Promover a leitura alargada a todas as faixas etárias, através de uma experiência interativa e enriquecedora com autores e escritores. Esta é a essência da edição 2025 da Festa do Livro e da Leitura de Cerveira, com atividades durante todo o mês de abril, numa celebração única da literatura, com foco no contacto direto do público com quem escreve ou interpreta a escrita pela narração, pelo teatro ou pela música.
Nomes como Rodrigo Guedes de Carvalho, Aurea, Cristina Taquelim, Carlos Prazeres, Raquel Ramos, Mariana Machado e Isabel Fernandes Pinto integram a vasta programação.
São 25 atividades pensadas para estimular a troca de ideias, com a comunidade escolar – das creches ao secundário – e com o público em geral, dando a oportunidade de conhecer melhor os processos criativos dos autores/escritores, discutir as suas obras e até mesmo partilhar experiências e opiniões sobre o mundo da literatura. Além disso, os autores/escritores podem abordar temas relevantes da atualidade, como o impacto da literatura na sociedade, as novas formas de escrita e o papel da leitura na formação de uma cidadania crítica e consciente.
A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira transforma-se num ponto de encontro para todas as idades, com atividades educativas, culturais e divertidas, num sempre agradável ambiente familiar, como teatro de marionetas, teatro de fantoches, espetáculo de sonoridades, Horas do Conto especiais, a habitual ação ‘Dormir com os Livros’, oficinas de livros e três apresentações de obras com a presença dos escritores Carlos Prazeres, Rodrigo Guedes de Carvalho e Raquel Ramos.
As creches e os centros escolares do concelho, bem como a EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira também acolhem atividades específicas para todos os níveis de ensino e que visam despertar o gosto pela leitura de forma lúdica e participativa. Há espetáculos para bebés, palestras, encontros com escritores, teatro de fantoches, sessões de conto ao desafio e reflexões sobre temáticas da atualidade como a solidão ou a promoção do desenvolvimento sustentável (Planeta Slow com Aurea).
Para os dias 25, 26 e 27 de abril está agendada uma Feira do Livro, com bancas de vendedores locais instaladas em pleno Terreiro. A abertura acontece no feriado do 25 de Abril, às 10h30, sendo que o horário de funcionamento para os três dias é das 09h30 às 18h00. Neste mesmo período, a Biblioteca Municipal também vai estar de portas abertas ao público, sendo possível visitar e usufruir dos serviços disponíveis.
De caráter gratuito, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, convida toda a população a participar e a celebrar a leitura, explorando novos horizontes e enriquecendo conhecimentos.
Consultar o programa completo em https://bit.ly/FestadaLeitura2025
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.