Logo
Mundial

Infarmed ordena retirada do mercado de desodorizante da marca Nuud

12 Setembro, 2023 | 10:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou a suspensão da venda e a retirada do mercado do desodorizante da marca Nuud após casos reportados em França de inflamação temporária das axilas.

Segundo uma circular informativa emitida pelo Infarmed na sexta-feira, o fabricante do desodorizante, em conjunto com a agência de segurança do medicamento francesa, “decidiu proceder à recolha voluntária e temporária dos lotes que estão no mercado” depois de terem sido “detetados alguns casos de aparecimento de inflamação axilar temporária” que podem estar relacionados com o uso do cosmético.

Apesar de “não ter sido notificado qualquer caso semelhante em Portugal”, o Infarmed considera que a medida adotada em França “deve ser extensiva ao território nacional”.

Após ter contactado o distribuidor da marca Nuud registado em Portugal, o Infarmed determinou que o desodorizante “não pode ser comercializado”, que “as entidades que disponham deste produto não o devem disponibilizar” e que os consumidores “que possuam estes produtos devem evitar o seu uso”.

O Infarmed pede às pessoas que, em caso de algum sintoma relacionado com a utilização do desodorizante da marca Nuud, o comuniquem através dos Serviços Online/Reporte.

Em França, a ordem de suspensão da venda e retirada do mercado do desodorizante foi emitida na quarta-feira, na sequência de queixas de aparecimento de quistos sebáceos dolorosos nas axilas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.