Realizou-se no Navio Museu Gil Eannes a reunião do Conselho de Fundadores para aprovação do Plano de Atividades e respetivo orçamento para 2025.
O Presidente da Fundação Gil Eannes, Luís Nobre, deu início à reunião com as boas vindas aos presentes desejando um bom ano de 2025, bem como deu nota de agradecimento pela colaboração e empenho de todos os envolvidos com o Navio Gil Eannes durante o ano que passou.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2025 foi apresentado aos membros do Conselho de Fundadores, com a descrição dos objetivos operacionais traçados para este novo ano, que se baseiam em 5 pontos distintos: Aumentar o número de visitantes e a qualidade da experiência de visita do Navio; Adequar a organização interna à realidade atual da Fundação; Dar continuidade ao processo de reabilitação do Navio; Criar e difundir conhecimento sobre temas associados ao mar e as suas atividades; e a Formalização da adesão à Rede Portuguesa de Museus.
De referir que das atividades previstas para 2025, as comemorações dos 27 anos do resgate e da chegada do Navio a Viana do Castelo abrem o calendário de eventos da Fundação, com o lançamento do livro “Os Náufragos da II Guerra Salvos por Navios das Marinhas de Pesca e de Comércio Portuguesas”, 1ª Edição, de João David Batel Marques, que será no dia 01 de fevereiro pelas 15h00.

No final da sessão, após o parecer favorável pelo Conselho de Fundadores e a aprovação por unanimidade do Plano, o Presidente da Fundação deu nota da importância que o Navio Gil Eannes tem para Viana do Castelo, sendo o Museu mais visitado da cidade e que devido à essa importância é um espaço de memória que deve ser preservado.
Como aspeto fundamental de conservação referiu ainda, o processo de docagem do Gil Eannes que ocorreu no final de 2024, intervenção que foi essencial para a manutenção do Navio e o acesso em segurança ao público a este património histórico.
Referiu ainda que no período de reabilitação do Navio a Fundação conseguiu alcançar uma poupança significativa em 2024, tendo em conta o orçamento previsto, mas sobretudo pelo apoio inestimável das empresas: a West Sea, Lda; Montaco, SA; Global Echo – Ensaios Não Destrutivos, Lda; Tinita – Transportes e Reboques Marítimos, SA; APDL; Metaloelétrica, Lda; Carpintaria Cardielense, Lda; Naval Pinto e Branco, Lda; SCP Gás; e Tintas e Pinturas.
Este contributo foi relevante para a manutenção do Navio, evidenciando o esforço significativo e a colaboração destas entidades, para manter o Navio Gil Eannes como um espaço de memória sobre a pesca do bacalhau e património histórico de Viana do Castelo.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).