É já a partir de amanhã, 1 de dezembro, que o Centro Cultural é palco do sétimo Festival de Dança de Viana do Castelo. Promovido pelo Município, o evento pretende "divulgar a dança" e prolonga-se até domingo.
No total, vão marcar presença no Festival de Dança 14 escolas e associações do concelho vianense: Associação de Dança Desportiva de Viana do Castelo; Flash Li Dance; Dança &Cia – Espaço de Arte em Movimento; AEM – Arte em Movimento; Academia JáDança; Academia de Dança Studio; Open Dance School; Urban Creations; Paula & João Afrolatinas; Escola Star Dancer`s; Sport Clube Vianense, Maya Street Dance; EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação e a Academia de Dança En Avant.
O festival conta com workshops diversos, entre danças latinas, jazz, danças contemporâneas e urbanas. O evento integra ainda o espetáculo “Dança pela noite dentro” e a “Viana Battle”.
Assim, nos dias 1 e 2 de dezembro, acontecem os diversos workshops, de participação gratuita: no dia 1 de dezembro, pelas 15h00, Danças Latinas e pelas 17h00, Danças Jazz.
No dia 2 de dezembro, pelas 10h00, acontece o de Danças Contemporâneas e pelas 12h00 o de Danças Urbanas. Ainda no mesmo dia, a partir das 21h30, o Centro Cultural acolhe “Dança pela noite dentro”, com a participação de cerca de 500 bailarinos de 14 escolas e instituições vianenses. O bilhete tem um custo de 7,5 euros, sendo que 2,5 euros revertem a favor de uma instituição de solidariedade.
Já no “Viana Battle”, agendado para as 14h00 de domingo, 3 de dezembro, vão marcar presença cerca de 70 bailarinos, sendo que o custo do bilhete é de 5 euros.
Este é mais um evento que acontece no âmbito da programação de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto.
Reveja aqui a reportagem da Viana TV sobre o Festival de Dança:
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai financiar em mais de 40 milhões de euros intervenções de recuperação, reabilitação ou modernização de oito escolas do Norte, foi anunciado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
Uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental esta terça-feira, dia 24 de dezembro, num voo de treino que servirá para desejar um feliz Natal à população. A rota divulgada, prevê que os caças sobrevoem os céus de Viana do Castelo às 12h25.
O ministro da Agricultura e Pescas revelou que espera lançar em 2027 a empreitada de reconfiguração do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, estimando-se um custo superior a 20 milhões de euros para a obra.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 14ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-2) do Desportivo de Monção no terreno do Cardielelnse.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.