Logo
Cultura

Feira Franca assinala 250 anos de história na Romaria d’Agonia

10 Agosto, 2022 | 19:21
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Um alvará assinado em 1772 por D. José I mudaria para sempre a Romaria d’Agonia, ao autorizar uma Feira Franca que ainda hoje se realiza e que assinala este mês 250 anos de uma história por vezes atribulada e que estará em destaque no cortejo da festa de 2022.

Feira Franca assinala 250 anos de história na Romaria d’Agonia

O cortejo Histórico-Etnográfico da Romaria assume-se como uma mostra dos usos e costumes do concelho, mas serve igualmente como uma lição da história da região. Assim, o cortejo de 2022, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, vai dedicar especial atenção, na componente histórica, o “Caminho da Costa”, para celebrar a certificação do Caminho de Santiago Português – Caminho da Costa. Num outro registo, o cortejo vai igualmente assinalar os 250 anos da introdução da Feira Franca às celebrações religiosas em Honra de Nossa Senhora d’Agonia.

“Com o passar dos tempos, a Feira Franca foi-se adaptando e evoluindo, ao ponto de na atualidade, podermos considerar como ‘Feira Franca’ todas as barraquinhas/stands que vemos na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, explica o historiador Hermenegildo Viana que preparou o tema para integrar o típico Cortejo Histórico-Etnográfico da festa, que, como é hábito, ao longo de cerca de três horas junta mais de 3.000 figurantes a percorrer as principais ruas da cidade, previsto para domingo, 21 de agosto.

O ano de 1772 marca assim um grande passo na evolução da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, pois, com a permissão de se juntar às celebrações religiosas, três dias de Feira Franca, esta festa inicia um longo percurso de afirmação da cultura popular vianense.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.