Realizou-se no Navio Museu Gil Eannes a reunião do Conselho de Fundadores para aprovação do Plano de Atividades e respetivo orçamento para 2025.
O Presidente da Fundação Gil Eannes, Luís Nobre, deu início à reunião com as boas vindas aos presentes desejando um bom ano de 2025, bem como deu nota de agradecimento pela colaboração e empenho de todos os envolvidos com o Navio Gil Eannes durante o ano que passou.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2025 foi apresentado aos membros do Conselho de Fundadores, com a descrição dos objetivos operacionais traçados para este novo ano, que se baseiam em 5 pontos distintos: Aumentar o número de visitantes e a qualidade da experiência de visita do Navio; Adequar a organização interna à realidade atual da Fundação; Dar continuidade ao processo de reabilitação do Navio; Criar e difundir conhecimento sobre temas associados ao mar e as suas atividades; e a Formalização da adesão à Rede Portuguesa de Museus.
De referir que das atividades previstas para 2025, as comemorações dos 27 anos do resgate e da chegada do Navio a Viana do Castelo abrem o calendário de eventos da Fundação, com o lançamento do livro “Os Náufragos da II Guerra Salvos por Navios das Marinhas de Pesca e de Comércio Portuguesas”, 1ª Edição, de João David Batel Marques, que será no dia 01 de fevereiro pelas 15h00.

No final da sessão, após o parecer favorável pelo Conselho de Fundadores e a aprovação por unanimidade do Plano, o Presidente da Fundação deu nota da importância que o Navio Gil Eannes tem para Viana do Castelo, sendo o Museu mais visitado da cidade e que devido à essa importância é um espaço de memória que deve ser preservado.
Como aspeto fundamental de conservação referiu ainda, o processo de docagem do Gil Eannes que ocorreu no final de 2024, intervenção que foi essencial para a manutenção do Navio e o acesso em segurança ao público a este património histórico.
Referiu ainda que no período de reabilitação do Navio a Fundação conseguiu alcançar uma poupança significativa em 2024, tendo em conta o orçamento previsto, mas sobretudo pelo apoio inestimável das empresas: a West Sea, Lda; Montaco, SA; Global Echo – Ensaios Não Destrutivos, Lda; Tinita – Transportes e Reboques Marítimos, SA; APDL; Metaloelétrica, Lda; Carpintaria Cardielense, Lda; Naval Pinto e Branco, Lda; SCP Gás; e Tintas e Pinturas.
Este contributo foi relevante para a manutenção do Navio, evidenciando o esforço significativo e a colaboração destas entidades, para manter o Navio Gil Eannes como um espaço de memória sobre a pesca do bacalhau e património histórico de Viana do Castelo.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.