O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador com o pelouro da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na Escola EB 2,3 Carteado Mena para a sessão de abertura do ano letivo, o primeiro em que não há restrições nem confinamentos após dois anos muito marcados pela pandemia.
Luís Nobre referiu que, entre 2021 e 2022, foram investidos 5,5 milhões de euros em 16 empreitadas de requalificação e melhoria de escolas do parque escolar do concelho, sendo que 4,5 milhões foram garantidos pelo município.
Foram, assim, promovidas empreitadas na EB1 de Areosa (requalificação), EB1/JI de Gândara – Geraz do Lima (requalificação do edifício), EB1 Santana – Neiva (requalificação e beneficiação), EB Abelheira (requalificação de dois campos desportivos), EB Abelheira (requalificação de cozinha e refeitório), EB2,3 Lanheses (requalificação da cozinha e refeitório), CE Lanheses (ampliação do parque infantil e construção de campo de jogos), EB de Mazarefes (construção de cobertura no logradouro), EB1/JI Outeiro (reabilitação), EB1 Calvário – Meadela (substituição de pavimento interior), EBI Castelo do Neiva (construção de acesso pedonal com cobertura), EB1JI Carvoeiro (requalificação e beneficiação), JI Areosa (requalificação de cobertura, recreio e instalações sanitárias), EBI Foz do Neiva (reparação e substituição de pavimento), tendo ainda sido concluídas a Requalificação e Modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola e a Requalificação da Escola EB23 Pintor José de Brito.
O autarca disse ainda que, por ano, são investidos, em Viana do Castelo, cerca de 8,4 milhões de euros na Educação. Luís Nobre realçou que “as escolas, a educação e a comunidade educativa têm conseguido cumprir a sua missão”, assegurando que “o ambiente escolar é um espaço de inspiração para todos os alunos, para os interlocutores e para os parceiros, entre os quais a Câmara Municipal se inclui”.
Neste ano letivo, que abrange 10.436 alunos das escolas vianenses, o Município está a investir mais de 3 milhões de euros em apoios e na reabilitação de equipamentos educativos.
Em causa estão empreitadas em equipamentos, atribuição de apoios sociais, implementação de transportes escolares e nos diversos projetos educativos. Para este ano letivo, a autarquia conta com 572 auxiliares e 40 funcionários de apoio às atividades a trabalhar nas escolas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovara anteriormente um conjunto de propostas que ascendem a um valor global de 1,5 milhões de euros para o ano letivo de 2022/2023, entre plano de transportes escolares, ação social escolar e apoio a projetos educativos. A maior fatia desta verba vai para o Plano de Transportes Escolares, que ascende a 1,227 milhões de euros, para beneficiar cerca de 2.070 alunos que serão transportados diariamente no seu percurso casa-escola.
No que toca à Ação Social Escolar – Auxílios Económicos a Alunos Carenciados do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, são definidos apoios para aquisição de material didático, apoio às refeições e ainda às AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família.
Para este ano letivo, os encargos previstos são de 15.250 euros para material didático e de 226.306 euros para a comparticipação das refeições, correspondendo ao apoio a 1.067 alunos/crianças. Já o Apoio Específico do Município para famílias numerosas com crianças/alunos que frequentem as escolas de 1º CEB e pré-escolar, traduzindo-se na redução de 25% no custo das refeições a agregados com 2 educandos e redução de 50% no custo das refeições a agregados com 3 ou mais educandos, deverá abranger 352 alunos e representar um acréscimo de encargo com 21.191 euros.
A autarquia vianense continua ainda a implementar o serviço gratuito das Atividades de Animação e Apoio à Família nos Jardins de Infância, abrangendo um universo de 809 crianças.
Recorde-se que, adicionalmente, o Município de Viana do Castelo tem diversos projetos educativos em vigor, nomeadamente Música no Ensino Pré-Escolar (1.197 alunos), Música no 1º CEB (250 alunos), Náutica nas escolas (1.878 alunos), Náutica para Todos (56 alunos), Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico (2.260 alunos), Atletismo nas Escolas para o 1º Ciclo de Ensino Básico (957 alunos), Patinagem nas Escolas (430 crianças), entre outros.
Em jogo da 11.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa da Ala Nun´Álvares de Gondomar, com parciais de 25-21, 25-19 e 25-17.
Maria Enes, atleta de Alto Rendimento, do Darque Kayak Clube, foi convocada para participar no Estágio da Seleção Nacional de Velocidade, categoria Kayak sub-23, que vai decorrer de 9 a 14 de dezembro no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.
O Município de Ponte de Lima vai apostar na dinamização de um espetáculo teatral, baseado numa adaptação dos mais famosos textos da oratória sagrada portuguesa, o Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, intitulado “PAYASSU - O Verbo do Pai Grande”, em palco pela Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas de Vila do Conde, no dia 9 de dezembro de 2024, pelas 10h30, no auditório Rio Lima.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão de assinatura dos Acordos de Colaboração de adesão do Moinho do Inácio e do Museu do Mel e do Caulino à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que aconteceu no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.
Realizou-se, na quarta-feira, na Cidade do Futebol, o sorteio da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal. O Santa Luzia, clube de Viana do Castelo, vai a Lordelo defrontar o Aliados.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estimou dotar o hospital de Viana do Castelo de uma nova urgência pediátrica até 2028, num investimento orçado em cerca de dois milhões de euros.