O Politécnico de Viana do Castelo vai dar início às obras de renovação da residência do Centro Académico, em Viana do Castelo. O edifício, onde funcionam também os Serviços de Ação Social, vai ser objeto de um investimento superior a 1.5 milhões de euros, visando melhorar as condições de alojamento e serviços para a comunidade académica.
O ato de consignação da obra ocorrerá na próxima quarta-feira, 14 de agosto, às 10h.
As melhorias previstas incluem a conversão dos quartos atuais, de tipologia tripla e quádrupla, para quartos duplos e individuais, equipados com casa de banho privativa.
Além disso, o projeto contempla a renovação de diversas áreas comuns, como copas, salas de estudo e bares, com o objetivo de oferecer maior conforto e qualidade aos estudantes-residentes, tanto em termos de descanso como de higiene, estudo e lazer. A residência terá capacidade para 130 camas após as obras.
A intervenção conta com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Para o início do próximo ano letivo, o Politécnico disponibilizará cerca de 600 camas aos seus estudantes, distribuídas pelas seis Escolas Superiores: Escola Superior de Educação, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Ciências Empresariais e Escola Superior de Desporto e Lazer.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.