Depois da abertura no dia 10 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo prepara um fim de semana com programação para todos.
Já este sábado, às 19h00, A Companhia de Teatro do Algarve – ACTA sobe ao palco da Sala Experimental com Pedras com Asas, um espetáculo com encenação de Luís Vicente, sobre uma Julieta incrível que contracena com a impossibilidade de um Romeu sem lugar na atualidade.
Domingo, às 11h00, UMCOLETIVO apresenta O Cão Que Vem de Tão-Tão Longe, espetáculo vagabundo para pais e filhos a partir da vida e da música de Moondog, Louis Thomas Hardin.
No mesmo dia, às 16h00, na Sala Principal, a Comuna Teatro de Pesquisa apresenta A Casa da Bernarda Alba, um espetáculo com encenação de Hugo Franco e interpretação de João Mota, Carlos Paulo, João Grosso, Miguel Sermão, Rogério Vale, Gonçalo Botelho, Luís Garcia, Francisco de Almeida, numa sessão esgotada.
Todos os espetáculos do Festival contam com Conversas Pós-Espetáculo (Digestivo), Reconhecimento de Palco (Ver Com as Mãos) e Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa, iniciativas de acessibilidade promovidas pelo Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?