A Casa de Ralha, na freguesia de Freixo, em Ponte de Lima, prepara-se para acolher, de 20 a 22 de outubro, o primeiro Festival Moto Rock da Paz, celebrando o talento e o reconhecimento de bandas e artistas do Brasil e Portugal. Além dos concertos de rock, no domingo haverá um Fórum de Cultura, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
A organização da iniciativa está a cargo da Rede Porto de Comunicação Social Integrada (Redeportv), uma startup de comunicação social que acredita no poder da cultura, sustentabilidade e responsabilidade como vetores de transformação. “Este evento promete ser muito mais do que um simples festival de rock. É a celebração de uma cultura, paixão e um propósito”, desvenda a Redeportv, através de uma nota de imprensa.
“Os valores centrais deste evento são o respeito pela diversidade cultural e a crença de que a música tem o poder de quebrar barreiras e construir pontes, ao mesmo tempo que promove a responsabilidade ambiental”, continua.
O evento tem início amanhã, 20 de outubro, pelas 18h00, com a chegada dos motards após a “viagem no tempo” pela nova rota do rock e pelo simbólico hasteamento das bandeiras de Portugal, do distrito de Viana, de Ponte de Lima, da Junta de Freguesia de Freixo, além das bandeiras do Rotary Clube Internacional e do Festival Moto Rock da Paz. Pelas 21h00, começam os concertos ao vivo com a banda Allamedah, diretamente de Lisboa, contando com a participação de Valéria Oliveira, uma fadista.
No sábado, a programação inicia pelas 11h00 com um convite ao almoço da fraternidade, onde será refletido o tema “fome no mundo” e o apoio às comunidades carentes de Portugal e Brasil. Neste dia, as atividades prolongam-se até às 2h00, com as apresentações de bandas e artistas como a cantora brasileira Jéssica Campos, que fará uma apresentação acústica em um happy hour no seubareco, ao final da tarde. Tal como no dia anterior, pelas 21h00, haverá ainda um outro momento musical, desta vez, com a banda Alcoolêmia que procurará tocar as canções que marcaram décadas da música portuguesa.
No dia 22 de outubro, o evento prossegue com o Fórum da Música, Cultura e Sustentabilidade, que ocorre das 9h30 às 13h30 e que trará discussões sobre a sustentabilidade e responsabilidade social, contando com a participação, entre outros, do Grupo Delta Cafés e Crédito Agrícola, parceiros da iniciativa. A música estará ainda em destaque até ao encerramento, que será marcado pelo show da banda de rock brasileira “Down The River”, contando com a participação especial do jovem cantor brasileiro Yancoo Reis.
Segundo a organização, o evento conta com área de campismo, parque para motociclos e autocaravanas, casas de banho para o público e campistas, área de piquenique, praça de alimentação, bar eco, churrasqueira, espaço para crianças e feiras de exposições de marcas e produtos dos parceiros do festival.
A inscrição completa no Festival Moto Rock da Paz tem o custo de 35 euros e inclui o acesso a todas as atividades dos três dias, nomeadamente, o campismo, o pequeno almoço, o jantar e o fórum. Há ainda a opção de meia inscrição com o custo de 20 euros que inclui o almoço, duas bifanas no pão, uma bebida e a participação nas atividades.
As inscrições devem ser realizadas através do email arotadorock@gmail.com ou pelo contacto 963088198, tendo um desconto imediato de dois euros. A entrada diária é ainda de cinco euros e não exige qualquer tipo de inscrição prévia.
O Festival Moto Rock da Paz conta com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Freixo, Ponte de Lima e Viana.
Conheça aqui o espaço do evento:
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.