Fotografar a biodiversidade no Município de Valença é o novo desafio lançado pelo projeto Eco-Escolas, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana (ESCE-IPVC) para a comunidade escolar da ESCE. Os trabalhos devem ser enviados até à próxima segunda-feira, 29 de maio, por email.
De acordo com o regulamento, o concurso “Biodiversidade em Valença” tem como objetivos centrais “consciencializar os estudantes para a importância da biodiversidade, bem como promover a fotografia de natureza e fomentar o seu crescimento e desenvolvimento, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade”.
O autor da melhor fotografia, onde o tema central deverá ser a “fauna e flora selvagens”, ganhará um vale de 50 euros na loja FNAC.
Podem concorrer ao desafio toda a comunidade escolar da ESCE, nomeadamente, estudantes, docentes e não docentes, de forma individual ou coletiva. Cada participante poderá enviar um máximo de três fotografias originais.
Os trabalhos deverão ser enviados, em suporte digital, para o email esce.ecoescolas@gmail.com, com a referência no assunto “Concurso Biodiversidade Valença”, até ao dia 29 de maio de 2023.
Pode consultar o regulamento na íntegra, aqui.

As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.