O canoísta Fernando Pimenta manifestou-se “sensibilizado” pela homenagem recebida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, na qual assumiu ser candidato ao ouro olímpico em K1 1.000 metros em Paris2024.
“Já o demonstrei várias vezes. Tenho sido o atleta com mais regularidade no pódio. Desde que faço canoagem não me recordo de quem tenha medalhas em europeus e mundiais tantos anos consecutivos. Nos Jogos Olímpicos é preciso sentir-me bem e inspirado. Às vezes, é preciso esse 0,5% de inspiração, como aconteceu nos Mundiais de Duisburgo. É aquele meio metro de diferença que pode trazer o título”, elucidou.
Fernando Pimenta falava no fim da cerimónia na autarquia, em que celebrou mais uma época de sucesso, destacando-se o título mundial – o terceiro da carreira – no seu predileto K1 1.000 metros, no qual foi bronze em Tóquio2020.
O seu vasto currículo, com mais de uma centena de pódios internacionais, e as expectativas dos portugueses não lhe colocam “pressão” para o ouro sonhado para Paris2024, algo apenas ao alcance do seu treinador, Hélio Lucas.
Pimenta recordou que pressão só “nos treinos diários”, fundamentais para a consistência de “resultados e medalhas” que tem conseguido, ininterruptamente, desde 2009.
Agradeceu a homenagem da autarquia limiana, considerando ser “uma cerimónia simples que condiz” com ele próprio e com o treinador, “num momento mais intimista e próximo, com bastante significado”, e reconhecendo que quando se exalta reclamando por justiça de tratamento por parte do Presidente da República, na celebração dos feitos desportivos dos portugueses, o faz também a pensar nos seus companheiros e no seu treinador.
Tem ideia de que voltará a ser homenageado por Marcelo Rebelo de Sousa, mas sem saber mais dados: “Acho que sim, há alguma coisa pensada, mas não sei se planeada ou não. Não posso ser eu a dizer se vai haver ou não”.
Hélio Lucas, o seu treinador de sempre, agradeceu o “reconhecimento das gentes de Ponte de Lima pelos resultados e carreira” da dupla, recordando que o município “esteve sempre” com ambos, “apoiando até na altura em que as pessoas nem acreditavam muito”.
“Ser reconhecido em casa é diferente. Somos os dois daqui, temos muito orgulho no percurso do clube e as pessoas acarinham-nos muito e isso é muito importante nestes momentos”, completou.
Fernando Pimenta acumula já 136 pódios em provas internacionais, nas mais diversas distâncias, entre os 500 e 1.000 metros, em regatas em linha, e nas maratonas, com provas até aos 30 quilómetros.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.