Logo
Regional

Impacto ambiental de parque eólico ao largo de Viana do Castelo estudado pela Ocean Winds

2 Outubro, 2023 | 15:49
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Ocean Winds responsável pela instalação ao largo de Viana do Castelo do primeiro parque eólico flutuante da Europa está a estudar o impacto ambiental do projeto Windfloat Atlanticna biodiversidade. O diretor do parque eólico flutuante disse que no início de 2024 deverão ser conhecidos os primeiros resultados da investigação.

José Pinheiro recebeu hoje, no porto de mar de Viana do Castelo, local onde está instalada a Ocean Winds, o bastonário da Ordem dos Engenheiros que veio visitar o Windfloat Atlantic.

O parque com tecnologia Windfloat é composto por três plataformas flutuantes que sustentam turbinas com capacidade instalada de 25 megawatt (MW), ligado a um cabo de 18 quilómetros, instalado a 100 metros de profundidade no fundo do mar, com capacidade para receber 200 MW de energia renovável, e que, atualmente, produz 25 MW. “Sendo a Ocean Winds pioneira e gestora do projeto Ocean Winds, aproveitamos a oportunidade real para estudar o lado de engenharia e da componente operacional do projeto, mas também o lado ambiental com mais definição e detalhe (…). Temos noção que é muito importante provar a bondade ambiental ou, pelo menos estudá-la em detalhe para podermos chegar a conclusões científicas, com factos e, depois, fazer interpretações e adaptarmo-nos a essas realidades”, afirmou José Pinheiro.

A investigação abrange, entre outros aspetos “um conjunto de monitorizações, mapeamento e quantidade de espécies” na envolvente do projeto Windfloat. “Como vamos um pouco à frente na utilização deste tipo de tecnologia, é, para nós, extremamente importante perceber essas interações. É fundamental partir da base. Se se provar que um conjunto de equipamentos instalados no mar, do ponto de vista ambiental, não são, pelo menos, malignos, é peça fundamental para poder coexistir com outras atividades e com sinergias com a pesca, a aquacultura e mais investigação”, sustentou.

O WindFloat Atlantic é apoiado por entidades públicas e privadas e é financiado pela Comissão Europeia, pelo Governo português e pelo Banco Europeu de Investimento (BEI). Já o bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Fernando de Almeida Santos, destacou que o projeto Windfloat integra o livro “Engenharia XXI”, editado pela instituição e que reúne as melhores obras, projetos e soluções de engenharia portuguesa, dos últimos 20 anos”, como sendo “um exemplo de boa engenharia”.

“A engenharia portuguesa é de excelência, não fica a dever nada a engenharias internacionais. Conseguimos ter dimensão de liderança e exportar engenheiros, um recurso humano estratégico que faz muita falta a Portugal. Uma das grandes obrigações dos portugueses é reter os nossos talentos. Precisamos de muita que está a sair de Portugal e de outra que devíamos estar a formar e não estamos porque não há procura de alguns cursos de engenharia”, disse Fernando de Almeida Santos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.

Regional 20 Maio, 2024

Palco das Artes acolhe abertura do 14º FITAVALE este sábado

Entre 25 de maio e 29 de junho, as Comédias do Minho celebram o seu 20º aniversário com um FITAVALE diferente. Os grupos de teatro amador do Vale do Minho apresentam cinco espetáculos que refletem sobre a ideia de “CASA”, desde a folha em branco à ocupação de um espaço.