Depois de algumas oficinas de trabalho em torno do linho, da lã e do crochet, a Junta de Freguesia de Mentrestido, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, dinamizou, no fim-de-semana, um Workshop dedicado ao 'Bolo do Tacho' no novo espaço de preservação do património cultural imaterial local.
Inaugurado em dezembro de 2023, aquele polivalente resultou da requalificação profunda dos edifícios da antiga escola primária e do infantário de Mentrestido, com o intuito de acolher experiências de turismo de aldeia dedicado às artes e ofícios do linho, lã e crochet e à gastronomia associada ao ‘Bolo no Tacho’, bem como o serviço de atendimento médico da freguesia – SNS 24, atualmente a funcionar numa sala da sede da junta de freguesia.
Duas das atividades já estão a ser asseguradas com grande participação e entusiasmo da comunidade local, faltando apenas arrancar com a experiência gastronómica. Desta Este primeiro ‘Workshop do Bolo do Tacho’ teve como objetivo transmitir a sabedoria dos mais velhos na confeção desta iguaria junto das novas gerações, desde o processo de preparação/levedação da massa e corte das carnes até à confeção do prato através da fritura num braseiro.
Confecionado com mestria e paixão, o ‘Bolo do Tacho’ de Mentrestido preserva os sabores e técnicas ancestrais que o tornam único: dourado e aromático, crocante no exterior e macio no interior. Para o autarca Rui Teixeira, “estas iniciativas salvaguardam a identidade local, com uma participação grande e interessada de jovens e seniores, contribuindo para valorizar as populações do interior, combater a desertificação e preservar tradições”.
De relembrar que a requalificação dos dois edifícios públicos resulta num investimento de cerca de 300 mil euros, financiado através do Programa Operacional Regional do Norte 2020 com um fundo FEDER na ordem dos 194 mil euros e um apoio de 110 mil euros da Câmara Municipal, no âmbito da candidatura designada de “Qualificação das Experiências de Turismo de Aldeia no Minho – Valorização da Aldeia de Mentrestido/Vila Nova de Cerveira”.
A III edição do Mercado do Vinho de Ponte da Barca está marcada para os dias 27 e 28 de junho, na Praça da República, oferecendo uma experiência que reúne o melhor do Vinho Verde, a gastronomia local e a cultura regional.
Numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, realizou-se, esta manhã, em Lisboa, a sessão de assinatura dos contratos da medida reforçada "Descarbonização dos Transportes Públicos". O Município de Monção esteve representado pelo seu Presidente, António Barbosa.
Este sábado, dia 5 de abril, às 22h00, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe Augusto Canário & Amigos para um concerto que promete muita animação, desgarradas e música popular portuguesa.
O Regulamento Municipal de Proteção Civil (RMPC) de Viana do Castelo, publicado em Diário da República, entra em vigor no dia 23 e visa organizar os serviços da autarquia vianense para esta área.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, apresentou em Cracóvia (Polónia), as potencialidades de utilização comunitária do Castelo de Cerveira, durante o 4º Encontro Transnacional da rede ARCHETHICS, da qual o Município é parceiro no âmbito do programa URBACT.
A Águas do Alto Minho informou que, devido a uma intervenção no Reservatório da Cova da responsabilidade da empresa Águas do Norte, o normal serviço de abastecimento de água poderá sofrer perturbação, com possibilidade de interrupção, na próxima sexta-feira, 4 de Abril, entre as 14h30 e as 16h00, na freguesia da Meadela, Lugar da Cova, Concelho de Viana do Castelo.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta esta semana novas apresentações do espetáculo "Chaimite, um possível musical", com sessões que dispõem de recursos de mediação e acessibilidade.