Logo
Cultura

Fundação Bienal de Arte de Cerveira retoma atividade expositiva com Joana Vasconcelos e Vhils

3 Maio, 2023 | 17:40
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, vai retomar a sua atividade expositiva, no dia 13 de maio, com alguns dos maiores nomes da arte contemporânea nacional e internacional: Andy Warhol, Nikias Skapinakis, Joana Vasconcelos, Vhils e Bordalo II, entre outros. 

O 1º Ciclo Expositivo de 2023 do Museu Bienal de Cerveira inaugura às 16h00, no Fórum Cultural de Cerveira, e contará com a presença do diretor da Direção-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

Em 2023, a programação expositiva da FBAC é composta por dois grandes ciclos expositivos. O espaço do Fórum Cultural de Cerveira e a Galeria Bienal de Cerveira (antigo edifício dos Bombeiros) acolhem aquele que será o primeiro grande momento da programação, com a inauguração simultânea de três exposições, num total de mais de 115 artistas representados.

“Esta grande reabertura será o pontapé de saída da nossa atividade para o biénio e vai ao encontro da nossa atual estratégia de programação: promover a produção e criação artística contemporânea de uma forma sólida, coerente e com qualidade. Vamos apresentar ao público obras de uma coleção privada, trabalhos criados em residência artística e voltar a apresentar a nossa Coleção. É esta a cadência que queremos manter e afirmar na «Vila das Artes»”, explica o presidente da FBAC, Rui Teixeira.

Com curadoria de Helena Mendes Pereira, a exposição “Uma terna (e política) contemplação do que vive” da Coleção Norlinda e José Lima, apresentará cerca de uma centena de obras, onde se propõe uma viagem pela História da Arte dos últimos 50 anos, com especial destaque para um núcleo de artistas espanhóis. Uma seleção improvável e excecional, que junta a nomes internacionais como Andy Warhol, Sol LeWitt, Rafael Canogar, Ferrán García Sevilla, Antón Lamazares ou Eduardo Arroyo, aos portugueses Nikias Skapinakis, Fernando Lanhas, João Cutileiro, Gerardo Burmester, Manuel Cargaleiro, Joana Vasconcelos, Vhils e Bordalo II, entre outros.

A criação artística a partir do território é um dos objetivos do projeto “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas” que propõe reativar as oficinas do Fórum Cultural de Cerveira e o diálogo com a comunidade. Com curadoria de Mafalda Santos, serão apresentados os trabalhos realizados durante a residência artística em Vila Nova de Cerveira da dupla Bärbel Praun (DE) e Flaminia Celata (IT) e de Francisco Vidal (PT).

Por sua vez, o espaço da Galeria Bienal de Cerveira, localizado no centro da vila, apresenta a exposição “Espectro” que reúne 14 trabalhos da Coleção da FBAC que têm a luz como elemento essencial.  A curadoria é de Raphael Fonseca (BR), curador de arte latino-americana moderna e contemporânea no Denver Art Museum, nos Estados Unidos, e apresenta artistas como Silvestre Pestana, Alexandre Delmar e os coletivos Os Espacialistas e UTUTU.

Recorde-se que para o biénio 2023/2024, que desembocará na organização da XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (2024), a FBAC está a convocar novos olhares – de artistas, curadores, colecionadores e de outras estruturas de criação e programação – para pensar a Liberdade, em tempos complexos como os que vivemos. “ÉS LIVRE?” é a pergunta colocada, de forma direta, aos públicos, antecipando e assinalando os 50 anos do 25 de abril de 1974.

A FBAC, que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.