Promover a leitura alargada a todas as faixas etárias, através de uma experiência interativa e enriquecedora com autores e escritores. Esta é a essência da edição 2025 da Festa do Livro e da Leitura de Cerveira, com atividades durante todo o mês de abril, numa celebração única da literatura, com foco no contacto direto do público com quem escreve ou interpreta a escrita pela narração, pelo teatro ou pela música.
Nomes como Rodrigo Guedes de Carvalho, Aurea, Cristina Taquelim, Carlos Prazeres, Raquel Ramos, Mariana Machado e Isabel Fernandes Pinto integram a vasta programação.
São 25 atividades pensadas para estimular a troca de ideias, com a comunidade escolar – das creches ao secundário – e com o público em geral, dando a oportunidade de conhecer melhor os processos criativos dos autores/escritores, discutir as suas obras e até mesmo partilhar experiências e opiniões sobre o mundo da literatura. Além disso, os autores/escritores podem abordar temas relevantes da atualidade, como o impacto da literatura na sociedade, as novas formas de escrita e o papel da leitura na formação de uma cidadania crítica e consciente.
A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira transforma-se num ponto de encontro para todas as idades, com atividades educativas, culturais e divertidas, num sempre agradável ambiente familiar, como teatro de marionetas, teatro de fantoches, espetáculo de sonoridades, Horas do Conto especiais, a habitual ação ‘Dormir com os Livros’, oficinas de livros e três apresentações de obras com a presença dos escritores Carlos Prazeres, Rodrigo Guedes de Carvalho e Raquel Ramos.
As creches e os centros escolares do concelho, bem como a EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira também acolhem atividades específicas para todos os níveis de ensino e que visam despertar o gosto pela leitura de forma lúdica e participativa. Há espetáculos para bebés, palestras, encontros com escritores, teatro de fantoches, sessões de conto ao desafio e reflexões sobre temáticas da atualidade como a solidão ou a promoção do desenvolvimento sustentável (Planeta Slow com Aurea).
Para os dias 25, 26 e 27 de abril está agendada uma Feira do Livro, com bancas de vendedores locais instaladas em pleno Terreiro. A abertura acontece no feriado do 25 de Abril, às 10h30, sendo que o horário de funcionamento para os três dias é das 09h30 às 18h00. Neste mesmo período, a Biblioteca Municipal também vai estar de portas abertas ao público, sendo possível visitar e usufruir dos serviços disponíveis.
De caráter gratuito, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, convida toda a população a participar e a celebrar a leitura, explorando novos horizontes e enriquecendo conhecimentos.
Consultar o programa completo em https://bit.ly/FestadaLeitura2025
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.