O Festival C.A. Vilar de Mouros regressa nos dias 21, 22, 23 e 24 de Agosto, com a surpresa do dia 21 totalmente dedicado à música Portuguesa e de entrada gratuita. The Cult, The Waterboys, Xutos & Pontapés, Ornatos Violeta são alguns dos nomes que sobem ao palco do Festival mais antigos da Península Ibérica.
O cartaz da edição de 2024 é composto por grandes nomes da música nacional e internacional, onde também Amália Hoje, Delfins, Moonspell, GNR, Vapors of Morphine, Capitão Fausto, David Fonseca, Ramp, Fogo Frio e Sulfur Giant se juntam a The Darkness, The Libertines, Die Antwoord, Soulfly, Crystal Fighters e The Legendary Tigerman
O primeiro dia do Festival, de entrada gratuita, é dedicado ao melhor da música nacional. A abertura será feita pela banda local Fogo Frio, que antecedem o lendário The Legendary Tigerman, que acompanhado pela sua banda promete um concerto do melhor do Rock n’ Roll contemporâneo. Seguem-se os eternos GNR, ou não fosse Rui Reininho uma das vozes mais emblemáticas do Rock português, a quem sucede o projecto Amália Hoje, composto por Nuno Gonçalves e Sónia Tavares (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell) e Paulo Praça. A noite encerra com os Delfins, detentores de alguns dos maiores clássicos do cancioneiro nacional.
O segundo dia inicia ao som do trash metal dos Ramp, seguidos dos veteranos do metal gótico Moonspell. Depois dos riffs pesados do metal aliados às letras sobre espiritualidade, política, escravidão ou guerra dos Soufly actuam os Xutos & Pontapés, num concerto que se espera emotivo e cantado em uníssono. Os The Cult, pioneiros do pós-punk, hard rock e experimentalismo, fecham a segunda noite do Festival com a sua destreza musical, atitude descomprometida e presença cativante do vocalista Ian Astbury.
Ao terceiro dia a abertura do palco fica a cargo dos Sulfur Giant, banda de Caminha dedicada ao heavy blues psicadélico. De seguida, os Capitão Fausto, uma banda que se tornou indissociável do panorama nacional, regressam ao palco principal de Vilar de Mouros, abrindo caminho para a música rápida, hipnótica e apaixonada dos ecléticos Crystal Fighters. Antes do duo de hip hop alternativo e rave Die Antwoordencerrarem a noite, os Ornatos Violeta, banda de culto de várias gerações, regressam ao Palco Crédito Agrícola para mais um concerto certamente inesquecível.
O último dia abre com Vapors of Morphine, formados pelo co-fundador e saxofonista de Morphine, Dana Colley, e que mantêm vivo o legado da banda, a quem se segue o incontornável David Fonseca. The Waterboys actuam também na noite da despedida, onde se antevê um público a cantar “The Whole of the Moon” a uma só voz. O Festival encerra com a excelência do rock britânico de The Darkness, que subirão ao palco logo a seguir aos The Libertines de Pete Doherty e Carl Barât, deixando certamente vontade de regressar ao Festival C.A. Vilar de Mouros em 2025.
Os horários já estão disponíveis e os bilhetes encontram-se à venda na See Tickets.
Ao longo dos anos, Portugal manteve uma legislação amplamente consensual, em matéria de imigração. Por isso, o tema raramente foi alvo de debate. No entanto, coincidência ou não, a partir de 2015, com o início de um novo ciclo governativo, esta discussão começou a ganhar destaque e a inflamar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar o I MEETUP de 2025 no âmbito da Rede Municipal de Turismo, pretendendo promover o debate em torno do tema "Rotas Estratégicas: Mar e Turismo", proporcionando uma conversa envolvente e descontraída sobre a valorização económica do território costeiro.
Polícias do efetivo do Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, procederam a uma ação de fiscalização que resultou na apreensão de duas espingardas, três pistola e 81 munições de diferentes calibres.
A hora vai mudar em Portugal na madrugada deste domingo, dia 29 de março. Assim, os ponteiros do relógio devem ser adiantados 60 minutos, para que adotem o horário de Verão.
A Fundación MAPFRE, em parceria com a Proteção Civil de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo, traz a Portugal pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de março, uma iniciativa que pretende capacitar não só os mais jovens, mas todas as famílias para atuar de forma segura e adequada em caso de incêndio (principalmente num local fechado, como por exemplo em casa).
No próximo dia 30 de março, Ponte da Barca será novamente o palco de uma das mais doces tradições do país: o Maior Bolo de Mel de Portugal. A partir das 14h30, todos os amantes da doçaria tradicional estão convidados a participar nesta festa gastronómica, que terá lugar no Choupal, uma zona pitoresca junto à belíssima zona ribeirinha da vila, oferecendo o cenário perfeito para esta celebração.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e parceiros integram a quarta edição da iniciativa nacional “Agenda Nacional À Descoberta do Turismo Industrial”, que decorre de 5 a 19 de abril e oferece uma oportunidade única de conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal.