O Investimento visa aumentar a capacidade de movimentação de contentores e promover a sustentabilidade ambiental, candidata ao PACS – Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. (APDL) arrancou com a primeira fase de modernização do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML).
Com um investimento superior a 400 mil euros, a intervenção vai alcançar uma área de cerca de 2.000 m², incluindo a pavimentação de novas áreas para parqueamento, resultando num aumento da capacidade de movimentação de contentores em cerca de 15 mil TEUs, atingindo aproximadamente 95 mil TEUs/ano.
A reformulação da zona de entrada do terminal, melhorias na rede de drenagem de águas pluviais e a implementação de nova infraestrutura de telecomunicações e iluminação garantem maior segurança e eficiência operacional.
Esta infraestrutura irá permitir uma melhor integração com a rede do Porto de Leixões, potencializando a conectividade e a eficiência logística.
A próxima fase do projeto, com um investimento superior a 5 milhões de euros, visa duplicar a capacidade atual do terminal para cerca de 156 mil TEUs, reordenar o espaço do terminal, melhorar o pavimento e corrigir o traçado das vias-férreas para permitir a receção de comboios de até 750 metros de comprimento.
A criação de uma rotunda junto ao TFML permitirá melhor acesso rodoviário dos cerca de 400 camiões diários do tráfego urbano, melhorando a fluidez e segurança do trânsito.
Este projeto de modernização representa um investimento estratégico para a APDL, reforçando a capacidade logística do Porto de Leixões e promovendo uma maior sustentabilidade e eficiência nas operações portuárias, ao mesmo tempo, que contribui para a redução das emissões de CO2 e para a futura adoção de equipamentos elétricos para movimentação vertical.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.