O Investimento visa aumentar a capacidade de movimentação de contentores e promover a sustentabilidade ambiental, candidata ao PACS – Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. (APDL) arrancou com a primeira fase de modernização do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML).
Com um investimento superior a 400 mil euros, a intervenção vai alcançar uma área de cerca de 2.000 m², incluindo a pavimentação de novas áreas para parqueamento, resultando num aumento da capacidade de movimentação de contentores em cerca de 15 mil TEUs, atingindo aproximadamente 95 mil TEUs/ano.
A reformulação da zona de entrada do terminal, melhorias na rede de drenagem de águas pluviais e a implementação de nova infraestrutura de telecomunicações e iluminação garantem maior segurança e eficiência operacional.
Esta infraestrutura irá permitir uma melhor integração com a rede do Porto de Leixões, potencializando a conectividade e a eficiência logística.
A próxima fase do projeto, com um investimento superior a 5 milhões de euros, visa duplicar a capacidade atual do terminal para cerca de 156 mil TEUs, reordenar o espaço do terminal, melhorar o pavimento e corrigir o traçado das vias-férreas para permitir a receção de comboios de até 750 metros de comprimento.
A criação de uma rotunda junto ao TFML permitirá melhor acesso rodoviário dos cerca de 400 camiões diários do tráfego urbano, melhorando a fluidez e segurança do trânsito.
Este projeto de modernização representa um investimento estratégico para a APDL, reforçando a capacidade logística do Porto de Leixões e promovendo uma maior sustentabilidade e eficiência nas operações portuárias, ao mesmo tempo, que contribui para a redução das emissões de CO2 e para a futura adoção de equipamentos elétricos para movimentação vertical.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.