A Casa de Ralha, na freguesia de Freixo, em Ponte de Lima, prepara-se para acolher, de 20 a 22 de outubro, o primeiro Festival Moto Rock da Paz, celebrando o talento e o reconhecimento de bandas e artistas do Brasil e Portugal. Além dos concertos de rock, no domingo haverá um Fórum de Cultura, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
A organização da iniciativa está a cargo da Rede Porto de Comunicação Social Integrada (Redeportv), uma startup de comunicação social que acredita no poder da cultura, sustentabilidade e responsabilidade como vetores de transformação. “Este evento promete ser muito mais do que um simples festival de rock. É a celebração de uma cultura, paixão e um propósito”, desvenda a Redeportv, através de uma nota de imprensa.
“Os valores centrais deste evento são o respeito pela diversidade cultural e a crença de que a música tem o poder de quebrar barreiras e construir pontes, ao mesmo tempo que promove a responsabilidade ambiental”, continua.
O evento tem início amanhã, 20 de outubro, pelas 18h00, com a chegada dos motards após a “viagem no tempo” pela nova rota do rock e pelo simbólico hasteamento das bandeiras de Portugal, do distrito de Viana, de Ponte de Lima, da Junta de Freguesia de Freixo, além das bandeiras do Rotary Clube Internacional e do Festival Moto Rock da Paz. Pelas 21h00, começam os concertos ao vivo com a banda Allamedah, diretamente de Lisboa, contando com a participação de Valéria Oliveira, uma fadista.
No sábado, a programação inicia pelas 11h00 com um convite ao almoço da fraternidade, onde será refletido o tema “fome no mundo” e o apoio às comunidades carentes de Portugal e Brasil. Neste dia, as atividades prolongam-se até às 2h00, com as apresentações de bandas e artistas como a cantora brasileira Jéssica Campos, que fará uma apresentação acústica em um happy hour no seubareco, ao final da tarde. Tal como no dia anterior, pelas 21h00, haverá ainda um outro momento musical, desta vez, com a banda Alcoolêmia que procurará tocar as canções que marcaram décadas da música portuguesa.
No dia 22 de outubro, o evento prossegue com o Fórum da Música, Cultura e Sustentabilidade, que ocorre das 9h30 às 13h30 e que trará discussões sobre a sustentabilidade e responsabilidade social, contando com a participação, entre outros, do Grupo Delta Cafés e Crédito Agrícola, parceiros da iniciativa. A música estará ainda em destaque até ao encerramento, que será marcado pelo show da banda de rock brasileira “Down The River”, contando com a participação especial do jovem cantor brasileiro Yancoo Reis.
Segundo a organização, o evento conta com área de campismo, parque para motociclos e autocaravanas, casas de banho para o público e campistas, área de piquenique, praça de alimentação, bar eco, churrasqueira, espaço para crianças e feiras de exposições de marcas e produtos dos parceiros do festival.
A inscrição completa no Festival Moto Rock da Paz tem o custo de 35 euros e inclui o acesso a todas as atividades dos três dias, nomeadamente, o campismo, o pequeno almoço, o jantar e o fórum. Há ainda a opção de meia inscrição com o custo de 20 euros que inclui o almoço, duas bifanas no pão, uma bebida e a participação nas atividades.
As inscrições devem ser realizadas através do email arotadorock@gmail.com ou pelo contacto 963088198, tendo um desconto imediato de dois euros. A entrada diária é ainda de cinco euros e não exige qualquer tipo de inscrição prévia.
O Festival Moto Rock da Paz conta com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Freixo, Ponte de Lima e Viana.
Conheça aqui o espaço do evento:
O canoísta limiano Fernando Pimenta voltou a destacar-se no panorama internacional da canoagem ao conquistar, em 2025, três novas medalhas em competições de elite. O atleta português somou dois ouros no Campeonato da Europa, realizado em Racice, na República Checa, e um bronze no Campeonato do Mundo, que decorreu este mês em Milão, Itália.
Viana do Castelo recebe na próxima quinta-feira, 11 de setembro, às 21h30, uma exibição única do documentário português "Play it Again, Yuki", no Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar, no próximo dia 6 de setembro, o workshop “Podar é uma Arte”, dedicado à importância da poda na fruticultura. A sessão decorre entre as 15h00 e as 16h30, em formato presencial, e dirige-se ao público em geral com idade igual ou superior a 16 anos.
Assinala-se esta sexta-feira, 29 de agosto, o Dia Mundial do Gamer, numa altura em que milhares de crianças e jovens se encontram em férias escolares. A data serve de mote para um apelo da Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) à adoção de práticas mais equilibradas no uso dos videojogos, promovendo uma experiência positiva e segura.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a ser palco da Mostra Gastronómica, nos dias 29 e 30 de agosto, numa celebração que promete aliar os sabores tradicionais à música e à cultura popular. O evento, integrado na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, foi recentemente equipado com novos sistemas de som, iluminação e projeção digital, num investimento total de 146.806,59 euros. A operação foi cofinanciada em 65% pelo programa “Equipamento/Reequipamento de Infraestruturas Culturais” do NORTE 2023.
A 34.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias arranca no próximo dia 6 de setembro, em Viana do Castelo. A partida está marcada para as 12h00, na Praia Norte, local que receberá também a chegada da etapa.