A V edição do Monção e Melgaço Granfondo realiza-se este domingo, 17 de setembro, juntando ciclistas profissionais e amadores num percurso pelos dois municípios.
Cerca de 1500 atletas, de 20 nacionalidades diferentes, vão estar na linha de partida da V edição do Monção e Melgaço Granfondo.
O dorsal nº1 é António Carvalho, o melhor ciclista luso que conquistou o terceiro lugar, na última Volta a Portugal em Bicicleta. Ao seu lado, estará Nuno Morgado, vencedor dos granfondos do Gerês e Montemuro, e David Mayo Vivas, o “mais forte” no Bragança Granfondo.

Como já tem sido habitual, a Espanha apresenta um enorme contingente de atletas inscritos, confirmando a crescente procura de na prova.
Na presente edição, serão 400, entre eles, Alejandro Marques, vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta, em 2013.
A organização fica a cargo da Bikeservice com três distâncias previstas:
Minifondo (73 km)
Mediofondo (103 km)
Granfondo (127 km)
Os participantes vão percorrer um território pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha, sob o olhar atento e generoso dos rios Minho, Mouro e Gadanha.
Ao longo da prova, várias coletividades locais vão incentivar os ciclistas com o toque das concertinas e a batidas sincronizadas dos bombos.
A partida e chegada é feita em Melgaço e o início está marcado para as 9h00.
Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.
No dia anterior, sábado, 16 de setembro, será a vez dos mais jovens participarem nesta festa do ciclismo inclusivo, disputando o Granfondo Kids.
As provas acontecem no local onde ficará instalada a meta e dividem-se em quatro escalões:
Pupilos;
Benjamins;
Iniciados;
Infantis.
Com a inscrição, que termina no dia 15 de setembro, sexta-feira, às 18h00, cada participante leva consigo o jersey oficial deste evento desportivo marcante na região, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho, marca Soalheiro.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.