Logo
Regional

Fundação Gil Eannes aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2025

22 Janeiro, 2025 | 15:57
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Realizou-se no Navio Museu Gil Eannes a reunião do Conselho de Fundadores para aprovação do Plano de Atividades e respetivo orçamento para 2025.

O Presidente da Fundação Gil Eannes, Luís Nobre, deu início à reunião com as boas vindas aos presentes desejando um bom ano de 2025, bem como deu nota de agradecimento pela colaboração e empenho de todos os envolvidos com o Navio Gil Eannes durante o ano que passou.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2025 foi apresentado aos membros do Conselho de Fundadores, com a descrição dos objetivos operacionais traçados para este novo ano, que se baseiam em 5 pontos distintos: Aumentar o número de visitantes e a qualidade da experiência de visita do Navio; Adequar a organização interna à realidade atual da Fundação; Dar continuidade ao processo de reabilitação do Navio; Criar e difundir conhecimento sobre temas associados ao mar e as suas atividades; e a Formalização da adesão à Rede Portuguesa de Museus.

De referir que das atividades previstas para 2025, as comemorações dos 27 anos do resgate e da chegada do Navio a Viana do Castelo abrem o calendário de eventos da Fundação, com o lançamento do livro “Os Náufragos da II Guerra Salvos por Navios das Marinhas de Pesca e de Comércio Portuguesas”, 1ª Edição, de João David Batel Marques, que será no dia 01 de fevereiro pelas 15h00.

No final da sessão, após o parecer favorável pelo Conselho de Fundadores e a aprovação por unanimidade do Plano, o Presidente da Fundação deu nota da importância que o Navio Gil Eannes tem para Viana do Castelo, sendo o Museu mais visitado da cidade e que devido à essa importância é um espaço de memória que deve ser preservado.

Como aspeto fundamental de conservação referiu ainda, o processo de docagem do Gil Eannes que ocorreu no final de 2024, intervenção que foi essencial para a manutenção do Navio e o acesso em segurança ao público a este património histórico.

Referiu ainda que no período de reabilitação do Navio a Fundação conseguiu alcançar uma poupança significativa em 2024, tendo em conta o orçamento previsto, mas sobretudo pelo apoio inestimável das empresas: a West Sea, Lda; Montaco, SA; Global Echo – Ensaios Não Destrutivos, Lda; Tinita – Transportes e Reboques Marítimos, SA; APDL; Metaloelétrica, Lda; Carpintaria Cardielense, Lda; Naval Pinto e Branco, Lda; SCP Gás; e Tintas e Pinturas.

Este contributo foi relevante para a manutenção do Navio, evidenciando o esforço significativo e a colaboração destas entidades, para manter o Navio Gil Eannes como um espaço de memória sobre a pesca do bacalhau e património histórico de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.

Regional 22 Dezembro, 2025

Alterações na recolha de resíduos durante o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.