O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é, oficialmente, membro associado da maior associação de Instituições de Ensino Superior no Brasil. A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional conta já com mais de 200 associados e o IPVC é um deles. Trata-se da segunda instituição de ensino superior politécnico do país a integrar a FAUBAI.
A adesão foi aprovada recentemente, com a presença da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, na edição deste ano do certame, que decorreu de 20 a 24 de abril, em São Paulo, e que contou com mais de 600 participantes de todo o mundo.
Para Ana Paula Vale, “esta adesão à FAUBAI como membro associado reforça o trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos quatro anos. Neste período, o IPVC reforçou significativamente a sua estratégia de internacionalização num âmbito geográfico alargado e, muito particularmente, com países de Língua Oficial Portuguesa, trabalhando para garantir o impacto das parcerias estabelecidas, fomentar oportunidades de mobilidade de estudantes em contextos e realidades diferentes dos europeus e fomentar, igualmente, a mobilidade de docentes.”
A presença na Conferência Anual da FAUBAI, o maior e mais antigo evento de internacionalização do ensino superior a decorrer em toda a América Latina, voltou a assumir-se como uma importante oportunidade para o Politécnico de Viana do Castelo reforçar parcerias e estabelecer novos contactos e protocolos de cooperação, com vista ao desenvolvimento não só de programas de mobilidades, mas também graus conjuntos e duplos graus, que permitem fomentar a mobilidade de docentes e estudantes, bem como a investigação e publicação conjunta”.
Mas o IPVC está já a pensar no futuro, centrando os próximos passos na identificação de prioridades, na seleção de parceiros estratégicos e no desenvolvimento de projetos conjuntos. “O Erasmus + deu um importante contributo para o processo de internacionalização a nível global, ao permitir a gestão de uma percentagem do orçamento para fora da Europa, mas precisamos de dar passos mais arrojados, nomeadamente com uma maior abertura dos projetos ICM – International Credit Mobility – para áreas e países importantes, como os da América do Sul e outros países da CPLP, como Timor-Leste”, acrescenta Ana Paula Vale.
Teve lugar esta semana a primeira Assembleia Geral do SUSTEMARE - Centro de Tecnologia e Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas, marcando o início oficial da sua atividade após a assinatura da escritura de constituição da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, participou na inauguração do novo Parque de Lazer de S. Romão de Neiva. O investimento de cerca de 70 mil euros resulta da congregação de esforços entre a Junta de Freguesia e o Município e integra a política de coesão territorial da autarquia.
O Chelsea, com o vianense Pedro Neto a titular, conquistou o renovado Mundial de clubes de futebol, ao bater na final o favorito Paris Saint-Germain por 3-0, em East Rutherford, nos Estados Unidos.
O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, traz a Viana do Castelo o Projeto “Física Sobre Rodas” no próximo dia 18 de Julho, com exposições do Circo da Física, das 14h00 às 19h00, e observações astronómicas, das 21h30 à 01h00, no Anfiteatro do Largo João Tomás da Costa.
Mais de 30 mil euros vão ser investidos na beneficiação da rede viária da Freguesia de Sampriz. O acordo foi formalizado entre o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, e o Presidente da Junta, Augusto Calheiros, e visa criar melhores condições de circulação e segurança na via pública, respondendo a uma necessidade sentida pela população local.
Conforme prometido no meu artigo anterior, hoje falarei da estratégia para se combater este ataque sistemático que é feito à imprensa regional, desde que somos uma democracia plena de direitos, ou melhor dizendo, desde o 25 de abril de 1974.
Vila Nova de Cerveira é um dos poucos municípios portugueses com crescimento demográfico sustentado e projeções otimistas para as próximas três décadas. Em apenas três anos, a população aumentou cerca de 500 habitantes, além de se assistir a um rejuvenescimento da população em idade ativa e de uma significativa recuperação do índice de potencialidade.