É já a partir de amanhã, 1 de dezembro, que o Centro Cultural é palco do sétimo Festival de Dança de Viana do Castelo. Promovido pelo Município, o evento pretende "divulgar a dança" e prolonga-se até domingo.
No total, vão marcar presença no Festival de Dança 14 escolas e associações do concelho vianense: Associação de Dança Desportiva de Viana do Castelo; Flash Li Dance; Dança &Cia – Espaço de Arte em Movimento; AEM – Arte em Movimento; Academia JáDança; Academia de Dança Studio; Open Dance School; Urban Creations; Paula & João Afrolatinas; Escola Star Dancer`s; Sport Clube Vianense, Maya Street Dance; EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação e a Academia de Dança En Avant.
O festival conta com workshops diversos, entre danças latinas, jazz, danças contemporâneas e urbanas. O evento integra ainda o espetáculo “Dança pela noite dentro” e a “Viana Battle”.
Assim, nos dias 1 e 2 de dezembro, acontecem os diversos workshops, de participação gratuita: no dia 1 de dezembro, pelas 15h00, Danças Latinas e pelas 17h00, Danças Jazz.
No dia 2 de dezembro, pelas 10h00, acontece o de Danças Contemporâneas e pelas 12h00 o de Danças Urbanas. Ainda no mesmo dia, a partir das 21h30, o Centro Cultural acolhe “Dança pela noite dentro”, com a participação de cerca de 500 bailarinos de 14 escolas e instituições vianenses. O bilhete tem um custo de 7,5 euros, sendo que 2,5 euros revertem a favor de uma instituição de solidariedade.
Já no “Viana Battle”, agendado para as 14h00 de domingo, 3 de dezembro, vão marcar presença cerca de 70 bailarinos, sendo que o custo do bilhete é de 5 euros.
Este é mais um evento que acontece no âmbito da programação de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto.

Reveja aqui a reportagem da Viana TV sobre o Festival de Dança:
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.