Logo
Regional

Hinoportuna vence Melhor Coreografia em festival de Tunas no Porto

19 Outubro, 2022 | 14:28
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Foi um regresso à cidade invicta da Hinoportuna. Depois das duas vitórias consecutivas na 29ª e 30ª edição deste histórico festival, a tuna vianense ansiava por este reencontro com os camaradas da Tuna Universitária do Porto, bem como os amigos do Orfeão Universitário do Porto.

O festival começou com a noite de serenatas nos jardins da Foz. “Entre o Douro e o Atlântico” foi o mote para uma noite ao ar livre junto ao Passeio Alegre, onde se escutaram lindas baladas de todas as tunas participantes, com muito público a presentar as tunas com aplausos e muito calor humano. A Hinoportuna apresentou-se cantando “Cantigas de Maio” de Zeca Afonso e “Quinta-feira de Ascensão”, uma música tradicional do Cante Alentejano.

No sábado foi dia de voltar ao Coliseu do Porto. A Hinoportuna foi a última tuna a concurso e apresentou-se numa sala repleta de público e que vibrou com a alegria contagiante do Alto Minho, muito bem representada pela participação especial da dança levada a palco com quatro pares do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela para a estreia do tema “Chula da Meadela”, com arranjos de vozes e musicais que impressionaram todo o auditório a somar pela belíssima prestação das danças e das cores do trajar das gentes de Viana.

De resto, a atuação teve o seguinte alinhamento: Maio Maduro Maio (Zeca Afonso), Duetos (Instrumental Júlio Pereira). Entre o Samba e o Fado (original), Balada ao Vento (original), Amor de Perdição (original) e Chula da Meadela (tradicional).

A noite havia de encerrar com uma fantástica atuação da TUP onde foram a palco os fantásticos temas que perfumam o mágico universo académico da cidade invicta com temas como “Amores de Estudante”, entre outros.

Por fim, foram entregues os prémios de participação do certame às tunas presentes: Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, Cuarentuna de Burgos, Antúnia – Tuna de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, Tuna Académica de Biomédicas do Porto e Tuna de Engenharia da Universidade do Porto.

A Hinoportuna trouxe para Viana do Castelo o prémio de Melhor Coreografia, que premeia os pandeiretas e estandartes, bem como certamente a participação dos amigos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela.

Os prémios atribuídos pelo Júri do Festival foram os seguintes:

Melhor prestação vocal – TAB / Melhor prestação Instrumental – TEUP / Melhor coreografia – Hinoportuna / Melhor arranjo musical – anTUNiA e o Grande prémio XXXVI FITU – anTUNiA.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 28 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo realizam treino de resgate na Serra da Estrela

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.

Regional 28 Janeiro, 2026

Baile de Carnaval promete animar Santa Marta de Portuzelo

A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Frio intenso leva consumo de eletricidade a máximos históricos em janeiro

O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.

Regional 28 Janeiro, 2026

IPVC estreia-se na plataforma NAU com curso online sobre Diabetes

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.

Regional 28 Janeiro, 2026

Três jovens intercetados com droga em Ponte de Lima

No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).