A cidade de Barcelos acolhe, nos próximos dias 27 e 28 de abril, a 47.ª edição da Taça de Portugal na sua fase mais decisiva, a Final Four da competição.
A decisão da Federação de Patinagem de Portugal, no ano em que comemora o seu centenário, recaiu no município de Barcelos que, assim, volta a receber uma final da prova rainha, algo que não acontecia desde 23 de junho de 2013.
Na cerimónia de apresentação do evento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, disse que “sendo Barcelos conhecida como a Catedral do Hóquei em Patins é naturalmente com enorme satisfação que acolhemos este importante evento desportivo. Estou certo de que os barcelenses, e principalmente os amantes da modalidade, darão um colorido muito especial às bancadas do nosso Pavilhão Municipal e saberão receber com a nossa tradicional hospitalidade todos os participantes do torneio”. O autarca de Barcelos desejou que todos os clubes participantes neste torneio tenham “desportivismo, galhardia e tolerância”.
Luís Sénica, Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, agradeceu a “hospitalidade” e sublinhou que “Barcelos vai receber um dos melhores eventos da atualidade. Faço votos de que ganhe o hóquei em patins” modalidade que “tem vitalidade e um futuro risonho”.

Após a apresentação oficial da Final Four, realizou-se o sorteio desta competição que ditou os seguintes jogos: FCPorto x Oliveirense, no dia 27 de abril, às 12h00 e Benfica x Óquei de Barcelos, no mesmo dia, às 16h30. A final do torneio realiza-se no dia 28 de abril, às 16h00.
O Pavilhão Municipal de Barcelos, onde se vai desenrolar a competição, foi inaugurado em 1972, sendo ainda hoje um dos palcos míticos do hóquei em patins nacional. Ao longo dos anos tem recebido vários eventos da modalidade, incluindo Campeonatos do Mundo e competições europeias.
Tem atualmente a capacidade para receber 2400 espetadores.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.