O Investimento visa aumentar a capacidade de movimentação de contentores e promover a sustentabilidade ambiental, candidata ao PACS – Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. (APDL) arrancou com a primeira fase de modernização do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML).
Com um investimento superior a 400 mil euros, a intervenção vai alcançar uma área de cerca de 2.000 m², incluindo a pavimentação de novas áreas para parqueamento, resultando num aumento da capacidade de movimentação de contentores em cerca de 15 mil TEUs, atingindo aproximadamente 95 mil TEUs/ano.
A reformulação da zona de entrada do terminal, melhorias na rede de drenagem de águas pluviais e a implementação de nova infraestrutura de telecomunicações e iluminação garantem maior segurança e eficiência operacional.
Esta infraestrutura irá permitir uma melhor integração com a rede do Porto de Leixões, potencializando a conectividade e a eficiência logística.
A próxima fase do projeto, com um investimento superior a 5 milhões de euros, visa duplicar a capacidade atual do terminal para cerca de 156 mil TEUs, reordenar o espaço do terminal, melhorar o pavimento e corrigir o traçado das vias-férreas para permitir a receção de comboios de até 750 metros de comprimento.
A criação de uma rotunda junto ao TFML permitirá melhor acesso rodoviário dos cerca de 400 camiões diários do tráfego urbano, melhorando a fluidez e segurança do trânsito.
Este projeto de modernização representa um investimento estratégico para a APDL, reforçando a capacidade logística do Porto de Leixões e promovendo uma maior sustentabilidade e eficiência nas operações portuárias, ao mesmo tempo, que contribui para a redução das emissões de CO2 e para a futura adoção de equipamentos elétricos para movimentação vertical.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.