Logo
Nacional

GNR promove até domingo uma campanha de sensibilização para a violência no namoro

14 Fevereiro, 2024 | 15:49
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Em 2023, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1497 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Desses crimes, 434 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos. Os dados foram revelados, esta quarta-feira, 14 de fevereiro, pela GNR. 

Neste sentido, a Guarda Nacional Republicana promove até este domingo, 18 de fevereiro, uma campanha de prevenção e sensibilização, com o objetivo de sensibilizar para a eliminação da violência e todas as formas de agressão existentes em relações de namoro, especialmente entre os jovens, “onde estes comportamentos são precoces e mais facilmente evitados no futuro”.

“É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilares das relações de namoro, promovendo uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização”, lê-se numa nota da GNR.

Em 2022, foram ainda registados 1421 crimes de violência no namoro, em todas as faixas etárias, registando-se 244 vítimas com idade até aos 24 anos.

“A violência no namoro traduz-se na violência psicológica e emocional, na violência física e social, e na violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto”, alertou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 22 Fevereiro, 2026

Governo quer reforçar rede de cinema nos concelhos com menor oferta

O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto vai avançar com um levantamento nacional de espaços que possam ser adaptados à exibição cinematográfica, com o objetivo de reforçar a rede de salas, sobretudo nos concelhos onde a oferta é mais reduzida.

Regional 22 Fevereiro, 2026

Projeto europeu vai eliminar barreiras entre Galiza e Norte de Portugal

A fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal vai ganhar um Ponto de Coordenação Transfronteiriço permanente. O objetivo do projeto Ponte_Para_Nos, aprovado pela Comissão Europeia, é identificar e resolver obstáculos legais e administrativos que ainda dificultam a cooperação entre os dois territórios.

Regional 22 Fevereiro, 2026

Carnaval Intergeracional anima Vila Nova de Cerveira

A tradição do Carnaval voltou a encher de cor e alegria o concelho, com a participação de cerca de 130 utentes das instituições de solidariedade social (IPSS) locais, que se reuniram esta quarta-feira no Parque de Lazer do Castelinho.

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense ganha ao Machico na Madeira

O SC Vianense venceu, na manhã deste domingo, no terreno da Associação Desportiva do Machico, por 2-3, em partida a contar para a 19.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Juventude Viana empata em casa com o Cambra mas mantém liderança isolada do campeonato

A Juventude de Viana empatou (3-3) com o HA Cambra, este sábado, no Pavilhão José Natário, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de 2.ª Divisão de hóquei em patins. Foi o primeiro empate da Juventude nesta temporada, que manteve, contudo, a liderança isolada com 46 pontos em 17 jogos (15 vitórias, uma derrota e um empate).

Nacional 22 Fevereiro, 2026

Secretária de Estado visita Politécnico de Viana do Castelo para debater acesso ao ensino superior

A Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, deslocou-se esta sexta-feira ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para uma reunião no âmbito do ciclo de auscultações às instituições de ensino superior.

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Santa Luzia reage na reta final e garante empate diante do GD Árvore

O Santa Luzia FC empatou este sábado a três golos frente ao GD Árvore, em partida referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputada no Pavilhão Municipal José Natário. A formação vianense recuperou de uma desvantagem de dois golos nos minutos finais, somando um ponto perante o seu público.