A V edição do Monção e Melgaço Granfondo realiza-se este domingo, 17 de setembro, juntando ciclistas profissionais e amadores num percurso pelos dois municípios.
Cerca de 1500 atletas, de 20 nacionalidades diferentes, vão estar na linha de partida da V edição do Monção e Melgaço Granfondo.
O dorsal nº1 é António Carvalho, o melhor ciclista luso que conquistou o terceiro lugar, na última Volta a Portugal em Bicicleta. Ao seu lado, estará Nuno Morgado, vencedor dos granfondos do Gerês e Montemuro, e David Mayo Vivas, o “mais forte” no Bragança Granfondo.

Como já tem sido habitual, a Espanha apresenta um enorme contingente de atletas inscritos, confirmando a crescente procura de na prova.
Na presente edição, serão 400, entre eles, Alejandro Marques, vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta, em 2013.
A organização fica a cargo da Bikeservice com três distâncias previstas:
Minifondo (73 km)
Mediofondo (103 km)
Granfondo (127 km)
Os participantes vão percorrer um território pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha, sob o olhar atento e generoso dos rios Minho, Mouro e Gadanha.
Ao longo da prova, várias coletividades locais vão incentivar os ciclistas com o toque das concertinas e a batidas sincronizadas dos bombos.
A partida e chegada é feita em Melgaço e o início está marcado para as 9h00.
Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.
No dia anterior, sábado, 16 de setembro, será a vez dos mais jovens participarem nesta festa do ciclismo inclusivo, disputando o Granfondo Kids.
As provas acontecem no local onde ficará instalada a meta e dividem-se em quatro escalões:
Pupilos;
Benjamins;
Iniciados;
Infantis.
Com a inscrição, que termina no dia 15 de setembro, sexta-feira, às 18h00, cada participante leva consigo o jersey oficial deste evento desportivo marcante na região, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho, marca Soalheiro.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.