No âmbito da Estratégia Local da Habitação – 1º Direito, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai avançar com obras de requalificação da Urbanização Municipal da Costeira, na freguesia de Alvarães, por um valor de 1,482 milhões de euros, beneficiando as 24 habitações do bairro num prazo de execução de 450 dias.
De acordo com a proposta de abertura de concurso público aprovada em reunião ordinária de executivo, a intervenção prevê, a execução de construções de apoio em alvenaria de tijolo, de acordo com o projeto tipo, quer para armazenamento de botijas de gás, quer para arrumos, assim como a substituição das caixilharias existentes por novas em alumínio termolacado com rotura térmica e dispositivos de admissão de ar autorreguláveis com classe 4 de permeabilidade ao ar e vidro duplo, incluindo também a substituição de persianas enroláveis de réguas em PVC.
A obra implica ainda a aplicação de revestimento ETICS com uma espessura de 6 cm; o assentamento de nova cobertura em telha cerâmica; a execução de nova rede de gás, de forma a que, no futuro, todas as frações possam ser abastecidas pela rede de gás natural; substituição de banheiras por bases de chuveiro nas frações em que este trabalho ainda não foi executado.
A empreitada prevê trabalhos de pintura interior e exterior, assim como reparação e envernizamento de pavimentos em madeira; melhoria do sistema de drenagem de águas residuais de todas as 24 habitações; bem como construção de parede de suporte nas fundações das habitações e respetiva compactação de terreno na área circundante, de forma a consolidar o terreno e contrariar os abatimentos que se têm verificado.
“Encontram-se ainda previstos todos os trabalhos de reparação e/ou substituição necessários no interior das 24 frações, tais como reparação ou substituição de armários de cozinha danificados, substituição de torneiras, pavimentos, etc”, lê-se na proposta.
O ciclista português Iúri Leitão voltou a dar destaque a Portugal no panorama internacional, ao conquistar, na quinta-feira, a medalha de bronze na prova de scratch dos Mundiais de ciclismo de pista, que decorrem em Santiago do Chile.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) dá início no próximo dia 29 de outubro ao ciclo de conferências “Envelhecimento, Prescrição Social & Saúde Social”, que se prolonga até junho de 2026.
A primeira piroga monóxila encontrada no rio Lima, classificada como Tesouro Nacional, vai estar em exposição no Museu Municipal de Caminha a partir desta sexta-feira, anunciou hoje a autarquia.
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, em Viana do Castelo, está a celebrar o seu 29.º aniversário com um programa repleto de momentos de homenagem, convívio e sensibilização para a dádiva de sangue. As comemorações, que se prolongam ao longo de vários dias, sublinham quase três décadas de trabalho voluntário em prol da comunidade e da solidariedade humana.
Arcos de Valdevez prepara-se para receber mais uma edição do ciclo gastronómico “Arcos à Mesa”, que se realiza no fim de semana, de 25 e 26 de outubro. Durante o evento, os restaurantes aderentes abrirão as portas para oferecer aos visitantes uma experiência gastronómica centrada na tradição local.
A cerimónia de tomada de posse do novo executivo municipal de Viana do Castelo está marcada para esta sexta-feira, no Teatro Sá de Miranda. Este evento marcará oficialmente o início de mais um mandato autárquico para Luís Nobre, reeleito Presidente da autarquia vianense nas eleições de 12 de outubro.
Viana do Castelo vai assinalar o Dia Mundial das Aves Migratórias 2025 com uma manhã dedicada à observação e valorização destas espécies, no Parque Ecológico Urbano, no próximo dia 25 de outubro.