Logo
Regional

Investimento de 150 mil euros vai garantir Casa Mortuária à freguesia de Lanheses 

14 Outubro, 2024 | 11:25
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou esta sexta-feira presença na sessão pública de apresentação do anteprojeto da futura Casa Mortuária de Lanheses, que deverá rondar os 150 mil euros de investimento, com o apoio da autarquia, para estar concluída até ao verão de 2025.

A futura Casa Mortuária contará com duas salas contíguas de repouso, que podem ser transformadas num espaço de maiores dimensões. O anteprojeto, agora apresentado, inclui, para além das duas salas, espaços de apoio, instalações sanitárias, arrumos e copa.

Na sessão, que aconteceu no Salão do Centro Paroquial e Social de Lanheses, o autarca vianense garantiu que este novo equipamento pretende ser um espaço “com a dignidade que os nossos entes queridos merecem”, pautado pela “sensibilidade, esperança e conforto”.

“Queremos que este seja um espaço de emoções e de reconhecimento de percursos de vida”, assumiu Luís Nobre. 

O novo equipamento será instalado num terreno que a Junta de Freguesia adquiriu no âmbito da ampliação do cemitério da freguesia, num “espaço sobrante” que se assume como ideal por estar nas proximidades da igreja, do cemitério e de área de estacionamento.

O Presidente da Junta de Freguesia de Lanheses, Filipe Rocha, considerou que a nova Casa Mortuária é “um marco importante para o desenvolvimento da freguesia”. Considerou mesmo que, nos dias que correm, esta é “uma infraestrutura essencial já que Lanheses quer assumir-se como um território de desenvolvimento”.

Para o autarca local, a Casa Mortuária representa um anseio antigo da população e irá substituir as duas capelas que têm servido de capelas mortuárias, mas que não têm as condições necessárias para o melhor acolhimento.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Janeiro, 2026

IPVC estreia-se na plataforma NAU com curso online sobre Diabetes

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.

Regional 28 Janeiro, 2026

Três jovens intercetados com droga em Ponte de Lima

No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.