O Global Media Group (GMG) vai avançar com um despedimento coletivo no âmbito de um "processo de reestruturação de equipas internas" iniciado hoje e que prevê também a saída de toda a direção do Diário de Notícias, segundo um comunicado.
“O Global Media Group iniciou hoje o processo de reestruturação de equipas internas, o que nos forçou a um despedimento coletivo fundamentado na complicadíssima situação financeira que resultou da gestão dos últimos meses, cujo impacto foi público”, lê-se no comunicado assinado do grupo.
Segundo acrescenta, deste processo de reestruturação “decorre também a saída do diretor do Diário de Notícias (DN), José Júdice, bem como da restante direção”, tendo para o efeito sido solicitado um parecer ao Conselho de Redação.
Garantindo que tudo fará “para minorar as consequências” deste processo, que admite que tem “grande impacto nas operações do Diário de Notícias”, a administração do GMG sustenta que “a situação atual era insustentável, tanto do ponto de vista financeiro, como do ponto de vista da equidade com os profissionais que há muito tempo mantêm viva a chama editorial do Diário de Notícias”.
“Por isso se impunha esta decisão, que visa também lançar um projeto renovado para o DN que será desenvolvido em articulação profunda com a atual redação”, enfatiza.
A direção interina do Diário de Notícias vai ser assumida por Bruno Contreiras Mateus, atual diretor do Dinheiro Vivo (DV) e que, “depois de um período de transição de três meses”, irá também deixar o GMG.
De acordo com o comunicado, Bruno Contreiras Mateus, que é também professor universitário em Ciências da Comunicação no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), vai sair do GMG “a partir de julho, para se dedicar a projetos pessoais, à docência e à investigação académica”.
Nos últimos oito no GMG, Bruno Mateus já ocupou funções de subdiretor do DN, `head of digital` do DV e da área de revistas, na Notícias Magazine, Evasões, Volta ao Mundo e Delas, e integrou ainda a Direção de Inovação do GMG.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.