Personalidades públicas, a Unicef e as Nações Unidas, em solidariedade para com as vítimas de guerras e conflitos, criaram a iniciativa #JanelaBrancaPelaPaz que convida os portugueses a pendurar um pano branco na janela no Dia Internacional da Paz.
António Raminhos, Carlão, Carolina Deslandes, Catarina Furtado, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Jessica Athayde, João Baião, José Luis Peixoto, Marisa Liz, Nelson Évora, Nuno Markl, Pedro Fernandes, ProfJam, Ricardo Pereira, Rita Blanco e Tânia Ribas de Oliveira são alguns dos porta-vozes deste movimento, ao qual se juntou o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF Portugal.
Pessoas e instituições são convidadas a participar nesta iniciativa a 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, pendurando na janela de casa ou do local de trabalho um pano branco, como um lençol, bandeira, fronha ou toalha.
A organização desta iniciativa, em comunicado, explica que pretende lembrar que a Paz não é apenas um conceito distante, mas antes uma necessidade urgente que toca a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, e apela a que no dia 21 de setembro o poder da Paz esteja em cada janela, tornando-se numa voz ativa pela Paz.
A #JanelaBrancaPelaPaz pretende criar uma corrente online de solidariedade e empatia para quem vive em situação de guerra ou de conflito, relembrar os impactos dos conflitos e das guerras e apelar aos líderes e decisores nacionais e mundiais para que evitem o conflito, promovam a Paz e privilegiem o diálogo e a diplomacia na resolução de disputas.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), vive-se o maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial, com um quarto da população mundial a viver em zonas afetadas por conflitos ou por guerras, onde as crianças são as mais afetadas.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.