O fim de semana da Páscoa será marcado por “tempo instável” em Portugal continental, com chuva, enquanto no arquipélago dos Açores se prevê “bom tempo” e na Madeira uma situação meteorológica “relativamente estável”, indicou o IPMA.
Na previsão do estado do tempo para o período de Páscoa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que se prevê a ocorrência de precipitação em todo o continente, “com maior frequência e intensidade no Norte e Centro, e com os maiores valores acumulados nas regiões do Minho e Douro Litoral”.
A previsão de “tempo instável” em Portugal continental deverá manter-se “pelo menos até segunda-feira”, como consequência da passagem sucessiva de sistemas frontais, associados a uma vasta região depressionária centrada a noroeste da Península Ibérica, explica o instituto, em comunicado.
De acordo com a previsão meteorológica, o feriado de Sexta-Feira Santa deverá ser o dia com precipitação mais intensa e generalizada em Portugal continental, devido à passagem de uma superfície frontal fria, mas prevê-se que a chuva continue nos restantes dias, em regime de aguaceiros, que serão menos frequentes e intensos na região Sul.
Nas terras altas do Norte e Centro, a precipitação será sob a forma de neve a partir do final de sexta-feira, segundo o IPMA.
Relativamente à temperatura em Portugal continental, o instituto informa que o dia mais quente deverá ser esta quinta-feira, em que a temperatura máxima poderá superar os 20°C (grau Celsius) em alguns locais do interior e na região Sul, aponta o IPMA, referindo que, em contrapartida, o dia de sábado será “o mais frio, com valores de temperatura máxima da ordem dos 8 a 14°C no interior Norte e Centro e entre os 14 e os 18°C no restante território, sendo os valores mais elevados na região Sul”.
A previsão no continente aponta também para a possibilidade de períodos com vento forte do quadrante oeste na faixa costeira ocidental e nas terras altas, embora com predomínio de vento fraco a moderado na generalidade das regiões, e a ondulação na costa ocidental será de noroeste com dois a três metros, aumentando temporariamente no sábado e domingo para valores a rondar os quatro metros.
Nos Açores, o fim de semana da Páscoa contará com “um período de relativo bom tempo em todo arquipélago, com céu apresentando períodos de nebulosidade, mas alternando com boas abertas”, revela o IPMA.
Relativamente ao arquipélago madeirense, de acordo com o IPMA, entre quinta e segunda-feira espera-se “tempo relativamente estável, por vezes com ocorrência de precipitação fraca associada à passagem de superfícies frontais em dissipação, que será mais provável na vertente norte e terras altas da ilha da Madeira”.
O Voleibol Clube de Viana perdeu (2-3) com o CA Madalena e viu confirmada a descida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão. A equipa vianense esteve a ganhar (2-0) mas permitiu que a equipa de Vila Nova de Gaia fizesse a remontada (2-3)
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a implementar um plano de reforço de iluminação pública no centro histórico da vila, com o objetivo de melhorar a segurança, valorizar o património e promover a vivência noturna do espaço urbano.
João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, presidiu à celebração da Ceia do Senhor e refletiu sobre o lugar que se dá às opiniões no mundo de hoje, sublinhando que "estar em comunidade é estar em serviço".
O Governo autorizou que a Direção-Geral dos Serviços Marítimos assuma a despesa de 565 mil euros com o projeto de execução, estudo de impacto ambiental e análise custo-benefício da reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de ver nove Unidades de Investigação próprias, ou em que participa enquanto unidade de gestão, acreditadas e financiadas no mais recente processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referente ao Quadro Plurianual de Financiamento 2025-2029.
O Bispo diocesano presidiu à missa crismal, que decorreu na Sé de Viana do Castelo, e convidou os sacerdotes a serem “anunciadores de uma Boa Nova aos pobres”, afirmando que “ser pioneiro” é a sua missão.
Realizou-se, na quinta-feira, nas instalações da Direção de Faróis, localizadas em Oeiras, a cerimónia de entrega de 14 viaturas “Volkswagen Amarok” e duas “Volkswagen ID.BUZZ” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciam de imediato, a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas, antes do início da época balnear.