Promover a leitura alargada a todas as faixas etárias, através de uma experiência interativa e enriquecedora com autores e escritores. Esta é a essência da edição 2025 da Festa do Livro e da Leitura de Cerveira, com atividades durante todo o mês de abril, numa celebração única da literatura, com foco no contacto direto do público com quem escreve ou interpreta a escrita pela narração, pelo teatro ou pela música.
Nomes como Rodrigo Guedes de Carvalho, Aurea, Cristina Taquelim, Carlos Prazeres, Raquel Ramos, Mariana Machado e Isabel Fernandes Pinto integram a vasta programação.
São 25 atividades pensadas para estimular a troca de ideias, com a comunidade escolar – das creches ao secundário – e com o público em geral, dando a oportunidade de conhecer melhor os processos criativos dos autores/escritores, discutir as suas obras e até mesmo partilhar experiências e opiniões sobre o mundo da literatura. Além disso, os autores/escritores podem abordar temas relevantes da atualidade, como o impacto da literatura na sociedade, as novas formas de escrita e o papel da leitura na formação de uma cidadania crítica e consciente.
A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira transforma-se num ponto de encontro para todas as idades, com atividades educativas, culturais e divertidas, num sempre agradável ambiente familiar, como teatro de marionetas, teatro de fantoches, espetáculo de sonoridades, Horas do Conto especiais, a habitual ação ‘Dormir com os Livros’, oficinas de livros e três apresentações de obras com a presença dos escritores Carlos Prazeres, Rodrigo Guedes de Carvalho e Raquel Ramos.
As creches e os centros escolares do concelho, bem como a EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira também acolhem atividades específicas para todos os níveis de ensino e que visam despertar o gosto pela leitura de forma lúdica e participativa. Há espetáculos para bebés, palestras, encontros com escritores, teatro de fantoches, sessões de conto ao desafio e reflexões sobre temáticas da atualidade como a solidão ou a promoção do desenvolvimento sustentável (Planeta Slow com Aurea).
Para os dias 25, 26 e 27 de abril está agendada uma Feira do Livro, com bancas de vendedores locais instaladas em pleno Terreiro. A abertura acontece no feriado do 25 de Abril, às 10h30, sendo que o horário de funcionamento para os três dias é das 09h30 às 18h00. Neste mesmo período, a Biblioteca Municipal também vai estar de portas abertas ao público, sendo possível visitar e usufruir dos serviços disponíveis.
De caráter gratuito, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, convida toda a população a participar e a celebrar a leitura, explorando novos horizontes e enriquecendo conhecimentos.
Consultar o programa completo em https://bit.ly/FestadaLeitura2025
Com as férias escolares da Páscoa a aproximarem-se, o Aquamuseu do Rio Minho apresenta uns dias marcados por atividades lúdico-pedagógica. De 14 a 17 de abril, no período da tarde, a sugestão aborda a temática "O Revestimento dos Animais", sendo dirigida a crianças com idades entre os 7 e os 13 anos. Inscrições já estão a decorrer.
No âmbito do contrato para a construção de seis navios patrulha oceânicos (NPO) da 3.ª Série, realizou-se, na segunda-feira, 31 de março, nos estaleiros West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia do corte da primeira peça, que marca o início da construção do primeiro navio.
O Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, vai fechar, após 14 anos de portas abertas no Centro histórico da capital do Alto Minho, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Ricardo Camelo, proprietário do bar localizado na Praça da Erva, confirmou esta informação à Viana TV.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que vão ser reavaliados os projetos de uma loja de desporto e de um posto de combustíveis para ir ao encontro das “inquietações” dos moradores do lugar da Cova.
As três televisões em sinal aberto reuniram-se com representantes dos partidos e coligações com assento parlamentar e avançaram com a proposta de 28 debates, o mesmo modelo adotado nas eleições legislativas de 2024.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na primeira divisão cumpriu-se a 25ª jornada, na segunda a 27ª. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para mais uma vitória (4-2) do Desportivo de Monção em casa frente ao ADECAS.
O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-2) na casa do CA Madalena e caiu para lugar de play-off na luta pela manutenção no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A equipa vianense foi derrotada pelos parciais de 25-23, 23-25, 25-21, 25-20 e 15-9.