Logo
Nacional

Gouveia e Melo em Viana do Castelo recusa “politiquices” e alerta que economia “vai sofrer” com nova lei dos estrangeiros

18 Outubro, 2025 | 12:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O candidato presidencial Gouveia e Melo esteve esta sexta-feira em Viana do Castelo, onde visitou os estaleiros da West Sea e recebeu o apoio do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

Durante a visita, o almirante defendeu uma abordagem “inteligente e gradual” à nova Lei dos Estrangeiros e rejeitou o envolvimento em “politiquices” partidárias, sublinhando que a sua candidatura “é independente” e “voltada para os problemas reais do país”.

Questionado sobre as movimentações partidárias em torno de outros candidatos presidenciais, Gouveia e Melo foi perentório: “Não me vou deixar arrastar para o terreno da politiquice. Essa é uma questão que não tem a ver com a minha candidatura. Não estou numas segundas legislativas. Estou numas presidenciais, quero representar todos os portugueses.”

O candidato afirmou que a sua campanha está centrada em temas como a Saúde, a pobreza e a criação de uma economia de valor acrescentado. Rejeitou também a ideia de falta de experiência política: “A política é resolver os problemas da população. Acho que já provei isso à exaustão e não tenho de provar mais.”

Perante as declarações de Luís Marques Mendes, que afirmou existirem “dois Gouveias e Melo”, o candidato respondeu com firmeza: “Só há um Gouveia e Melo. Quando faço observações genéricas sobre as qualidades que um presidente deve ter, há quem se sinta afetado. Mas o problema é das pessoas que acham que as desqualidades que identifiquei lhes assentam como uma luva.”

O candidato garantiu ainda que, quando alertou para o risco de o futuro Presidente ser um “Cavalo de Troia de um partido” ou um “demagogo populista”, não se referia a ninguém em particular. “Não referi nomes, enquanto os outros referem sempre o meu. Falei em termos abstratos sobre as qualidades e desqualidades que o país precisa de evitar.”

Durante a visita à West Sea, Gouveia e Melo voltou a abordar a nova Lei dos Estrangeiros, promulgada na quinta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que a regulação “não foi a melhor” e que “a economia vai sofrer” com a limitação à imigração para trabalhos menos qualificados. “A economia não muda de paradigma de um dia para o outro. Se fecharmos a imigração, ficamos sem gente para fazer esses trabalhos. No futuro, esta lei fará sentido, mas agora é preciso uma transição gradual.”

O candidato alertou ainda para o envelhecimento da população portuguesa, sublinhando a necessidade de atrair gente jovem e investir numa economia “capaz de remunerar melhor os portugueses”. “Isso é verdadeiramente o que me preocupa”, concluiu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 7 Dezembro, 2025

Google revela quais foram as pesquisas que marcaram 2025 em Portugal

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Seleção AF Viana do Castelo perde por 1–0 diante da AF Braga

A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.