Logo
Regional

Grupo Avic suspende transportes por Câmara de Viana do Castelo “impor prejuízos”

12 Junho, 2024 | 12:02
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O grupo Avic anunciou a suspensão a partir de quinta-feira de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras e acusou a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, a transportadora justifica a decisão com o valor proposto pela Câmara de Viana do Castelo para compensação por quilómetro percorrido por dia, atribuída às operadoras, ao abrigo dos apoios do Governo aos transportes públicos.

Contactado pela Lusa, o diretor executivo do grupo Avic, Ivo Cunha, explicou ter proposto um valor de 285 euros, por dia, até 100 quilómetros percorridos, sendo que a autarquia apresenta 285 euros, por dia, por 125 quilómetros.

“É um valor absolutamente inaceitável, porque está mais do que comprovado de que estamos a operar com défice operacional. Não podemos suportar mais esta situação que se arrasta desde meados de dezembro de 2023. Temos de atuar e minimizar os impactos, olhando para as linhas que apresentam mais défice”, afirmou Ivo Cunha.

A Lusa contactou a Câmara de Viana do Castelo que remeteu para mais tarde uma posição sobre o assunto.

Segundo o diretor executivo do grupo Avic, “a Câmara de Viana do Castelo continua a querer impor prejuízos permanentes às empresas de transportes quando o valor que é solicitado é mais baixo do que seria apenas com o cálculo da última atualização da inflação”, apontando que “até abril os prejuízos são de 192.164 euros”.

Em 2023, de acordo com o valor da compensação praticado desde 2020 (250 euros, por dia, até 150 quilómetros percorridos), o relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT)apresenta uma cobertura de custos de 78%”.

“Só em 2023 o défice operacional foi de 22%. Mesmo comprovando, sistematicamente e exaustivamente, que estamos a operar com prejuízo permanente, a câmara recusa aceitar a cobertura de custos operacionais”, frisou.

A partir de quinta-feira, a empresa vai suspender os circuitos da cidade de Viana do Castelo e o serviço interurbano entre a freguesia de Carvoeiro e Viana do Castelo, bem como vários horários nas linhas:Portela de Suzã – Viana do Castelo, Fragoso (Barcelos) – Viana do Castelo, Forjães (Esposende) – Viana do Castelo, Viana do Castelo – Castelo Neiva e Viana do Castelo – Ponte de Lima.

“Essas linhas nem sequer apuraram 90 euros por dia, por viatura. Esse valor, nem sequer dá para pagar ao motorista. É isto que está em causa. As condições que a câmara propõe perpetuam os prejuízos”, frisou.

Segundo Ivo Cunha, “o número de estudantes que utiliza as linhas urbanas é muito residual”, admitindo que “na linha entre Carvoeiro e Viana do Castelo haverá impacto no transporte escolar”.

“Na linha Carvoeiro-Viana do Castelo, em média, o apuro é de cerca de 50 euros, por dia. É preocupante porque põe em causa a estabilidade e sobrevivência da empresa”, apontou.

Nas restantes linhas, os horários suspensos a partir de quinta-feira “terão um impacto que não será muito considerável”.

“Não tendo a garantia de que os custos são cobertos, e estando a operar com prejuízos permanentes há muito tempo, não nos resta senão minimizar o impacto e suspender as linhas mais deficitárias. Não podemos estar permanentemente à espera de que a situação se resolva, quando a câmara já evidenciou que não quer resolver”.

Até 2023, os incentivos do Governo aos transportes públicos eram atribuídos ao abrigo do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) e do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP) e, a partir de 2024, através do Incentiva + PT.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 13 Dezembro, 2025

Salsa Jeans leva provador itinerante a Viana do Castelo

A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.

Regional 12 Dezembro, 2025

Presépio surpreende visitantes no Jardim D. Fernando em Viana do Castelo

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo amplia apoio a cidadãos carenciados com programa de medicação

O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Banda de Gaitas de S. Tiago anima Cardielos com Concerto de Natal

A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.

Regional 12 Dezembro, 2025

Cerveira quer pôr antigas minas de Covas no mapa nacional do turismo geológico

O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.

Regional 12 Dezembro, 2025

Biblioteca de Viana do Castelo anima sábados com sessões de histórias para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.

Regional 12 Dezembro, 2025

Intervenção na rede poderá cortar água a parte da Meadela na segunda-feira

Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.