Realizou-se no Navio Museu Gil Eannes a reunião do Conselho de Fundadores para aprovação do Plano de Atividades e respetivo orçamento para 2025.
O Presidente da Fundação Gil Eannes, Luís Nobre, deu início à reunião com as boas vindas aos presentes desejando um bom ano de 2025, bem como deu nota de agradecimento pela colaboração e empenho de todos os envolvidos com o Navio Gil Eannes durante o ano que passou.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2025 foi apresentado aos membros do Conselho de Fundadores, com a descrição dos objetivos operacionais traçados para este novo ano, que se baseiam em 5 pontos distintos: Aumentar o número de visitantes e a qualidade da experiência de visita do Navio; Adequar a organização interna à realidade atual da Fundação; Dar continuidade ao processo de reabilitação do Navio; Criar e difundir conhecimento sobre temas associados ao mar e as suas atividades; e a Formalização da adesão à Rede Portuguesa de Museus.
De referir que das atividades previstas para 2025, as comemorações dos 27 anos do resgate e da chegada do Navio a Viana do Castelo abrem o calendário de eventos da Fundação, com o lançamento do livro “Os Náufragos da II Guerra Salvos por Navios das Marinhas de Pesca e de Comércio Portuguesas”, 1ª Edição, de João David Batel Marques, que será no dia 01 de fevereiro pelas 15h00.

No final da sessão, após o parecer favorável pelo Conselho de Fundadores e a aprovação por unanimidade do Plano, o Presidente da Fundação deu nota da importância que o Navio Gil Eannes tem para Viana do Castelo, sendo o Museu mais visitado da cidade e que devido à essa importância é um espaço de memória que deve ser preservado.
Como aspeto fundamental de conservação referiu ainda, o processo de docagem do Gil Eannes que ocorreu no final de 2024, intervenção que foi essencial para a manutenção do Navio e o acesso em segurança ao público a este património histórico.
Referiu ainda que no período de reabilitação do Navio a Fundação conseguiu alcançar uma poupança significativa em 2024, tendo em conta o orçamento previsto, mas sobretudo pelo apoio inestimável das empresas: a West Sea, Lda; Montaco, SA; Global Echo – Ensaios Não Destrutivos, Lda; Tinita – Transportes e Reboques Marítimos, SA; APDL; Metaloelétrica, Lda; Carpintaria Cardielense, Lda; Naval Pinto e Branco, Lda; SCP Gás; e Tintas e Pinturas.
Este contributo foi relevante para a manutenção do Navio, evidenciando o esforço significativo e a colaboração destas entidades, para manter o Navio Gil Eannes como um espaço de memória sobre a pesca do bacalhau e património histórico de Viana do Castelo.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.