Logo
Regional

Investimento de 5,5 milhões de euros em 16 empreitadas beneficiou parque escolar de Viana do Castelo

2 Outubro, 2022 | 12:31
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador com o pelouro da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na Escola EB 2,3 Carteado Mena para a sessão de abertura do ano letivo, o primeiro em que não há restrições nem confinamentos após dois anos muito marcados pela pandemia.

Luís Nobre referiu que, entre 2021 e 2022, foram investidos 5,5 milhões de euros em 16 empreitadas de requalificação e melhoria de escolas do parque escolar do concelho, sendo que 4,5 milhões foram garantidos pelo município.

Foram, assim, promovidas empreitadas na EB1 de Areosa (requalificação), EB1/JI de Gândara – Geraz do Lima (requalificação do edifício), EB1 Santana – Neiva (requalificação e beneficiação), EB Abelheira (requalificação de dois campos desportivos), EB Abelheira (requalificação de cozinha e refeitório), EB2,3 Lanheses (requalificação da cozinha e refeitório), CE Lanheses (ampliação do parque infantil e construção de campo de jogos), EB de Mazarefes (construção de cobertura no logradouro), EB1/JI Outeiro (reabilitação), EB1 Calvário – Meadela (substituição de pavimento interior), EBI Castelo do Neiva (construção de acesso pedonal com cobertura), EB1JI Carvoeiro (requalificação e beneficiação), JI Areosa (requalificação de cobertura, recreio e instalações sanitárias), EBI Foz do Neiva (reparação e substituição de pavimento), tendo ainda sido concluídas a Requalificação e Modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola e a Requalificação da Escola EB23 Pintor José de Brito.

O autarca disse ainda que, por ano, são investidos, em Viana do Castelo, cerca de 8,4 milhões de euros na Educação. Luís Nobre realçou que “as escolas, a educação e a comunidade educativa têm conseguido cumprir a sua missão”, assegurando que “o ambiente escolar é um espaço de inspiração para todos os alunos, para os interlocutores e para os parceiros, entre os quais a Câmara Municipal se inclui”.

Neste ano letivo, que abrange 10.436 alunos das escolas vianenses, o Município está a investir mais de 3 milhões de euros em apoios e na reabilitação de equipamentos educativos.

Em causa estão empreitadas em equipamentos, atribuição de apoios sociais, implementação de transportes escolares e nos diversos projetos educativos. Para este ano letivo, a autarquia conta com 572 auxiliares e 40 funcionários de apoio às atividades a trabalhar nas escolas.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovara anteriormente um conjunto de propostas que ascendem a um valor global de 1,5 milhões de euros para o ano letivo de 2022/2023, entre plano de transportes escolares, ação social escolar e apoio a projetos educativos. A maior fatia desta verba vai para o Plano de Transportes Escolares, que ascende a 1,227 milhões de euros, para beneficiar cerca de 2.070 alunos que serão transportados diariamente no seu percurso casa-escola. 

No que toca à Ação Social Escolar – Auxílios Económicos a Alunos Carenciados do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, são definidos apoios para aquisição de material didático, apoio às refeições e ainda às AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família.

Para este ano letivo, os encargos previstos são de 15.250 euros para material didático e de 226.306 euros para a comparticipação das refeições, correspondendo ao apoio a 1.067 alunos/crianças. Já o Apoio Específico do Município para famílias numerosas com crianças/alunos que frequentem as escolas de 1º CEB e pré-escolar, traduzindo-se na redução de 25% no custo das refeições a agregados com 2 educandos e redução de 50% no custo das refeições a agregados com 3 ou mais educandos, deverá abranger 352 alunos e representar um acréscimo de encargo com 21.191 euros. 

A autarquia vianense continua ainda a implementar o serviço gratuito das Atividades de Animação e Apoio à Família nos Jardins de Infância, abrangendo um universo de 809 crianças.

Recorde-se que, adicionalmente, o Município de Viana do Castelo tem diversos projetos educativos em vigor, nomeadamente Música no Ensino Pré-Escolar (1.197 alunos), Música no 1º CEB (250 alunos), Náutica nas escolas (1.878 alunos), Náutica para Todos (56 alunos), Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico (2.260 alunos), Atletismo nas Escolas para o 1º Ciclo de Ensino Básico (957 alunos), Patinagem nas Escolas (430 crianças), entre outros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.