O Investimento visa aumentar a capacidade de movimentação de contentores e promover a sustentabilidade ambiental, candidata ao PACS – Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. (APDL) arrancou com a primeira fase de modernização do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML).
Com um investimento superior a 400 mil euros, a intervenção vai alcançar uma área de cerca de 2.000 m², incluindo a pavimentação de novas áreas para parqueamento, resultando num aumento da capacidade de movimentação de contentores em cerca de 15 mil TEUs, atingindo aproximadamente 95 mil TEUs/ano.
A reformulação da zona de entrada do terminal, melhorias na rede de drenagem de águas pluviais e a implementação de nova infraestrutura de telecomunicações e iluminação garantem maior segurança e eficiência operacional.
Esta infraestrutura irá permitir uma melhor integração com a rede do Porto de Leixões, potencializando a conectividade e a eficiência logística.
A próxima fase do projeto, com um investimento superior a 5 milhões de euros, visa duplicar a capacidade atual do terminal para cerca de 156 mil TEUs, reordenar o espaço do terminal, melhorar o pavimento e corrigir o traçado das vias-férreas para permitir a receção de comboios de até 750 metros de comprimento.
A criação de uma rotunda junto ao TFML permitirá melhor acesso rodoviário dos cerca de 400 camiões diários do tráfego urbano, melhorando a fluidez e segurança do trânsito.
Este projeto de modernização representa um investimento estratégico para a APDL, reforçando a capacidade logística do Porto de Leixões e promovendo uma maior sustentabilidade e eficiência nas operações portuárias, ao mesmo tempo, que contribui para a redução das emissões de CO2 e para a futura adoção de equipamentos elétricos para movimentação vertical.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.