Logo
Regional

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

21 Maio, 2024 | 20:54
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Em resposta, por escrito, a um pedido de esclarecimento hoje enviado pela Lusa, o Ministério da Saúde diz “aguardar a conclusão do referido inquérito, reforçando a necessidade de que o mesmo decorra com a urgência desejável”.

O Jornal de Notícias (JN) noticiou que um homem, de 57 anos, morreu na sexta-feira, cerca de sete horas depois lhe ter sido atribuída pulseira verde na triagem.

À Lusa, a ULSAM referiu hoje ter procedido à abertura de um inquérito e manifestou pesar à família.

“O Ministério da Saúde lamenta esta morte e apresenta os mais sentidos votos de pesar à família”, refere a nota.

O Ministério da Saúde realçou ainda a decisão do conselho de administração da ULSAM de abrir, “de imediato, um inquérito interno a este caso, cumprindo a sua obrigação de avaliar com rapidez e tecnicamente a situação da morte ocorrida nesta unidade”.

Segundo o JN, e com base no testemunho de um familiar, “o homem deu entrada no hospital na última sexta-feira, cerca das 11:30 horas, apresentando sintomas como dor no peito e um braço dormente”.

Na triagem, acrescenta o diário, “foi-lhe atribuída pulseira verde (para situações menos urgentes, que podem aguardar atendimento no espaço de 120 minutos)”.

O homem “não terá sido atendido até cerca das 15:30 horas, quando caiu inanimado na sala de espera”, refere o jornal, acrescentando que o homem “foi socorrido nessa altura, mas perto das 19:00 foi comunicado o óbito à família”.

A agência Lusa enviou hoje, por escrito, um pedido de esclarecimento à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e aguarda resposta.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Fevereiro, 2026

Polícia apreende heroína e haxixe em duas operações em Viana do Castelo

No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.

Regional 11 Fevereiro, 2026

“Contornos da Palavra” chega a 11 mil alunos em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe, entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição dos “Contornos da Palavra”, projeto cultural promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal. A iniciativa envolve 56 escolas, sendo 51 públicas e 5 privadas, e cerca de 11 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo professores e encarregados de educação.

Desporto 11 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo Lança “Caminhar em Família” no Projeto Vencer a Idade com Saúde

O município de Viana do Castelo reforça o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população sénior com a nova valência do projeto “Vencer a Idade com Saúde”: o “Caminhar em Família”.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Raúl Curva assume comando distrital da PSP em Viana do Castelo

O superintendente Raúl Jorge Caetano Curva vai assumir, a partir de quinta-feira, o cargo de comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) em Viana do Castelo, por um período de três anos, anunciou a PSP.

Desporto 11 Fevereiro, 2026

Mariana Marques convocada para a Seleção Nacional de Futsal Feminino

Mariana Marques, atleta do Santa Luzia FC, foi convocada para a Seleção Nacional A feminina de futsal e estará em ação nos dois jogos frente à Finlândia, nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Centro Multiusos de Lamego.

Nacional 11 Fevereiro, 2026

Ministra da Administração Interna pede demissão e Primeiro-Ministro assume funções interinamente

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Presidente da República.

Nacional 11 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém distritos do Norte e Centro sob aviso laranja esta quarta-feira

Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).