Logo
Regional

Feiras Novas estão de regresso a Ponte de Lima de 6 a 11 de setembro

2 Setembro, 2023 | 17:20
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Vila de Ponte de Lima e as freguesias do concelho preparam com azáfama tradicional mais uma edição das Feiras Novas, onde o segundo fim-de-semana de setembro é sinónimo da festa mais importante do concelho, que entre 6 a 11 de setembro encerra o ciclo das grandes romarias minhotas.

A Romaria de Noite e de Dia, abre solenemente na quarta-feira, dia 6 de setembro, às 21h15 horas com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguindo-se a arruada de concertinas e a abertura oficial da iluminação às 22h30.

Por sua vez a noite de quinta-feira, 7 de setembro, inaugura com um concerto da Banda de Música de Estorãos e a Banda de Rio Mau (Penafiel), em pleno Largo de Camões, às 21h00. A animação continua posteriormente, na Expolima, com o “Ponte de Lima Music Fest”, que decorre das 22h00 às 04h00.

A sexta, 8 de setembro, abre com a Salva de Morteiros às 08h00, prolongando-se durante o dia com os Cantares ao Desafio Os Amigos do Cachadinha das 21h00 às 00h00, na Expolima e os Fados de Coimbra de D’Anto Grupo de Fados às 21h30 no Jardim do Paço do Marquês. Simultaneamente no Largo de Camões haverá os concertos de Tunas Académicas. Posteriormente, das 00h00 às 06h00, a Expolima acolherá o “Ponte de Lima Music Fest”.

A manhã de sábado, 9 de setembro, volta a abrir com uma Salva de Morteiros às 08h00, seguido do “Grupo de Zés Pereiras, “Gaiteiros”, “Gigantones e Cabeçudos” no Largo de Camões às 08h30. Ainda no mesmo local, às 09h00 atuarão a Banda de Música de Ponte de Lima e a Banda de Música dos Mineiros do Pejão – de Castelo de Paiva. O tradicional Concurso Pecuário, animado pelo Grupo de Música Popular da Feitosa, tem início às 09h00 na Expolima. Às 12h00 os participantes do concurso saem deste recinto em desfile. No Largo de Camões, às 12h15 haverá a celebrada Concentração de” Zés Pereiras” e “Gigantones”. 

Pelas 15h30 chega um dos pontos altos da Romaria: o Cortejo Etnográfico. Este é um autêntico museu vivo de atividades agrícolas, usos, costumes e tradições do concelho. Já para os amantes arte equestre decorre em simultâneo uma O Cavalo Garrano nas Feiras Novas, na Expolima, às 15h00. Consagrada às rusgas, a noite de sábado acolhe cantares no Centro Histórico, a partir das 22h00. Para todos os gostos, a noite continua com o “Ponte de Lima Music Fest”, das 22h00 às 06h00. Às 00h30 decorre o espetáculo de pirotecnia, a “Noite do Fogo” pode ser apreciada pelo Centro Histórico.

O domingo, dia 10, amanhece novamente com a salva de Morteiros às 08h00 e os “Zés Pereiras”, “Gaiteiros”, “Gigantones e Cabeçudos” no Largo de Camões às 08h30. Às 09h00 a Banda Marcial de Fermentelos de Águeda e a Banda Musical da Casa do Povo de Tangil de Monção irão atuar no Largo de Camões, onde posteriormente, às 12h15 haverá a concentração de “Zés Pereiras” e “Gigantones”.

As figuras e os episódios da história de Ponte de Lima ganham vida às 15h30 com o Cortejo Histórico. Após este desfile, decorre pelas 18h00, na Expolima, uma Tourada. No mesmo local pelas 21h00, apresenta-se o Festival Limiano de Folclore, que tem como palco simultâneo a Rua Cardeal Saraiva. A música continua, das 00h00 às 06h00, na Expolima, com o “Music Fest”. Sendo que às 00h30 decorre a sessão de fogo-de-artifício “Fogo do Meio”.

A 11 de setembro acontece a última Feira Franca. A segunda-feira, o dia consagrado às Solenidades Religiosas em honra de Nossa Senhora das Dores, Padroeira das Festas, é anunciada por uma nova Salva de Morteiros à hora usual, e pelas Bandas Musicais de São Martinho da Gandra e da Casa do Povo de Moreira do Lima, cujos concertos começam às 9h00 e se prolongam ao longo do dia.

Missa solene com Sermão em honra de Nossa Senhora das Dores, decorre às 10h30, e a respetiva procissão decorre às 16h30, dando ênfase ao caráter religioso que sustenta a origem desta festa também profana. O Largo de Camões acolhe às 19h00 a despedida das Bandas, e às 22h00 as atuações dos grupos “Verbena” e “Função Públika”, que encerra o ciclo de grandes romarias que geram um grande movimento festivo na região, atraindo centenas de milhar de pessoas, há quase duas centenas de anos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.