O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou esta sexta-feira presença na sessão pública de apresentação do anteprojeto da futura Casa Mortuária de Lanheses, que deverá rondar os 150 mil euros de investimento, com o apoio da autarquia, para estar concluída até ao verão de 2025.
A futura Casa Mortuária contará com duas salas contíguas de repouso, que podem ser transformadas num espaço de maiores dimensões. O anteprojeto, agora apresentado, inclui, para além das duas salas, espaços de apoio, instalações sanitárias, arrumos e copa.
Na sessão, que aconteceu no Salão do Centro Paroquial e Social de Lanheses, o autarca vianense garantiu que este novo equipamento pretende ser um espaço “com a dignidade que os nossos entes queridos merecem”, pautado pela “sensibilidade, esperança e conforto”.
“Queremos que este seja um espaço de emoções e de reconhecimento de percursos de vida”, assumiu Luís Nobre.
O novo equipamento será instalado num terreno que a Junta de Freguesia adquiriu no âmbito da ampliação do cemitério da freguesia, num “espaço sobrante” que se assume como ideal por estar nas proximidades da igreja, do cemitério e de área de estacionamento.
O Presidente da Junta de Freguesia de Lanheses, Filipe Rocha, considerou que a nova Casa Mortuária é “um marco importante para o desenvolvimento da freguesia”. Considerou mesmo que, nos dias que correm, esta é “uma infraestrutura essencial já que Lanheses quer assumir-se como um território de desenvolvimento”.
Para o autarca local, a Casa Mortuária representa um anseio antigo da população e irá substituir as duas capelas que têm servido de capelas mortuárias, mas que não têm as condições necessárias para o melhor acolhimento.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.