O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da requalificação do largo da Feira de Santa Maria de Geraz do Lima, um investimento de duas fases ronda os 270 mil euros. Na cerimónia foi também entregue um trator para servir as freguesias do concelho
O primeiro investimento foi de cerca de 130 mil euros a cargo do Município e de 145 mil euros por parte da União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, que integra quatro freguesias do concelho de Viana do Castelo.
Trata-se da requalificação do largo da feira de Santa Maria de Geraz do Lima e da respetiva infraestruturação e sanitários de apoio para dar todas as condições para a feira de domingo na freguesia.
Na cerimónia foi também entregue, pelo Presidente do Município, um trator para servir as freguesias do concelho.
Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre salientou a importância da coesão territorial de todo o concelho, depois de ter ouvido agradecimentos por parte do Presidente da União de Freguesias, Armindo Fernandes.

“Esta é uma obra reivindicada há muito tempo, com alguma complexidade mas, com ponderação, foi encontrada a melhor solução e agora temos aqui um novo centro cívico na freguesia”, sublinhou Luís Nobre, vincando a importância da “micro-economia que é fundamental e necessária para o desenvolvimento do concelho”, numa alusão direta às feiras e mercados.
“Isto é coesão territorial, é desenvolver o concelho como um todo, com equilíbrio e que resulta de um trabalho intenso que permitiu este resultado de excelência”, concluiu Luís Nobre.

A coesão territorial é uma das grandes fatias previstas no Plano de Orçamento para este ano, com uma previsão orçamental de 8,1 M€ (12,8% das Grandes Opções do Plano) para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.