O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou esta sexta-feira presença na sessão pública de apresentação do anteprojeto da futura Casa Mortuária de Lanheses, que deverá rondar os 150 mil euros de investimento, com o apoio da autarquia, para estar concluída até ao verão de 2025.
A futura Casa Mortuária contará com duas salas contíguas de repouso, que podem ser transformadas num espaço de maiores dimensões. O anteprojeto, agora apresentado, inclui, para além das duas salas, espaços de apoio, instalações sanitárias, arrumos e copa.
Na sessão, que aconteceu no Salão do Centro Paroquial e Social de Lanheses, o autarca vianense garantiu que este novo equipamento pretende ser um espaço “com a dignidade que os nossos entes queridos merecem”, pautado pela “sensibilidade, esperança e conforto”.
“Queremos que este seja um espaço de emoções e de reconhecimento de percursos de vida”, assumiu Luís Nobre.
O novo equipamento será instalado num terreno que a Junta de Freguesia adquiriu no âmbito da ampliação do cemitério da freguesia, num “espaço sobrante” que se assume como ideal por estar nas proximidades da igreja, do cemitério e de área de estacionamento.
O Presidente da Junta de Freguesia de Lanheses, Filipe Rocha, considerou que a nova Casa Mortuária é “um marco importante para o desenvolvimento da freguesia”. Considerou mesmo que, nos dias que correm, esta é “uma infraestrutura essencial já que Lanheses quer assumir-se como um território de desenvolvimento”.
Para o autarca local, a Casa Mortuária representa um anseio antigo da população e irá substituir as duas capelas que têm servido de capelas mortuárias, mas que não têm as condições necessárias para o melhor acolhimento.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).