Logo
Cultura

Fundação Bienal de Arte de Cerveira promove ações de formação destinadas ao setor da cultura

28 Fevereiro, 2023 | 14:33
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Dando continuidade à estratégia de desenvolvimento de públicos e qualificação dos profissionais do setor da cultura, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai arrancar a sua oferta formativa de 2023 com duas sessões promovidas em parceria com a Acesso Cultura. As formações “Acolhimento e fidelização de públicos” e “Atendimento a pessoas com necessidades específicas” estão agendadas para os meses de março e abril e decorrerão maioritariamente em formato presencial, no Fórum Cultural de Cerveira.

A iniciativa destina-se a profissionais (elementos e chefias de equipas) que possuam contacto direto com visitantes e espectadores em organizações culturais (frente de casa, secretariado, bilheteira, vigilância, serviço educativo / visitas guiadas), alargando-se ao público em geral. O objetivo consiste em capacitar os participantes de conhecimentos técnicos e ferramentas orientadas em estratégias de mediação e comunicação com os públicos. As duas primeiras formações serão promovidas em colaboração com a Acesso Cultura, associação que promove o acesso – físico, social e intelectual – à participação cultural.

A 17 e 18 de março será promovida a formação “Acolhimento e Fidelização de Públicos / Do atendimento ao acolhimento”, orientada por Maria Vlachou e Miguel Ribeiro. Através do olhar para o acolhimento como expressão de “quem” uma organização cultural é (missão, visão e valores), será dado foco à relação. Serão exploradas formas de comunicar com pessoas com perfis diferentes e de transformar um frequentador ocasional num frequentador assíduo, seguindo um percurso que fará evoluir do atendimento para o acolhimento.

Já nos dias 12, 13 e 14 de abril será abordada a temática “Atendimento a pessoas com necessidades específicas”, com os formadores Maria Vlachou, Isabel Barciela, Raquel Corval, Ângelo Costa e Ana Isabel Coutinho Cunha da Silva. Este curso pretende promover uma relação descontraída e mais natural entre quem tem e quem não tem necessidades específicas, assim como um atendimento mais adequado. As temáticas abordadas serão: introdução aos conceitos de diversidade, deficiência e inclusão, deficiência e gestão cultural, público com mobilidade condicionada, com deficiência visual, surdo, com deficiência intelectual e com neurodivergência.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia (máximo de 25 participantes), aqui.

De referir que, no âmbito do programa de ações de formação da FBAC, serão ainda promovidas duas sessões no mês de junho, dedicadas às áreas da mediação cultural e curadoria e montagem de exposições.

A iniciativa é promovida no âmbito da candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade” (2023 – 2026 – Apoio Sustentado – Artes Visuais Criação e Programação), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / DG-ARTES Direção-Geral das Artes.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.