É já a partir de amanhã, 1 de dezembro, que o Centro Cultural é palco do sétimo Festival de Dança de Viana do Castelo. Promovido pelo Município, o evento pretende "divulgar a dança" e prolonga-se até domingo.
No total, vão marcar presença no Festival de Dança 14 escolas e associações do concelho vianense: Associação de Dança Desportiva de Viana do Castelo; Flash Li Dance; Dança &Cia – Espaço de Arte em Movimento; AEM – Arte em Movimento; Academia JáDança; Academia de Dança Studio; Open Dance School; Urban Creations; Paula & João Afrolatinas; Escola Star Dancer`s; Sport Clube Vianense, Maya Street Dance; EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação e a Academia de Dança En Avant.
O festival conta com workshops diversos, entre danças latinas, jazz, danças contemporâneas e urbanas. O evento integra ainda o espetáculo “Dança pela noite dentro” e a “Viana Battle”.
Assim, nos dias 1 e 2 de dezembro, acontecem os diversos workshops, de participação gratuita: no dia 1 de dezembro, pelas 15h00, Danças Latinas e pelas 17h00, Danças Jazz.
No dia 2 de dezembro, pelas 10h00, acontece o de Danças Contemporâneas e pelas 12h00 o de Danças Urbanas. Ainda no mesmo dia, a partir das 21h30, o Centro Cultural acolhe “Dança pela noite dentro”, com a participação de cerca de 500 bailarinos de 14 escolas e instituições vianenses. O bilhete tem um custo de 7,5 euros, sendo que 2,5 euros revertem a favor de uma instituição de solidariedade.
Já no “Viana Battle”, agendado para as 14h00 de domingo, 3 de dezembro, vão marcar presença cerca de 70 bailarinos, sendo que o custo do bilhete é de 5 euros.
Este é mais um evento que acontece no âmbito da programação de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto.

Reveja aqui a reportagem da Viana TV sobre o Festival de Dança:
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.