Realizou-se, este domingo, a 15.ª jornada do Campeonato de Portugal. O grande destaque vai para a vitória (0-1) do Vianense frente ao Joane. Um golo solitário de Miguel Abreu, aos 86 minutos, resolveu o jogo a favor da equipa de Viana do Castelo num terreno muito pesado e difícil de praticar futebol. Com este triunfo a equipa de Pedro Lomba sobe ao 5º lugar com 23 pontos.
Nesta série mais a norte, o Atlético dos Arcos perdeu (3-0) em Rebordosa e caiu para o último lugar com 11 pontos, o Limianos empatou (0-0) e subiu ao 7º posto da classificação com 20 pontos.

Campeonato de Portugal
Resultados da 15ª Jornada:
Bragança 2-1 Pevidém SC
USC Paredes 0-0 Limianos
Os Sandinenses 0-1 Dumiense/CJP II
Rebordosa AC 3-0 Atl. Arcos
GD Joane 0-1 SC Vianense
Vitória SC B 2-1 Tirsense
Brito SC 2-0 Vila Real
Na próxima jornada, a 26 de janeiro, o Vianense vai jogar no Estádio Dr. José de Matos com o Vila Real, o Atlético dos Arcos recebe o o Vitória SC B, e o Limianos joga em Ponte de Lima com o Sandinenses.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.