Entre os dias 9 e 11 de maio, a Praça Terra da Nóbrega encheu-se de vida com a Festa das Tradições, num evento que celebrou com entusiasmo as raízes culturais da região. Foram três dias de reencontro com os sabores, sons e saberes que definem a identidade local — tudo envolto num ambiente de partilha e alegria.
A abertura da festa deu o tom com a atuação do Grupo Kalhambeke, que pôs o público a dançar com a sua energia contagiante e um repertório variado.
O ponto alto aconteceu no dia seguinte, com a presença inconfundível de José Cid. O artista, que dispensa apresentações, levou o público numa viagem emocional através de temas que marcaram gerações. “Uma Cabana” e “Um Grande, Grande Amor” foram apenas alguns dos momentos do um espetáculo que ficará, sem dúvida, na memória de todos os presentes.
O mesmo dia ficou ainda marcado por uma forte valorização das tradições com os workshops sobre ofícios antigos, onde se pôde aprender e experimentar técnicas que fazem parte do património imaterial da região. Mais tarde, o Desfile do Traje Tradicional trouxe cor e história, com trajes típicos desfilados com orgulho e emoção, num espetáculo que homenageou a identidade cultural local. A tarde continuou em festa com as Rusgas, que animaram o espaço com música popular, dança espontânea e a alegria contagiante.
No domingo, o encerramento ficou a cargo dos Ranchos Folclóricos, que encantaram com atuações cheias de ritmo, autenticidade e espírito comunitário. Os sons das concertinas, os passos das danças e os cantares populares encheram o espaço de um calor especial, numa despedida à altura do espírito da festa. Também o Grupo de Cordofones e o Grupo de Gaitas da Escola de Música, proporcionaram uma experiência única com a sonoridade de instrumentos tradicionais, num dia marcado também pelo ribombar dos Grupos de Bombos e do Feirão de produtos locais.
Durante os três dias, os visitantes puderam ainda explorar exposições de arte e história local, perder-se entre relíquias na feira de velharias e deliciar-se com os sabores únicos das tasquinhas, que serviram pratos tradicionais e iguarias da região.
No próximo dia 30 de maio, entre as 10h00 e as 12h30, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) de Entre Minho e Lima, que está em discussão pública.
Portugal passou à final do 69.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre até sábado em Basileia, na Suíça, contra as previsões das casas de apostas.
Às 10h00 deste sábado, 17 de maio, arrancam as inscrições nas Férias de Verão promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Até lá, os pais e encarregados de educação têm obrigatoriamente de fazer o registo dos seus educandos numa nova plataforma desenvolvida para tornar o processo mais fácil, justo e rápido.
Entre os dias 9 e 11 de maio, a Praça Terra da Nóbrega encheu-se de vida com a Festa das Tradições, num evento que celebrou com entusiasmo as raízes culturais da região. Foram três dias de reencontro com os sabores, sons e saberes que definem a identidade local — tudo envolto num ambiente de partilha e alegria.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação entre o município, a administração da APDL e a marinha para a instalação, no porto comercial da cidade, de uma base ponto de apoio naval.
O rio Neiva, que atravessa os concelhos de Viana do Castelo e Braga, vai ser alvo de uma intervenção de reabilitação e valorização, num investimento superior a 600 mil euros que arranca este mês.
Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.