O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da requalificação do largo da Feira de Santa Maria de Geraz do Lima, um investimento de duas fases ronda os 270 mil euros. Na cerimónia foi também entregue um trator para servir as freguesias do concelho
O primeiro investimento foi de cerca de 130 mil euros a cargo do Município e de 145 mil euros por parte da União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, que integra quatro freguesias do concelho de Viana do Castelo.
Trata-se da requalificação do largo da feira de Santa Maria de Geraz do Lima e da respetiva infraestruturação e sanitários de apoio para dar todas as condições para a feira de domingo na freguesia.
Na cerimónia foi também entregue, pelo Presidente do Município, um trator para servir as freguesias do concelho.
Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre salientou a importância da coesão territorial de todo o concelho, depois de ter ouvido agradecimentos por parte do Presidente da União de Freguesias, Armindo Fernandes.

“Esta é uma obra reivindicada há muito tempo, com alguma complexidade mas, com ponderação, foi encontrada a melhor solução e agora temos aqui um novo centro cívico na freguesia”, sublinhou Luís Nobre, vincando a importância da “micro-economia que é fundamental e necessária para o desenvolvimento do concelho”, numa alusão direta às feiras e mercados.
“Isto é coesão territorial, é desenvolver o concelho como um todo, com equilíbrio e que resulta de um trabalho intenso que permitiu este resultado de excelência”, concluiu Luís Nobre.

A coesão territorial é uma das grandes fatias previstas no Plano de Orçamento para este ano, com uma previsão orçamental de 8,1 M€ (12,8% das Grandes Opções do Plano) para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.