Portugal vai manter nove árbitros internacionais em 2024, num total de 38, o mesmo número de 2023, quando chegou a este registo recorde, informou o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Cláudio Pereira, de 36 anos, foi promovido a internacional, em detrimento de Vítor Ferreira, que foi despromovido à segunda categoria, na única alteração no quadro de árbitros principais, que integra ainda Artur Soares Dias, João Pinheiro, Tiago Martins, Fábio Veríssimo, Luís Godinho, António Nobre, Gustavo Correia e Miguel Nogueira.
Na lista de árbitros assistentes, a única alteração foi a saída de André Campos e a entrada de Nelson Pereira, enquanto, no videoárbitro (VAR), o número aumentou para 11, com as entradas de António Nobre, que regressa após um ano de ausência, Gustavo Correia e Catarina Correia.
No setor feminino, o quadro de árbitras principais permanece inalterado, sendo que Sandrine Santos foi promovida entre as assistentes, com a saída de Olga Almeida.
Também sem mudanças fica o quadro de árbitros internacionais de futsal, enquanto Gustavo Pereira é promovido no futebol de praia, para o lugar de Sérgio Guelho.
Lista dos 38 árbitros internacionais em 2024:
– Árbitros (9): Artur Soares Dias, Tiago Martins, Fábio Veríssimo, João Pinheiro, Luís Godinho, António Nobre, Gustavo Correia, Miguel Nogueira e Cláudio Pereira.
– Árbitros assistentes no futebol masculino (10): Paulo Soares, Nélson Pereira, Rui Teixeira, Pedro Mota, Paulo Brás, Pedro Ribeiro, Bruno Jesus, Tiago Costa, Pedro Martins e Luciano Maia.
– Árbitras (5): Sandra Bastos, Catarina Campos, Sílvia Domingos, Teresa Oliveira e Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, natural de Valença.
– Árbitras assistentes (5): Andreia Sousa, Sandrine Santos, Vanessa Gomes, Cátia Tavares e Ana Lóide Silva.
– Futsal (5): Rúben Santos, Cristiano Santos, Miguel Castilho, Filipe Duarte e Eduardo Coelho.
– Futebol de praia (4): Sérgio Soares, Wilson Castanheira, Francisco Costa e Gustavo Pereira.
Lista de elementos VAR para 2024:
– VAR (11): Artur Soares Dias, Tiago Martins, João Pinheiro, Luís Godinho, Hugo Miguel, André Narciso, Fábio Melo, Hélder Malheiro, António Nobre, Gustavo Correia e Catarina Campos.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.