Logo
Regional

Festa REFOOD em Vila Nova de Cerveira marcada para domingo

17 Novembro, 2023 | 10:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Contra o desperdício alimentar na fronteira, o novo núcleo da REFOOD de Vila Nova de Cerveira, serve cerca de 580 refeições por semana a famílias carenciadas. Desta forma, este domingo, dia 18 de Novembro, o 65º núcleo desta organização independente orientada por cidadãos e 100% voluntária vai organizar um momento de convívio sob o mote do desperdício alimentar.

Cerca de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza e 400 mil têm carências alimentares. Ao mesmo tempo, estima-se que 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos — mais de 180 quilos por cada português, com um impacto económico negativo que se estima nos 3,3 mil milhões de euros anuais.

Assim surge a REFOOD em 2011. Realizado 100% por voluntários que disponibilizam duas horas do seu tempo para ajudar, o movimento tem a missão de resgatar comida em bom estado e combater a fome. Atualmente existem 65 núcleos em todo o país.

A história do núcleo de Cerveira começou na Festa da História, quando se questionaram para onde iria a comida remanescente do centro da vila. Assim, 5 cidadãos de Cerveira colocaram “mãos à obra” para entender o panorama do desperdício alimentar e a pobreza existente.

A inauguração remonta a maio de 2023, e já ajudaram mais de 100 pessoas sendo que 40% são crianças. Até à data, prestam apoio a 56 pessoas semanalmente.

Para o núcleo de Vila Nova de Cerveira a conjuntura e a realidade vivida: “É uma verdade escondida, que nos assusta todos os dias, a quantidade de comida desperdiçada versus as pessoas que precisam dessa comida para sobreviver! Uma verdade com que lidamos todos os dias e acreditamos que estes números são baixos versus a realidade social do município.”

“Contudo, a nossa visão é não só ajudar o máximo de pessoas possível através do combate ao desperdício diário com +250kg de comida resgatada por semana, como também ativar a comunidade através de parcerias estratégicas e medição de impacto.” reforçam.

Após 6 meses, “queremos inaugurar o espaço junto da nossa equipa, parceiros e comunidade, para que consigamos crescer e ajudar cada vez mais pessoas.”

Desta vontade surge o evento que será dividido em duas partes: a apresentação do núcleo com representantes da direção nacional da REFOOD 4Good e o segundo momento será uma festa comunitária com música, boa comida e animação.

Assim e de forma a crescer, o núcleo apela ao apoio da comunidade de maneira a colmatar as necessidades, pedindo:

• Voluntários para abrir mais dias de turnos;
• Voluntários para trabalho logístico e organizacional
• Perecíveis como luvas, toucas, detergentes
• Donativos em género/monetário para criar melhores condições no espaço e aquisição de uma carrinha elétrica, de forma a suportarmos as recolhas diárias.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.