, e entram em venda geral dois dias depois, 26 de setembro, a partir das 10:00.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Outubro, 2024

Ponte de Lima: BE questiona descaracterização de Castelo para hotel

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério da Cultura sobre a reconversão de um castelo de 1126 em hotel de quatro estrelas, intervenção que considera estar a "destruir e a descaracterizar" o imóvel.

Internacional 8 Outubro, 2024

Eurocidade debate Governação e Liderança Educativa em Portugal e Espanha

A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário "Governação e Liderança Educativa", na próxima quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro. Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos.

Nacional 8 Outubro, 2024

IPMA alerta para agravamento do tempo a partir da tarde de hoje devido a ciclone

A tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da península ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já na tarde desta terça-feira, informou o IPMA.

Nacional 8 Outubro, 2024

Cancro do Fígado é o sexto mais comum no mundo e o quarto com maior mortalidade

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma campanha nacional de consciencialização sob o mote "A prevenção faz o Fígado".

Regional 7 Outubro, 2024

IHRU coloca a concurso 130 casas para arrendamento acessível no país

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou, na sexta-feira, os concursos por sorteio para atribuição de 130 habitações em renda acessível no âmbito do Programa Arrendar para Subarrendar. As candidaturas estão abertas até 1 de novembro deste ano, através da plataforma dedicada.

Desporto 7 Outubro, 2024

Juventude Viana perde diante OC Barcelos Taça Crédito Agrícola

O Pavilhão Municipal de Barcelos, acolheu, no fim de semana, a 11ª edição da "Taça Credito Agrícola" entre a Juventude Viana e o OC Barcelos. Este troféu que se iniciou em 2014 tem servido de preparação para os dois emblemas do Minho. A Juventude Viana que esta época vai voltar a disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, perdeu por 6-2.

Nacional 7 Outubro, 2024

GNR iniciou campanha sobre uso do telemóvel durante condução

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o início da realização de uma campanha de fiscalização rodoviária, "RoadPol -- Telemóvel", sobre a utilização de "aparelhos radiotelefónicos" durante a condução, que decorre até domingo em todo o continente.