Logo
Regional

Festa da Solidariedade envolveu IPSS’s do concelho de Arcos de Valdevez

27 Setembro, 2022 | 16:40
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Arcos de Valdevez associou-se à realização da 15ª edição da Festa da Solidariedade no distrito de Viana do Castelo, delineando um programa bastante rico e dinâmico que envolveu todas as IPSS’s do concelho.

A Câmara Municipal realizou um convívio, no Centro de Exposições, reunindo crianças e idosos de várias instituições sociais, proporcionando momentos de alegria e confraternização, através de um conjunto de atividades recreativas, culturais e musicais.

No momento de abertura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, a vereadora da Ação Social Belmira Reis, o Presidente da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Padre Lino da Silva Maia, a Presidente da União Distrital das IPSS vianenses, Filomena Araújo, e todas as IPSS´s do concelho.

O autarca agradeceu a todas as IPSS´s presentes o facto de terem aceitado o convite para participarem neste convívio, contribuindo assim, para que os seus utentes tivessem um dia diferente, com vários momentos de lazer e convívio.

Destacou também a importante relação de cooperação que existe entre a autarquia e as IPSS´s, assim como o papel da rede social do concelho junto da população mais desfavorecida, através das inúmeras respostas sociais dão. “As IPSS’s são, nos dias de hoje, um pilar fundamental na implementação das políticas sociais”, reforçou.

O Presidente da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Lino da Silva Maia e Filomena Araújo, Presidente da União Distrital das IPSS vianenses, organizadores da iniciativa a nível distrital, agradeceram o forte envolvimento e empenho da Autarquia arcuense na organização desta iniciativa, lembrando igualmente a importância do trabalho das IPSS´s nas comunidades. O Presidente da CNIS referiu ainda que a “Festa da Solidariedade é uma oportunidade para se fazer o reconhecimento público das instituições de solidariedade e agradecer o envolvimento da comunidade na solução dos problemas humanos e na proteção social.”

Após este momento, deu-se início ao percurso com a Chama da Solidariedade até Ponte da Barca, procedendo-se à sua entrega aos representantes deste Município.

A 15ª edição da Festa da Solidariedade decorreu em Viana do Castelo.

Os autarcas, as IPSS´s e os utentes receberam a Chama da Solidariedade, cujo trajeto iniciou em Arcos de Valdevez e terminou dia 24 em Viana do Castelo.

A Festa da Solidariedade no distrito de Viana do Castelo pretendeu ser um momento de partilha e alegrias entre as IPSS e a comunidade, dar a conhecer o trabalho que as IPSS deste país desenvolvem e que, muitas vezes, não é do domínio público e muito menos da comunicação social.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.

Regional 17 Abril, 2024

Município de Valença vai apoiar Apicultores

O Município de Valença vai apoiar os apicultores locais através da oferta de meias alças lusitanas e lâminas alveoladas, iniciando assim um processo de modernização da apicultura local.

Cultura 17 Abril, 2024

“Ciclo de Polinização Musical” está de regresso a Paredes de Coura em maio

Lula Pena, Daniel Pereira Cristo e a dupla galega Xisco Feijoó e María Vidal são alguns dos nomes do cartaz do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, agendado para maio, revelou hoje a autarquia.