A cidade de Barcelos acolhe, nos próximos dias 27 e 28 de abril, a 47.ª edição da Taça de Portugal na sua fase mais decisiva, a Final Four da competição.
A decisão da Federação de Patinagem de Portugal, no ano em que comemora o seu centenário, recaiu no município de Barcelos que, assim, volta a receber uma final da prova rainha, algo que não acontecia desde 23 de junho de 2013.
Na cerimónia de apresentação do evento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, disse que “sendo Barcelos conhecida como a Catedral do Hóquei em Patins é naturalmente com enorme satisfação que acolhemos este importante evento desportivo. Estou certo de que os barcelenses, e principalmente os amantes da modalidade, darão um colorido muito especial às bancadas do nosso Pavilhão Municipal e saberão receber com a nossa tradicional hospitalidade todos os participantes do torneio”. O autarca de Barcelos desejou que todos os clubes participantes neste torneio tenham “desportivismo, galhardia e tolerância”.
Luís Sénica, Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, agradeceu a “hospitalidade” e sublinhou que “Barcelos vai receber um dos melhores eventos da atualidade. Faço votos de que ganhe o hóquei em patins” modalidade que “tem vitalidade e um futuro risonho”.

Após a apresentação oficial da Final Four, realizou-se o sorteio desta competição que ditou os seguintes jogos: FCPorto x Oliveirense, no dia 27 de abril, às 12h00 e Benfica x Óquei de Barcelos, no mesmo dia, às 16h30. A final do torneio realiza-se no dia 28 de abril, às 16h00.
O Pavilhão Municipal de Barcelos, onde se vai desenrolar a competição, foi inaugurado em 1972, sendo ainda hoje um dos palcos míticos do hóquei em patins nacional. Ao longo dos anos tem recebido vários eventos da modalidade, incluindo Campeonatos do Mundo e competições europeias.
Tem atualmente a capacidade para receber 2400 espetadores.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.