Logo
Regional

Fundação Gil Eannes aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2025

22 Janeiro, 2025 | 15:57
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Realizou-se no Navio Museu Gil Eannes a reunião do Conselho de Fundadores para aprovação do Plano de Atividades e respetivo orçamento para 2025.

O Presidente da Fundação Gil Eannes, Luís Nobre, deu início à reunião com as boas vindas aos presentes desejando um bom ano de 2025, bem como deu nota de agradecimento pela colaboração e empenho de todos os envolvidos com o Navio Gil Eannes durante o ano que passou.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2025 foi apresentado aos membros do Conselho de Fundadores, com a descrição dos objetivos operacionais traçados para este novo ano, que se baseiam em 5 pontos distintos: Aumentar o número de visitantes e a qualidade da experiência de visita do Navio; Adequar a organização interna à realidade atual da Fundação; Dar continuidade ao processo de reabilitação do Navio; Criar e difundir conhecimento sobre temas associados ao mar e as suas atividades; e a Formalização da adesão à Rede Portuguesa de Museus.

De referir que das atividades previstas para 2025, as comemorações dos 27 anos do resgate e da chegada do Navio a Viana do Castelo abrem o calendário de eventos da Fundação, com o lançamento do livro “Os Náufragos da II Guerra Salvos por Navios das Marinhas de Pesca e de Comércio Portuguesas”, 1ª Edição, de João David Batel Marques, que será no dia 01 de fevereiro pelas 15h00.

No final da sessão, após o parecer favorável pelo Conselho de Fundadores e a aprovação por unanimidade do Plano, o Presidente da Fundação deu nota da importância que o Navio Gil Eannes tem para Viana do Castelo, sendo o Museu mais visitado da cidade e que devido à essa importância é um espaço de memória que deve ser preservado.

Como aspeto fundamental de conservação referiu ainda, o processo de docagem do Gil Eannes que ocorreu no final de 2024, intervenção que foi essencial para a manutenção do Navio e o acesso em segurança ao público a este património histórico.

Referiu ainda que no período de reabilitação do Navio a Fundação conseguiu alcançar uma poupança significativa em 2024, tendo em conta o orçamento previsto, mas sobretudo pelo apoio inestimável das empresas: a West Sea, Lda; Montaco, SA; Global Echo – Ensaios Não Destrutivos, Lda; Tinita – Transportes e Reboques Marítimos, SA; APDL; Metaloelétrica, Lda; Carpintaria Cardielense, Lda; Naval Pinto e Branco, Lda; SCP Gás; e Tintas e Pinturas.

Este contributo foi relevante para a manutenção do Navio, evidenciando o esforço significativo e a colaboração destas entidades, para manter o Navio Gil Eannes como um espaço de memória sobre a pesca do bacalhau e património histórico de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 5 Janeiro, 2026

Ruben Amorim deixa comando técnico do Manchester United

O Manchester United anunciou esta segunda-feira a saída de Ruben Amorim do cargo de treinador da equipa principal, numa decisão tomada pela direção do clube face ao atual momento desportivo.

Cultura 5 Janeiro, 2026

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos”

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, acolhe esta terça-feira, dia 6 de janeiro de 2026, a tradicional “Adoração dos Reis Magos”, uma iniciativa que integra a programação cultural e religiosa do concelho para a quadra natalícia.

Nacional 5 Janeiro, 2026

“Janeiro Sem Álcool”: Associação Portuguesa alerta para os riscos do consumo de álcool

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) lançou a campanha “Em janeiro, liga-te à vida!”, que desafia portugueses a reduzir o consumo de álcool durante o mês de janeiro. A iniciativa insere-se no movimento internacional “Janeiro Sem Álcool” e será promovida nas redes sociais da associação.

Desporto 5 Janeiro, 2026

Cerveirense Duarte Cunha distinguido com Ordem do Mérito após título mundial de sub-17

O jovem futebolista Duarte Cunha, natural de Vila Nova de Cerveira, foi condecorado com a Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém, em reconhecimento pela histórica conquista do Campeonato do Mundo de sub-17.

Regional 5 Janeiro, 2026

GNR detém homem de 25 anos em flagrante por furtos no comércio de Monção

Um homem de 25 anos foi detido em flagrante pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no passado dia 30 de dezembro, por furtos em estabelecimentos comerciais no concelho de Monção.

Regional 5 Janeiro, 2026

Viana do Castelo vai ter tempo estável no início de janeiro

Os primeiros dias de janeiro trazem boas notícias para os vianenses. Segundo a previsão meteorológica, os dias 5 e 6 de janeiro deverão registar condições relativamente calmas, típicas do inverno no norte do país.

Desporto 4 Janeiro, 2026

Castelense assume liderança após acerto de calendário na 1ª Divisão da AFVC

O fim de semana ficou marcado pela realização de vários encontros em atraso e um jogo antecipado da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com resultados determinantes para a luta pelos primeiros lugares da tabela classificativa.