A cidade de Barcelos acolhe, nos próximos dias 27 e 28 de abril, a 47.ª edição da Taça de Portugal na sua fase mais decisiva, a Final Four da competição.
A decisão da Federação de Patinagem de Portugal, no ano em que comemora o seu centenário, recaiu no município de Barcelos que, assim, volta a receber uma final da prova rainha, algo que não acontecia desde 23 de junho de 2013.
Na cerimónia de apresentação do evento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, disse que “sendo Barcelos conhecida como a Catedral do Hóquei em Patins é naturalmente com enorme satisfação que acolhemos este importante evento desportivo. Estou certo de que os barcelenses, e principalmente os amantes da modalidade, darão um colorido muito especial às bancadas do nosso Pavilhão Municipal e saberão receber com a nossa tradicional hospitalidade todos os participantes do torneio”. O autarca de Barcelos desejou que todos os clubes participantes neste torneio tenham “desportivismo, galhardia e tolerância”.
Luís Sénica, Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, agradeceu a “hospitalidade” e sublinhou que “Barcelos vai receber um dos melhores eventos da atualidade. Faço votos de que ganhe o hóquei em patins” modalidade que “tem vitalidade e um futuro risonho”.

Após a apresentação oficial da Final Four, realizou-se o sorteio desta competição que ditou os seguintes jogos: FCPorto x Oliveirense, no dia 27 de abril, às 12h00 e Benfica x Óquei de Barcelos, no mesmo dia, às 16h30. A final do torneio realiza-se no dia 28 de abril, às 16h00.
O Pavilhão Municipal de Barcelos, onde se vai desenrolar a competição, foi inaugurado em 1972, sendo ainda hoje um dos palcos míticos do hóquei em patins nacional. Ao longo dos anos tem recebido vários eventos da modalidade, incluindo Campeonatos do Mundo e competições europeias.
Tem atualmente a capacidade para receber 2400 espetadores.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.