Esta segunda-feira é o último dia para a validação de faturas por parte dos contribuintes, sendo que o prazo para a entrega da declaração do IRS termina em 30 de junho.
A validação das faturas serve como base ao cálculo das deduções no IRS sendo feita no Portal das Finanças.
A verificação das faturas de 2023 tem de ser feita hoje, para que possam ser usadas na declaração de IRS, que começa a ser entregue no dia 1 de abril até ao dia 30 de junho.
Os contribuintes tem até ao dia 15 de março para reclamar do cálculo das deduções efetuado pela AT, com base na informação existente no sistema e-fatura, relativamente às despesas gerais familiares e à dedução por exigência de fatura em todas as categorias.
Categorias de Deduções Provisórias em IRS:
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).